Aparelho auditivo para zumbido: como comprar o mais indicado?

Aparelho auditivo para zumbido: como comprar o mais indicado?

Aparelho auditivo para zumbido: como comprar o mais indicado?

O zumbido ou chiado no ouvido é a percepção de sons que nem sempre são gerados por alguma fonte sonora. Embora seja mais comum em idosos, esse problema pode surgir em qualquer faixa etária e exige atenção profissional especializada para avaliar a necessidade de utilizar aparelho auditivo para zumbido.

Tendo isso em vista, vamos apresentar as principais causas desse problema e as melhores opções de tratamento para controlar seus impactos sobre a qualidade vida. Saiba como os aparelhos auditivos podem ajudar quem tem zumbido no ouvido e o que é necessário considerar na hora de comprar o modelo ideal!

O que causa zumbido no ouvido?

Zumbidos são sons ou chiados incomuns que surgem no ouvido. Alguns se assemelham ao zunido de mosquitos, ao barulho de água em uma cachoeira ou podem ter manifestações variadas. Esse problema causa bastante incômodo, atrapalha a audição e pode se originar por diversas razões. 

As causas mais comuns estão associadas a problemas originados dentro da própria via auditiva, mas também têm relação com fatores externos. Para melhorar a sua compreensão sobre o tema, listamos algumas delas. Confira:

  • distúrbios psicológicos ou psiquiátricos;
  • ouvido entupido por acúmulo de cerume;
  • alimentação gordurosa;
  • falta de vitaminas;
  • modificações nos ossículos que formam o canal da audição;
  • alterações metabólicas associadas ao uso excessivo de açúcares;
  • perda auditiva devido às alterações fisiológicas do envelhecimento;
  • Síndrome de Ménière;
  • tumores raros que afetam o ouvido interno;
  • problemas no labirinto da via auditiva decorrentes do abuso de álcool e cigarros;
  • descontrole na função hormonal, como doenças da tireoide e de hormônios sexuais;
  • doenças cardiovasculares, pressão arterial elevada e batimentos cardíacos acelerados;
  • problemas na articulação temporomandibular resultantes de causas externas odontológicas;
  • exposição prolongada a ruídos ou barulhos com altas frequências sonoras.

Qual é a importância do tratamento?

Qual é a importância do tratamento?

Para obter bons resultados no tratamento, vale ressaltar a relevância da abordagem individualizada e da avaliação minuciosa da causa original do zumbido. Às vezes, logo no início do tratamento, o fonoaudiólogo já recomenda o uso de aparelhos auditivos para zumbidos.

Com esse dispositivo, o usuário é beneficiado de diferentes formas, principalmente em relação à percepção dos sons descontinuados ou difíceis de serem identificados. Por isso, quando o zumbido no ouvido passa a prejudicar as atividades da pessoa, afetar o humor, reduzir a autoestima, atrapalhar o sono e comprometer a qualidade de vida, o ideal é utilizar aparelhos auditivos.

O primeiro aspecto importante é a identificação correta da causa do zumbido. Dependendo do caso, os chiados no ouvido tendem a desaparecer rápido. Porém, em quadros de maior gravidade, especialmente quando o zumbido surge em decorrência de doenças agudas, o tratamento precisa ser urgente.

Quanto mais rápido o diagnóstico for feito, maiores serão as chances de recuperar a audição. A negligência na busca de ajuda pode levar a complicações e à surdez permanente. Além disso, o profissional deve fazer uma investigação criteriosa para eliminar o risco de doenças mais graves como os tumores no conduto auditivo.

Outro ponto essencial durante a análise sobre a necessidade de usar aparelho auditivo para zumbido são os aspectos emocionais do paciente. É preciso considerar a repercussão que o surgimento desses sons terá na vida do indivíduo. Problemas desse tipo influenciam picos de depressão e crises de ansiedade, o que exige mais atenção com a saúde em um contexto mais amplo.

Como comprar um aparelho auditivo para zumbido?

Como comprar um aparelho auditivo para zumbido?

Enumeramos algumas práticas que ajudam a escolher melhor o seu aparelho para audição. Veja quais são!

Entenda como o aparelho funciona

O aparelho auditivo mais indicado nessas condições é o mascarador de zumbido. Esse dispositivo é dotado de recursos tecnológicos que funcionam para simular outros sons promotores do relaxamento cerebral. Ao usá-lo, o paciente consegue treinar o cérebro para não escutar os zumbidos, mas sim os sons do aparelho.

O objetivo dessa técnica é utilizar o estímulo sonoro para promover uma atividade mais intensa na região auditiva cerebral. Por conseguinte, há o restabelecimento da atividade. Esses moduladores de sons inibem parcialmente — ou, até mesmo, totalmente — a percepção do zumbido, o que reduz os sintomas e eleva a qualidade de vida do paciente.

Busque marcas de boa qualidade

Normalmente, incômodos ou problemas no ouvido geram outros desconfortos como dores de cabeça, vertigens, diminuição da concentração, estresse excessivo, crises de ansiedade, distúrbios de sono, entre outros. Por isso, o primeiro ponto importante ao comprar seu aparelho auditivo para zumbido é buscar marcas de referência para que o produto atenda suas expectativas e traga soluções.

Considere o custo-benefício

Independentemente da causa do problema, o zumbido gera sintomas que afetam a vida da pessoa em diferentes aspectos. Se não tratado adequadamente, a tendência é a evolução para quadros mais graves que comprometem não só a saúde física, mas também a estabilidade emocional. Nessas circunstâncias, o custo-benefício do aparelho auditivo para zumbido é muito grande em relação às vantagens que ele representa.

Verifique o tempo de garantia

Conferir o tempo de garantia, guardar a nota fiscal e perguntar se é possível fazer testes antes de comprar o aparelho é importante para evitar problemas futuros. Isso ajuda a verificar se todos os recursos realmente funcionam e se o produto atende suas expectativas.

Escolha uma empresa confiável

A opção pelo aparelho para audição é feita pelo paciente em conformidade com a sugestão do médico ou fonoaudiólogo. Mas, na hora de comprar seu dispositivo, o ideal é buscar uma empresa confiável que tenha credibilidade no mercado. A A&R Aparelhos Auditivos já está consolidada no mercado e trabalha com marcas e modelos padronizados de grande aprovação pelos pacientes.

Podemos concluir que a aquisição de um bom aparelho auditivo para zumbido é a solução mais eficaz para promover bem-estar e qualidade de vida a quem enfrenta esse problema. Portanto, procure um tratamento quanto antes e se atente às recomendações médicas quanto aos critérios de qualidade desses dispositivos.

Você gostaria de adquirir um aparelho auditivo? Aproveite a visita ao nosso site e conheça as marcas e modelos disponíveis na A&R Aparelhos Auditivos!

Compartilhar este Artigo