Aparelho auditivo intracanal: O que é esse aparelho?

Aparelhos Auditivos

Na hora de escolher entre os tipos de aparelho auditivo, o ideal é optar por modelos confortáveis, ultramodernos e com recursos tecnológicos que os tornem mais eficientes. Assim, investir em um aparelho auditivo intracanal ajuda a minimizar os impactos da perda auditiva e melhorar a qualidade de vida de quem enfrenta problemas com a audição.

Tendo isso em vista, vamos explicar o que é o aparelho auditivo intracanal, qual a sua utilidade e quando ele é indicado para os pacientes. Veja, então, como escolher o aparelho e as vantagens que esses dispositivos podem proporcionar à rotina do usuário que aposta nesse modelo. Acompanhe! 

O que é um aparelho auditivo intracanal?

Também conhecido pela sigla ITC, o aparelho auditivo intracanal tem esse nome devido ao local onde se localiza: parte dele é colocado no conduto auditivo e parte na orelha média. Logo, esse modelo é bem diferente dos dispositivos CIC, que ficam somente no canal auditivo. 

Ainda que também seja discreto, o aparelho auditivo intracanal é um pouco mais aparente que os modelos CIC. Isso ocorre em razão de sua estrutura ter sido projetada para comportar os controles manuais que são acoplados ao dispositivo. Ao aparelho, são integrados botões para controle de volume e seleção de programas, por exemplo.

Mesmo assim, o aparelho auditivo intracanal é bem discreto e quase imperceptível durante o uso. Por ser praticamente invisível, facilita a introdução no interior do canal auditivo. A parte que fica visível na orelha é uma pequena haste com algumas funções.

Como ele funciona?

Como ele funciona?

Entre os diferentes modelos de aparelhos auditivos para surdez, o intracanal é a melhor opção devido a algumas vantagens, como o tamanho discreto e a possibilidade de adaptação. Por tais razões, os usuários desses modelos podem moldá-los de acordo com as suas necessidades individuais.

Ou seja, o ITC pode ser customizado para se encaixar anatomicamente e de modo confortável na porção interna da orelha do paciente. Outro ponto favorável é que esse aparelho apresenta todos os diferenciais que, normalmente, eram encontrados apenas em dispositivos maiores.

Assim como nos dispositivos retroauriculares, o ITC também tem microfones, amplificadores de som e receptores. No entanto, todos esses recursos foram adaptados por meio de um modo bem mais compactado que nos modelos de aparelhos auditivos mais tradicionais. Alguns desses produtos apresentam inovações como conexão bluetooth com celulares e TV.

Quem deve usar o aparelho auditivo intracanal?

Os aparelhos auditivos intracanais são ideais para pacientes que preferem um dispositivo moderno e eficiente, mas que, ao mesmo tempo, seja confortável e discreto. Além de todos esses benefícios, esse modelo atende bem às necessidades de pessoas que apresentam perda auditiva em diferentes graus de comprometimento.

Entretanto, é preciso esclarecer que a decisão quanto ao modelo ideal de aparelho deve ser discutida com o fonoaudiólogo. Por meio de uma conversa aberta e transparente com esse profissional, você pode decidir qual aparelho será mais adequado à sua condição auditiva.

Geralmente, os aparelhos auditivos intracanais são a opção escolhida por pessoas da terceira idade, já que a maioria dos integrantes desse grupo apresenta mais dificuldade em manusear dispositivos muito pequenos. Como o ITC é relativamente maior que o CIC, a sua colocação e remoção é bem mais fácil.

Qual a vida útil de um aparelho auditivo?

Assim como ocorre com qualquer equipamento eletrônico, o tempo de vida útil da maioria dos dispositivos auriculares é limitada. Em média, os usuários trocam os aparelhos em um intervalo médio de quatro a cinco anos. Esse período é considerado entre o grupo de pacientes que utiliza seus aparelhos diariamente.

Contudo, desconsiderando o tempo de duração das pilhas ou baterias, que precisam de ser substituídas temporariamente, a vida útil dos aparelhos auditivos depende de várias questões, como:

  • tempo de utilização: o ideal é utilizá-los, no máximo, por 8 horas por dia para diminuir o desgaste do dispositivo;
  • condições de utilização: exposição ao calor e umidade e formas de higienização influenciam a durabilidade dos aparelhos;
  • manutenção adequada: o cuidado com a revisão periódica também é importante;
  • qualidade do modelo: características como marca, modelo e tipo de aparelho influenciam no tempo de vida útil.

Por que investir em um aparelho auditivo intracanal?

Por que investir em um aparelho auditivo intracanal?

Um dos grandes diferenciais do modelo ITC é a facilidade de uso, já que a colocação e a remoção do aparelho é muito simples e prática. Diferentemente de um microaparelho, o manuseio do ITC ajuda a evitar que o usuário deixe o dispositivo cair no chão e, assim, comprometer o tempo de vida útil de seu equipamento.

Há outras razões que tornam o ITC o aparelho auditivo favorito entre a maioria dos pacientes com perda auditiva considerável. Mesmo que o aparelho venha com funcionamento automático, o usuário pode regular o volume manualmente quando houver necessidade. Outro aspecto relevante é a potência: o volume é bem maior que o dos aparelhos convencionais.

Onde adquirir um bom aparelho auditivo intracanal?

Vale ressaltar a necessidade de fazer uma avaliação com um profissional de fonoaudiologia antes de comprar seu aparelho auditivo. Outro ponto importante é escolher uma empresa especializada nessa área e que tenha experiência no fornecimento desses equipamentos. 

Mediante isso, você pode contar com a A&R Aparelhos Auditivos, uma empresa especializada em reabilitação auditiva presente em vários estados do Brasil. O foco é oferecer suporte aos profissionais dessa área por meio da adaptação de aparelhos auditivos de alta tecnologia.

Pode-se concluir, por fim, que a opção pelo aparelho auditivo adequado pode ser uma forma de minimizar os efeitos das complicações geradas pela perda auditiva. Nossos aparelhos apresentam recursos inovadores e são projetados para atender desde perda leve até complicações auditivas de grau moderado a severo. 

Então, aposte nos diferenciais da nossa empresa e veja como é possível adquirir um aparelho auditivo intracanal e outros modelos e marcas de dispositivos auriculares. Portanto, investir em um bom aparelho eleva as possibilidades de promover a sua saúde, aumentar o bem-estar e a qualidade de vida.

Você precisa de ajuda com a escolha do seu aparelho auditivo? Entre em contato com a A&R Aparelhos Auditivos e fale com os nossos colaboradores!

Deixe um Comentário