Aparelho auditivo: conheça seus acessórios para melhorar o seu desempenho

Aparelho auditivo: conheça seus acessórios para melhorar o seu desempenho

A tecnologia, quando aliada à medicina, proporciona inúmeros benefícios para a assistência à saúde da população. Quando nos referimos à perda auditiva, rapidamente nos vêm à mente os equipamentos utilizados para uma melhor qualidade de vida e os acessórios para aparelho auditivo.

Esse é um exemplo claro de como os avanços tecnológicos não se limitam a suprir as necessidades básicas do tratamento, buscando fazer isso de maneira prática e eficiente, a fim de oferecer maior conforto para o usuário.

Que tal saber mais sobre tais acessórios? Continue a leitura e veja como esses equipamentos são fundamentais para melhorar a experiência dos pacientes!

Quais as vantagens dos acessórios para aparelho auditivo?

Você sabe qual a importância de utilizar os acessórios? Desde já, é preciso ficar clara a capacidade que eles têm de aumentar a eficiência de um produto que já apresenta grande importância na garantia da qualidade de vida.

Portanto, potencializam os efeitos positivos dos aparelhos auditivos para seus usuários, os quais já recebem um kit para aumentar a vida útil do equipamento. Ressaltamos, ainda, o sucesso que esses aparelhos obtêm em melhorar a experiência dos pacientes mesmo a longas distâncias. Logo você entenderá como isso é possível!

De que forma eles potencializam o desempenho?

Os efeitos do uso dos aparelhos são potencializados, certo? Falamos sobre isso anteriormente, mas agora você vai entender como isso é possível.

Os acessórios para aparelhos auditivos aumentam a praticidade no gerenciamento das funções do equipamento, além de possibilitar maior conforto para seu usuário nas mais diversas situações cotidianas.

Assistir à TV ou atender ao celular podem figurar como impasses para alguém com perda auditiva. Diante dessas e outras ocasiões, é fundamental o uso de acessórios para uma boa experiência.

Além de melhorar a vivência das situações, eles devem possibilitar cuidados adequados com a estrutura física do aparelho, aumentando também a sua vida útil.

Quais são os acessórios mais usados e quais são as suas características principais?

Agora que você já sabe a importância dos acessórios para a experiência dos pacientes, chegou a hora de conhecer quais são, de fato, os equipamentos. Confira!

Desumidificador

O primeiro deles é o desumidificador, cuja função consiste em retirar a umidade acumulada no aparelho auditivo ao longo do dia.

Para que isso seja possível, o aparelho é guardado no equipamento em questão, que conta com uma sílica responsável por cumprir com o objetivo de desumidificar. Vale ressaltar que tal sílica tem validade e deve ser trocada periodicamente.

Além disso, atualmente existem equipamentos eletrônicos que, além de desumidificarem o aparelho, também realizam a limpeza do mesmo.

Carregadores de bateria

Seguindo a linha de cuidados que devem ser tidos com o aparelho durante a noite, comentaremos sobre os carregadores, os quais recarregam as baterias durante esse turno.

Vale ressaltar que isso não anula a necessidade de trocar as baterias após determinado tempo. Porém, reforçamos que o prazo para troca é maior do que quando não há uso do carregador, ressaltando, ainda, o compromisso com o meio ambiente e com o menor descarte de material.

Baterias Siemens

Mas, afinal, qual a melhor opção de baterias para o aparelho? Para essa escolha, é preciso considerar o modelo do equipamento, porém, a bateria Siemens apresenta um excelente desempenho.

Isso é justificado pela sua longa durabilidade e alta voltagem, que se mantém estável e atinge um bom nível de amplificação sonora. Além disso, promove uma captação com poucos ruídos e sem distorções, sendo, portanto, uma opção ideal.

Controle easyTek

Já o controle easyTek figura como um colar de design elegante capaz de realizar diversas funções, como:

  • controlar volume;

  • administrar programação;

  • atender ao telefone;

  • transmitir para o aparelho sons de outros dispositivos.

Tudo isso é feito sem a necessidade de tocar no aparelho auditivo, conectando-se a TVs, celulares e outros equipamentos de áudio.

Controle easyPocket

O easyPocket completa a linha de acessórios que auxiliam no controle do seu aparelho, possibilitando acesso a todas as opções e funcionalidades do equipamento.

StreamLine TV

Como falamos de TV anteriormente, não podemos deixar de mencionar o recurso StreamLine TV, cuja função é transmitir o sinal de áudio para o aparelho auditivo. Assim, o volume da TV fica adequado para cada ouvinte, mantendo o conforto do paciente sem alterar o volume ambiente para familiares e amigos.

StreamLine Mic

Embora tenha o nome semelhante ao do anterior, esse equipamento apresenta mais funções. Uma delas é transmitir som estéreo de qualidade para qualquer dispositivo com Bluetooth, sejam computadores, sejam celulares.

É, ainda, muito eficiente devido à funcionalidade de microfone remoto. Um local interessante para usá-lo é em salas de aula, pois trabalha como um sistema FM, auxiliando as crianças no aprendizado.

TouchControl App

Entrando agora no âmbito de softwares, comentaremos acerca de dois aplicativos utilizados para melhorar a experiência de quem utiliza o aparelho auditivo. O primeiro deles é o TouchControl App, que funciona em todos os aparelhos e está disponível gratuitamente para iOS e Android.

Seu objetivo é gerenciar as funcionalidades do aparelho. Isso quer dizer que ele tem acesso às funções do equipamento, como volume, programação e microfone, podendo alterá-las e configurá-las sem a necessidade de manusear a prótese. O fácil acesso também permite que seja monitorada a carga das pilhas ou baterias.

Tudo isso é feito com um alcance de 1m e por meio de uma transmissão confiável de dados, com frequência de sinal ultra-high. Além disso, não requer nenhum hardware extra, apenas o smartphone.

Signia MyHearing

O segundo aplicativo que comentaremos é o Signia MyHearing, que tem um importante recurso de Telecare. Por meio dele, o paciente consegue estabelecer uma comunicação direta com o fonoaudiólogo, seja por vídeo, voz ou mensagem.

Dessa forma, é possível que sejam repassadas orientações sem a necessidade de deslocamento até a clínica, reforçando a praticidade e interatividade. Caso seja necessário, o profissional pode realizar ajustes remotos no aparelho mesmo com o paciente distante.

Por fim, o aplicativo armazena anotações e avaliações cotidianas acerca do desempenho diante de atividades. Se o paciente indicar insatisfação com alguma delas, ele é contatado imediatamente para esclarecer o que aconteceu.

Concluímos, portanto, que o uso de acessórios para aparelho auditivo é fundamental para assegurar uma melhor experiência para o usuário. É de suma importância que os fabricantes estejam atentos às necessidades e novas maneiras de potencializar o desempenho dos equipamentos, para que assim seja, de fato, oferecida a melhor assistência aos pacientes.

Interessou-se por algum equipamento mencionado? Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato conosco agora mesmo e saiba mais sobre as soluções apresentadas!

Rosana Munhoz – CRFa 4028 

Fonoaudióloga – Pós – Graduada em  Audiologia

Compartilhar este Artigo