Entenda como o aparelho auditivo melhora a qualidade de vida do usuário na hora de usar o telefone

Entenda como o aparelho auditivo melhora a qualidade de vida do usuário na hora de usar o telefone

Entenda como o aparelho auditivo melhora a qualidade de vida do usuário na hora de usar o telefone

Falar ao telefone, apesar de ser uma ação simples do nosso cotidiano, pode virar um grande tormento para quem tem perda auditiva. A questão é que, mesmo com o surgimento de outras ferramentas — que permitem a comunicação por mensagem ou vídeo —, a ligação telefônica ainda é bastante utilizada no dia a dia, principalmente no trabalho.

A boa notícia é que existem tecnologias nos aparelhos auditivos que têm a função de permitir que a pessoa com dificuldade para ouvir possa conversar tranquilamente, sem ficar confusa por não entender o que é falado.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe nosso post, entenda por que o telefone causa tensão nesses indivíduos e como as inovações nos aparelhos auditivos são sinônimo, não só de praticidade, mas também de qualidade de vida. Boa leitura!

Por que as pessoas com perda auditiva tem dificuldade de falar ao telefone?

Por que as pessoas com perda auditiva tem dificuldade de falar ao telefone?

O telefone toca, você posiciona o aparelho no ouvido e começa a conversar. Apesar de ser algo corriqueiro para muitas pessoas, essa ação pode trazer muito transtorno para quem sofre com algum grau de perda auditiva, mesmo nos casos mais leves.

É fácil entender por que isso ocorre: em primeiro lugar, a única referência para a comunicação, nesse caso, é pura e simplesmente o som da fala. Acontece que o indivíduo com dificuldade auditiva acostuma-se a conversar e a entender o outro observando também os gestos e os lábios da pessoa.

Além disso, a conversa na ligação telefônica tem muitos ruídos, o que também dificulta a compreensão por esse usuário.

Nesse contexto, podemos pensar: ora, é só não usar esse equipamento para conversar com as pessoas. Contudo, muitas das atividades rotineiras que realizamos dependem do telefone, seja para conversar com a família e os amigos, seja para ligar na operadora e desbloquear seu cartão de crédito, por exemplo. Sem contar que muitas ocupações também incluem, entre as diversas tarefas do profissional, falar ao telefone.

É claro que hoje contamos com diversos avanços na comunicação, que incluem aplicativos de mensagens e até conversas por vídeo. Ainda que essas ferramentas facilitem muito essa questão, a perda auditiva não pode ser um empecilho que impede a pessoa de se valer de toda a agilidade que falar ao telefone oferece. Imagine não conseguir receber ou repassar uma informação importante na mesma hora por ter pânico de usar esse equipamento?

Qual a importância da tecnologia dos aparelhos auditivos nessa questão?

Qual a importância da tecnologia dos aparelhos auditivos nessa questão?

A tecnologia não para de avançar quando se trata de aparelhos auditivos. O objetivo é sempre trazer conforto à vida do usuário, permitindo que ele consiga realizar suas atividades normalmente.

Aqui, destacamos que existem dispositivos com conexão sem fio, via Bluetooth, que conectam o aparelho auditivo ao telefone. O som é enviado por um sinal eletrônico ao dispositivo e permite que a pessoa atenda a ligação com um simples toque no celular.

Assim, o usuário consegue conversar sem ter que segurar o telefone, ou seja, fica com as suas mãos livres. É, portanto, uma tecnologia digital que permite falar e escutar o outro sem nenhum obstáculo, pois isola os ruídos do ambiente.

Outro ponto muito importante a destacar é que você encontra essa forma de conexão nos aparelhos auditivos para diferentes celulares, independentemente de o modelo ser Android ou iOS.

Além de facilitar as ligações telefônicas, o dispositivo também permite ouvir músicas, assistir a vídeos e jogar no smartphone com mais facilidade. Existem tecnologias que se conectam também ao computador, à televisão e ao telefone comum.

Diante de tantas opções de aparelhos auditivos compatíveis com o Bluetooth, é necessário pesquisar qual opção se encaixa melhor na sua rotina, para que você possa usufruir de todas essas vantagens.

Quais os benefícios para a qualidade de vida do usuário que utiliza essas inovações?

Quais os benefícios para a qualidade de vida do usuário que utiliza essas inovações?

Confira a seguir quais os principais benefícios dos aparelhos auditivos que se conectam a outros dispositivos eletrônicos, como o telefone, para a pessoa com dificuldade de ouvir.

Aumenta as possibilidades de comunicação

O telefone deixa de ser sinônimo de transtorno ou até mesmo de fobia para os indivíduos com dificuldade auditiva. Dessa maneira, eles podem utilizar esse equipamento normalmente, facilitando a comunicação com outras pessoas e melhorando o acesso a uma série de serviços, como aqueles que fazem o atendimento preferencialmente via 0800.

Oferece uma experiência auditiva personalizada

Os aparelhos auditivos com conectividade Bluetooth se adéquam às necessidades auditivas do usuário e também ao ambiente, o que permite uma experiência auditiva personalizada.

Dessa forma, a pessoa consegue atender o telefone no meio de um shopping center, mesmo com muito ruído, e entender com clareza a ligação devido à qualidade sonora que essa tecnologia oferece.

Elimina os empecilhos para assumir uma vaga de emprego

Imagine o candidato ter todas as competências para um cargo, mas ser dispensado pela dificuldade que tem de falar ao telefone? Os aparelhos auditivos com conexão via Bluetooth para outros dispositivos quebraram essa barreira, permitindo que o usuário conquiste todos os seus sonhos profissionais.

Permite aproveitar todas as opções de entretenimento

A qualidade sonora proporcionada pela tecnologia desses aparelhos permite às pessoas desfrutarem de diversas opções de entretenimento, como filmes, séries e jogos de futebol na TV.

Nesse caso, o usuário pode ouvir o som no volume mais confortável para ele, sem precisar alterá-lo para as outras pessoas que também estão assistindo à televisão.

Traz praticidade e conforto ao dia a dia

Atualmente, os diferentes modelos de aparelhos auditivos são pequenos, discretos e não incomodam o usuário, permitindo que ele aproveite todas as funcionalidades da conexão sem fio com muito conforto.

Viu só como a tecnologia dos aparelhos auditivos pode trazer mais qualidade de vida aos usuários, permitindo que eles explorem tudo aquilo que o mundo digital oferece? Falar ao telefone, por exemplo, torna-se uma ação relativamente simples, o que melhora muito as formas de comunicação, na vida pessoal e no trabalho, para quem tem perda auditiva.

Gostou das informações que trouxemos neste post? Então, já que estamos falando dos avanços dos aparelhos auditivos, veja também o que esperar dessa tecnologia no futuro!

Compartilhar este Artigo