Saiba como o aparelho auditivo ajuda no ambiente de trabalho

Saiba como o aparelho auditivo ajuda no ambiente de trabalho

Saiba como o aparelho auditivo ajuda no ambiente de trabalho

Imagine como seria se dedicar a uma carreira mas não ter sucesso por causa de algum grau de dificuldade auditiva. É um problema que pode ocorrer no ambiente de trabalho e trazer uma série de prejuízos não só para a produtividade mas também para a autoestima do indivíduo.

A boa notícia é que a deficiência auditiva não precisa ser um empecilho na sua trajetória profissional. A tecnologia dos aparelhos auditivos possibilita que as pessoas trabalhem normalmente e, assim, se realizem na carreira.

Quer entender melhor como a perda auditiva pode afetar o desenvolvimento profissional? Então, não deixe de conferir este post e descubra como os dispositivos mais modernos podem transformar a sua vida no trabalho.

Qual é a importância da comunicação para o sucesso profissional?

Qual é a importância da comunicação para o sucesso profissional?

Independentemente da área, é essencial se comunicar para ascender profissionalmente. Aliás, até mesmo em um processo seletivo, uma das fases para o profissional mostrar as suas competências é justamente a entrevista, o que exige uma boa comunicação.

No ambiente de trabalho, a troca de informações por meio de conversas, telefonemas ou reuniões é constante. Portanto, é algo inerente à rotina profissional. Mas como fica tudo isso quando a pessoa corre o risco de entender errado o que está sendo falado?

Somente quando escutamos e nos expressamos com clareza é que podemos discutir uma ideia com mais consistência, receber um feedback e defender o nosso ponto de vista. Outra questão é o trabalho em equipe, no qual a comunicação é essencial para pensar nos melhores direcionamentos de um projeto e, até mesmo, na divisão das tarefas.

Como a deficiência auditiva pode afetar a carreira?

A deficiência auditiva, mesmo em casos mais leves, pode afetar o desempenho e o relacionamento no ambiente de trabalho além da própria aceitação do profissional. Isso acontece porque, devido a essa dificuldade, muitas vezes, ele se sente limitado em várias situações de trabalho.

Não é difícil entender a razão para isso: a comunicação fica prejudicada, o que dificulta a participação em reuniões, o contato com os clientes e fornecedores, o uso do telefone, entre outros fatores. Sem contar que o trabalho é um ambiente com muitos ruídos, como nos casos de escritórios em que vários profissionais trabalham no mesmo local separados apenas por baias.

A questão é que quem tem perda auditiva e não utiliza o aparelho faz muito esforço para manter uma comunicação. É um profissional que precisa estar sempre focado, prestando muita atenção no que está acontecendo para não perder nenhuma informação. Por consequência, a sua produtividade e qualidade de vida são comprometidas, pois ele pode ficar estressado e desmotivado com mais frequência.

Por que o aparelho auditivo é necessário no ambiente de trabalho?

Por que o aparelho auditivo é necessário no ambiente de trabalho?

O aparelho auditivo torna-se um acessório essencial para que o profissional consiga desempenhar suas funções e ter bem-estar no ambiente de trabalho. É uma tecnologia que vai trazer segurança inclusive no momento de procurar um emprego.

No dia a dia, o aparelho permite que ele execute as tarefas com menos esforço e mais qualidade, visto que não precisa se esforçar para entender o que ocorre à sua volta nem fica incomodado com os ruídos.

Assim, além de melhorar a comunicação com os colegas e chefes, ele se sente mais encorajado a participar de reuniões, uma oportunidade para mostrar o seu potencial para a empresa, o que pode aumentar o seu reconhecimento e propiciar até mesmo uma promoção.

Tudo isso traz um ganho para a qualidade de vida, pois o profissional fica mais confiante e com a autoestima aumentada.

Como funcionam os aparelhos auditivos?

Como funcionam os aparelhos auditivos?

Os aparelhos auditivos são dispositivos eletrônicos que amplificam o som ambiente, permitindo que pessoas com perda auditiva possam ouvir normalmente. As tecnologias mais atuais são ideias para o ambiente de trabalho, pois conseguem filtrar os ruídos, possibilitando que o profissional tenha uma boa comunicação.

Existem aparelhos com microfones direcionais 360°. Com eles, independentemente de onde a pessoa estiver, ela vai escutar quem está conversando com ela. Se alguém estiver atrás dela e chamar, por exemplo, o microfone vai se direcionar para trás e filtrar o ruído de quem está na sua frente.

Novas tecnologias

Os dispositivos mais completos apresentam conectividade com o celular, o computador e a televisão. Além disso, ainda oferecem a praticidade de deixar as mãos do usuário livres, o que lhe permite falar ao telefone e executar outras funções. Há tecnologias que também apresentam um carregador portátil, sendo possível fazer até quatro recargas sem precisar deixar o aparelho conectado na tomada.

Como escolher o aparelho auditivo mais adequado para o ambiente de trabalho?

A dica é que o profissional escolha um aparelho auditivo com mais recursos, principalmente com um bom microfone direcional automático. Desse modo, ele vai mapear o ambiente para saber se é necessário que o aparelho fique aberto para captar todos os sons ou se precisa direcionar para fala.

Nesse sentido, o gerenciamento de ruídos é fundamental, pois, quando uma pessoa começa a falar, ele capta o som da fala e diminui o ruído do ambiente. É uma funcionalidade que proporciona maior conforto para conversar, facilitando o processo de comunicação. A quantidade de canais que o aparelho apresenta é outro ponto importante para que o dispositivo processe melhor os sinais que vão chegar a ele.

Existem algumas profissões em que a escolha de um aparelho auditivo mais completo pode fazer a diferença na rotina. É o caso do professor ou de pessoas que ministram palestras e enfrentam uma quantidade grande de ruídos, que podem atrapalhar o desempenho do profissional.

Outra situação especial são as pessoas que trabalham com reuniões, principalmente em outras línguas e online, o que dificulta ainda mais o entendimento. A indicação é o uso de dispositivos que conectem o aparelho diretamente ao celular ou computador, o que melhora a comunicação, os treinamentos e o relacionamento profissional.

A dificuldade de ouvir não precisa mais ser uma barreira na construção de uma carreira de sucesso. O uso do aparelho auditivo no ambiente de trabalho vai permitir que o profissional consiga realizar suas funções com mais qualidade, pois ele ficará mais seguro e confiante.

Gostou das informações do nosso post? Aproveite e compartilhe-o com os seus amigos nas redes sociais!

Compartilhar este Artigo