Já ouviu falar no aparelho auditivo interno? Veja por que comprar um

Aparelhos Auditivos

O investimento em um aparelho auditivo é considerado um marco na vida de muitas pessoas. Afinal, essa escolha tem um impacto significativo em vários aspectos da vida, desde a capacidade de audição até a necessidade de mudança do dispositivo. Por isso, é fundamental conhecer as inovações na área e os aparelhos mais recentes — categoria na qual se encaixa o aparelho auditivo interno.

Há alguns anos, os aparelhos auditivos eram relativamente grandes, o que impactava a qualidade de vida e a estética. Hoje, devido à inovação da tecnologia, temos dispositivos muito menores, com menor necessidade de manutenção e maior durabilidade.

Para saber se o aparelho auditivo interno é ideal para você, é essencial conhecer seus benefícios. Por isso, separamos neste post algumas das principais funcionalidades desse dispositivo. Continue lendo para saber mais!

Estética

Sem dúvidas, o grande salto do aparelho auditivo interno é o seu valor estético — seu uso é extremamente discreto e, muitas vezes, é impossível notá-lo em quem o está utilizando.

Essa característica “batiza” o aparelho auditivo interno. Ele tem esse nome porque, em vez de ser encaixado externamente no canal auditivo, é inserido dentro dele. Isso faz com que o uso desse tipo de dispositivo seja menos estigmatizado e pode melhorar consideravelmente a qualidade de vida em longo prazo.

Praticidade

Se você conhece alguém que utiliza um aparelho externo, já deve ter ouvido que é necessário trocá-lo diariamente — geralmente antes de dormir, momento em que sua bateria também é recarregada. Essa é uma das características que diminuem a atratividade dos aparelhos auditivos, pois eles demandam um cuidado constante.

Com os aparelhos internos, essa troca frequente não é necessária nem possível — como eles estão localizados no interior do canal auditivo, sua troca costuma ser realizada apenas por um profissional capacitado em uma consulta específica. Uma vez que esse procedimento não pode ser realizado diariamente, o aparelho é trocado em um intervalo de tempo maior (geralmente semanas ou meses).

Por isso, após a implantação do aparelho auditivo interno, o paciente pode levar uma vida comum, sem preocupações com o dispositivo. Para você ter uma ideia, atividades como o sono ou o banho podem ser realizadas normalmente, sem a necessidade de retirar o equipamento. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados, como fazer a manutenção do aparelho e ter atenção a tampões intra-auriculares.

Durabilidade

A escolha do aparelho auditivo ideal inevitavelmente leva em conta o valor do dispositivo. Embora os aparelhos internos sejam mais custosos, eles tendem a durar mais. Isso ocorre porque eles são menos manuseados e, como têm que resistir por mais tempo no canal auditivo, geralmente são mais duráveis.

Por isso, em longo prazo, a menor necessidade de troca do aparelho pode sobrepor o seu investimento inicial. Para se aprofundar ainda mais no assunto, vale a pena consultar os tempos de garantia dos diferentes dispositivos e consultar seu otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo de confiança.

Conforto

Conforto

O aparelho auditivo externo pode causar um desconforto considerável a muitos pacientes. Isso é especialmente importante quando falamos dos aparelhos retroauriculares, que têm uma porção que dá a volta por trás da orelha. Apesar de serem estáveis, esses dispositivos contam com uma ampla área de contato com a pele, o que pode causar incômodo.

Em um primeiro momento, ter um aparelho inserido no canal auditivo pode soar desconfortável. Entretanto, como o dispositivo se mantém estável, seu corpo se adapta a ele com mais facilidade e, em poucos dias, o incômodo inicial cessa. Por isso, sua taxa de aceitação é maior do que a de aparelhos externos.

Resistência à água

Como os aparelhos internos permanecem constantemente inseridos, uma de suas principais inovações é a resistência à água. Então, você não precisa se preocupar com a retirada do dispositivo durante o banho ou a natação, aumentando a praticidade e o conforto dele.

Por evitar acidentes, a resistência à água pode livrar você de gastos e preocupações no futuro. Afinal, quem utiliza aparelhos auditivos clássicos pode, a qualquer instante, se esquecer de sua sensibilidade à água e entrar no chuveiro ou na piscina — precisando de reparos no dispositivo ou, em casos extremos, até trocá-lo. Com essa tecnologia, você tem uma garantia e uma segurança a mais no seu dia a dia.

Duração da bateria

Como mencionamos, há alguns anos, era comum que os aparelhos auditivos fossem recarregados diariamente. Isso não era necessário apenas porque eles precisavam ser retirados durante a noite — a duração da bateria também era inferior, tornando obrigatória a sua recarga frequente. Atualmente, esse não é mais o caso.

O primeiro fator que influencia a duração é a própria utilização da bateria. Há algum tempo, era comum que os aparelhos auditivos fossem abastecidos com pilhas, que são menos eficazes e maiores. O uso de baterias permitiu que eles fossem recarregáveis e durassem um tempo maior.

Hoje, as baterias têm uma tecnologia ainda mais avançada, similar à que é utilizada em notebooks e celulares. Isso permite ficar meses com o aparelho auditivo sem ser necessário trocá-lo diariamente. Além disso, essa tecnologia também evita que a bateria acabe em momentos inoportunos, prejudicando sua audição.

Personalização

Mesmo se você nunca utilizou um aparelho auditivo, já deve ter se deparado com fones ou tampões intra-auriculares que não se encaixavam perfeitamente bem. Quem utiliza os aparelhos auditivos tradicionais pode ter esse problema todos os dias — afinal, eles são construídos em modelos pré-definidos, não sendo completamente personalizáveis.

No entanto, o aparelho interno geralmente é construído para se encaixar perfeitamente no conduto auditivo de seu portador. Por isso, ele é considerado único e não pode ser trocado de orelha nem usuário, minimizando ao máximo o desconforto ao utilizá-lo.

Conhecer as tendências do mercado faz toda a diferença na hora de comprar um aparelho auditivo. Afinal, ele estará com você pelo resto da vida e terá um impacto direto em sua qualidade de vida e seu conforto. Ter atenção às melhores marcas e fornecedores é uma boa estratégia para não errar na escolha.

Se você está procurando seu aparelho auditivo interno, podemos ajudar. A A&R Aparelhos Auditivos é uma empresa especializada em reabilitação auditiva fundada em 2007. Contamos com modelos da última geração de aparelhos auditivos, sempre atualizados com os melhores produtos do mercado.

Que tal saber mais sobre a A&R? Estamos prontos para conhecer você e ajudar a comprar o aparelho auditivo mais adequado!

Deixe um Comentário