Conheça os malefícios do uso do fone de ouvido em excesso

Aparelhos Auditivos

O uso do fone de ouvido é um comportamento crescente nos dias de hoje. Muitos indivíduos começam o dia ouvindo música pelo celular dentro de ônibus, em estações de metrô ou compartilhando esses acessórios com os amigos.

No entanto, o uso excessivo e sem o cuidado necessário tem causado dificuldades de audição, principalmente naqueles indivíduos que utilizam o fone para escutar música em volume elevado para o ouvido humano.

Pensando nisso, é importante saber quais são os malefícios do uso de fone de ouvido e como isso pode ser evitado, para que o sistema auditivo não sofra lesões e atrapalhe a vida das pessoas.

Quer saber quais são os malefícios do mau uso do fone de ouvido? Então, fique por aqui e conheça-os!

Quais são os principais desconfortos do fone de ouvido

A inserção do fone de ouvido não deve causar desconforto no indivíduo. Aqueles que estão mais desgastados e já perderam a espuma auricular protetora devem ser evitados.

Outros dispositivos pouco recomendados são aqueles menores que se encaixam no canal auricular, pois podem causar irritação local e propiciarem o aparecimento de infecções no local da inserção, dependendo do formato da orelha.

Na tentativa de melhorar essa situação, muitos indivíduos adquirem a versão maior, com glóbulos mais potentes para que a informação sonora chegue limpa e sem ruídos durante sua utilização, porém muitos reclamam do peso do aparelho.

Quais são os malefícios do fone a saúde auditiva?

O fato é que, independentemente do tipo de fone utilizado, além do incômodo relatado pelas pessoas, o volume do som ouvido por meio fone, somado ao tempo diário excessivo utilizando esse aparelho, pode causar danos sérios à saúde auditiva.

Esses danos, que podem ser mais intensos nos indivíduos com sensibilidade auditiva, contribuem também para o desenvolvimento da perda auditiva leve ou de outros tipos de surdez e levar à necessidade do uso de aparelho auditivo para minimizar o problema.

Por isso, é recomendável que o uso do fone de ouvido seja entre o intervalo de 30 a 60 minutos diariamente, pois, acima disso, é possível que a exposição contínua às células auriculares possam causar danos no processamento auditivo.

Também é fundamental que o volume escutado dentro do fone não seja muito alto, para evitar a crescente destruição das células auditivas e ter dificuldades para encontrar um som que seja agradável a todos.

Como evitar os malefícios do uso excessivo do fone?

Já dizia a máxima: “tudo em excesso faz mal!”. Por isso, é recomendável que tanto o uso do fone quanto do volume escutado dentro dele sejam moderados. Para aqueles que não vivem sem esse dispositivo, é possível tentar substituí-lo por outras distrações, como os jogos no celular.

Além disso, é importante fazer consultas periódicas ao otorrinolaringologista quando o indivíduo suspeitar de problemas advindos do uso excessivo do fone de ouvido, tais como a dificuldade para ouvir e interagir com as pessoas no mesmo tom de voz que elas estão usando.

Outro ponto fundamental nessa questão é manter os fones sempre limpos e higienizados, evitar o compartilhamento desse dispositivo com outras pessoas e adquirir aqueles recomendados por especialistas devido ao conforto.

Como utilizar adequadamente o fone de ouvido?

A lesão auditiva pode ocorrer com o uso excessivo do fone de ouvido. Por isso, além dos cuidados em relação ao volume dentro do dispositivo, é imprescindível mantê-los em bom estado de conservação.

Além do mais, com a venda crescente por celulares de última geração, é comum a grande utilização desse acessório. No entanto, conforme dados da Organização Mundial de Saúde, é possível que aproximadamente 10% da população mundial já tenha dano auditivo.

Sendo assim, um das recomendações é guardar o fone de ouvido em local seco, para não absorver umidade e danificar suas estruturas, de preferência em caixas bem-acondicionadas para essa finalidade.

Quando for utilizar o fone do tipo auricular, principalmente para os esportistas que precisam de movimento, é aconselhável não introduzir demais na cavidade auditiva para não lesar suas estruturas.

Para aqueles que preferem um maior isolamento do som, são indicados os fones intra-articulares. Nesse caso, é fundamental verificar se a borracha de silicone ainda está intacta e utilizá-los somente em ambientes mais calmos.

Para os fones supra-auriculares, ou seja, aqueles que ficam em cima da orelha, é interessante observar se as partes não estão perfuradas, o que pode comprometer a escuta do som proveniente do aparelho.

Como manter a saúde auditiva com o uso do fone?

Agora que você já sabe que o uso excessivo do fone de ouvido pode causar problemas auditivos devido à intensidade e exposição frequente do som, além do desconforto causado pela inserção desses acessórios, mostraremos que existe um caminho de cuidados preventivos.

Por isso, para quem gosta de começar o dia escutando notícias, podcasts, músicas etc., é importante escolher o fone de ouvido que mais se encaixa ao perfil de uso, adequando com as atividades cotidianas.

Lembre-se de que o volume proveniente do aparelho deve estar na metade do ponto máximo, o que equivale a aproximadamente 60 decibéis. Em situações esporádicas, é possível ouvir em um volume mais elevado, porém o tempo não pode ultrapassar 7 minutos.

Se o indivíduo já tiver dificuldades para baixar o volume do som proveniente do fone de ouvido, é importante procurar ajuda médica e tentar diminuir gradativamente até chegar a um volume mínimo.

Caso o indivíduo precise ficar atento à informação advinda do fone de ouvido, como no caso de estudos para concursos, recomenda-se que não utilize esses acessórios em locais barulhentos, pois fatalmente será necessário aumentar o volume.

Outro ponto fundamental é não dormir com os fones de ouvido, por causa do tempo de exposição ao som e porque esse hábito pode danificar o aparelho e diminuir a funcionalidade dele em longo prazo.

O uso do fone de ouvido pode causar malefícios em situações abusivas, tais como:  manter tempo superior ao recomendado, aumentar o volume em ambientes muito barulhentos, utilizar durante o sono etc. E nesses casos, a lesão auditiva pode se desenvolver. Todavia, se for utilizado com os devidos cuidados tanto pela boa audição quanto pela durabilidade do aparelho, é possível desfrutar de bons sons para relaxar nos momentos de tensão.

Agora que já entendeu tudo sobre uso correto dos fones de ouvido, não deixe de nos seguir no Facebook e Youtube e ficar por dentro de assuntos sobre este tema!

Deixe um Comentário