Antes e depois do aparelho auditivo: veja como seu dia a dia vai mudar!

Antes e depois do aparelho auditivo veja como seu dia a dia vai mudar!

Antes e depois do aparelho auditivo: veja como seu dia a dia vai mudar!

Independentemente do grau e tipo de problema com a audição, sabemos que o impacto na vida da pessoa que sofre com isso é grande. Dito isso, o antes e depois do aparelho auditivo apresenta uma diferença bastante perceptível, capaz de melhorar o bem-estar e facilitar o dia a dia de quem o usa e faz acompanhando profissional.

Veja bem, praticamente todas as atividades cotidianas exigem esse sentido para facilitá-las e torná-las mais fluidas, afinal, ele faz parte da comunicação, que geralmente está muito presente em nossas convivências. Buscar pelo uso de um aparelho auditivo é uma excelente opção para acabar com essas dificuldades e se sentir muito melhor.

Ficou curioso para saber quais são as mudanças que o uso de aparelho auditivo pode proporcionar para você? Então, continue acompanhando a leitura para conferir!

Traz facilidade no trabalho

A maioria dos trabalhos envolve a necessidade de comunicação com outras pessoas, seja outros funcionários ou clientes, sem falar nas conversas que ocorrem à sua volta que podem ser importantes de escutar. Essas situações acabam tornando a vida profissional um pouco mais dificultada na hora de transmitir informações, atender, receber ordens e interagir de forma geral.

Toda essa circunstância durante as 8 horas de trabalho por dia e ao longo da semana torna as tarefas muito cansativas e faz com que você precise de um esforço em dobro nas interações. Se você se identifica com essas situações, saiba que o uso de aparelhos auditivos é uma excelente opção para mudar isso e tornar a vida profissional mais simples.

Ficar antenado nos acontecimentos

Quando temos problemas auditivos é comum perder frases em conversas ou mesmo assistindo à televisão. Dessa forma é comum não conseguir acompanhar acontecimentos, ter aquela sensação de que você não entendeu a piada por que não escutou, não entender partes de reportagens e mesmo de coisas que acontecem ao seu redor.

Então, imagine poder escutar tudo isso sem dificuldades? Isso não precisa ser uma situação frequente na sua rotina e você pode, sim, ficar antenado aos acontecimentos do dia a dia e que ocorrem a sua volta.

Consegue responder às pessoas

Nós sabemos que, para quem escuta pouco, o convívio social pode ser um grande incômodo, pois isso tem um amplo impacto nas conversas, especialmente em festas e lugares com maior quantidade de pessoas interagindo.

Devido a isso, muitos tendem se afastar um pouco e fugir de festas, churrascos, cinema, teatro e locais onde pode ser ainda mais difícil de participar de rodas de conversa. É comum ficar perdido no assunto, sem compreender o que estão falando e não se sentir confortável para pedir que as pessoas repitam várias vezes o que disseram para que você possa entender.

Afinal, além de ser chato ficar pedindo para que falem novamente o tempo todo, isso atrapalha o fluxo das conversas e também gera impaciência nos familiares e pessoas que convivem com quem tem esse problema. Com o uso do aparelho, adaptação e ajustes, tudo isso se torna muito mais fluido e confortável.

Tem mais independência para tarefas simples

É comum que pessoas com perda auditiva reclamem de precisar da assistência de familiares e amigos o tempo todo para que possam fazer tarefas simples, como ir às compras e sair de casa no dia a dia, tanto para idosos quanto para os mais jovens.

Já no caso de quem consegue escutar, mas em menor frequência, é preciso de auxílio para participar de conversas, atender ao telefone, entre outras situações. Quando é possível utilizar aparelhos auditivos para melhorar a qualidade da audição, isso faz com que você tenha mais autonomia nesses momentos, sem ter que depender de familiares.

Diminui o estresse

Não dá para negar: no começo pode ser um pouco estranho conseguir ouvir tantos sons que antes você não percebia ou escutava com uma frequência muito menor. Porém, tudo isso é resolvido com um processo de adaptação e acompanhamento com fonoaudiólogo, até que se sinta mais confortável em todas as situações e se acostume a elas.

Após esse processo, sem dúvidas você terá muito menos estresse em sua vida por não precisar evitar situações, ter autonomia no dia a dia, conseguir participar das conversas, levar uma convivência social melhor, não ter que ficar pedindo para as pessoas repetirem constantemente o que eu falam, entre outras mudanças já citadas.

Todas essas questões, quando não estão resolvidas, acabam trazendo muito desconforto. Elas se somam e geram bastante estresse na vida da pessoa por sempre ter que pensar muito no que fazer. Ao mudar isso, você sentirá que as situações fluem mais e que não precisa se preocupar com tantas coisas como antes. 

Ouve a campainha ou telefone

Ouve a campainha ou telefone

Não conseguir ouvir a campainha tocar quando se está sozinho em casa pode ser um problema, visto que você pode não escutar visitas, entregas, entre outras pessoas que chamam à sua porta.

Já no caso do telefone não é só em casa que a dificuldade está presente. Muitas vezes não é possível escutar o próprio celular tocar no bolso ou na bolsa, visto que nem sempre percebemos a vibração do dispositivo dependendo de onde o aparelho estiver.

O aparelho auditivo permite que você escute esses sons de pessoas chamando, de campainhas e toques do telefone para que não perca nada. Além disso, com o alto desenvolvimento desses dispositivos, alguns permitem, até mesmo, que você atenda ao celular no próprio equipamento, o que auxilia bastante no uso.

Melhora a saúde mental

Melhora a saúde mental

Só quem sofre de perda auditiva grave sabe como essa situação influencia a saúde mental. É comum se isolar, se sentir sozinho, estar estressado com frequência, não sentir compreendido, entre outras questões que são constantemente o motivo de tristeza e chateação.

É por isso que escutar melhor é uma mudança capaz de melhorar a sua saúde mental como um todo, reduzindo riscos de depressão, ansiedade e fazendo com que você se sinta mais seguro, não se isole e tenha mais bem-estar.

A comunicação está em todo lugar, sendo a verbal a mais comum em nossos convívios. Não conseguir participar dela é um grande incômodo experienciado por quem apresenta esse problema. Só ao testar esse dispositivo você saberá como o antes e depois do aparelho auditivo pode mudar sua vida por completo para melhor.

Gostou de saber mais sobre como ao usar esse equipamento você pode levar uma vida muito melhor? Venha conferir também nosso conteúdo sobre o funcionamento do aparelho auditivo e os cuidados que ele necessita!

Compartilhar este Artigo