3 tratamentos para apneia de sono

Aparelhos Auditivos

A apneia do sono é uma doença que se caracteriza por interrupções e ruídos na respiração que ocorrem enquanto o indivíduo dorme. Esse problema costuma se repetir no mínimo cinco vezes em um intervalo de 60 minutos. 

Ou seja, ela vai muito além de um simples ronco. Isso porque o indivíduo também apresenta engasgo durante o sono, o que faz com que haja uma diminuição da concentração de oxigênio no sangue, elevando o ritmo cardíaco e estimulando a contração dos vasos sanguíneos.

Neste artigo, você entenderá qual é a relação do zumbido com esse problema e quais os principais tratamentos para apneia de sono. Acompanhe!

Qual é a relação entre o zumbido e a apneia do sono?

Para que o indivíduo possa ouvir bem, é preciso que o fluxo sanguíneo esteja normal. Quando há problemas de oxigenação no sangue, como no caso da apneia do sono, as células ciliadas podem ser danificadas. Como essas células não se regeneram, o indivíduo pode ter perda auditiva neurossensorial, a qual tem como um de seus sintomas mais comuns o zumbido no ouvido.

Quais os principais tratamentos para apneia de sono?

Quais os principais tratamentos para apneia de sono?

A seguir, apresentamos 3 tratamentos usados para combater a apneia do sono. Continue a leitura para entender como cada um funciona.

1. Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas (CPAP)

Nesse tipo de tratamento, o paciente dorme com uma máscara conectada a um aparelho — o qual é muito semelhante a um compressor — responsável por promover um contínuo fluxo de ar para manter aberta as vias aéreas durante o sono. Algumas dessas máscaras contam com umidificadores que ajudam a reduzir problemas como dor de garganta e ressecamento nasal.

O uso da máscara do CPAP melhora de maneira significativa os sintomas da apneia do sono e proporciona ao paciente uma melhor qualidade de vida, uma vez que também reduz o risco de complicações relacionadas a doenças cardiovasculares.

2. Dispositivo de avanço mandibular (DAM)

Muito semelhante a um protetor dental, o DAM é recomendado para tratar a apneia do sono em grau leve. Por meio dele, é possível manter a língua e a mandíbula para frente, a fim de aumentar o espaço na região posterior da garganta e, com isso, compensar o estreitamento das vias aéreas responsáveis por provocar o ronco.

Antes de optar pelo DAM, é interessante consultar um dentista para avaliar a sua saúde bucal, uma vez que é necessário saber se os dentes suportarão esse tipo de tratamento.

3. Cirurgia

Em último caso, a cirurgia é indicada como tratamento para pacientes com apneia de sono. Isto é, ela só será indicada quando os demais tratamentos não apresentarem resultados satisfatórios. Entre os principais tipos de cirurgia, podemos citar:

  • amigdalectomia;
  • adenoidectomia;
  • traqueostomia;
  • cirurgia bariátrica;
  • uvulopalatofaringoplastia.

Normalmente, antes de realizar a cirurgia, o médico solicitará ao paciente algumas mudanças no seu estilo de vida, como:

  • parar de fumar;
  • perder peso;
  • reduzir o consumo de bebidas alcoólicas etc.

Antes de escolher o tratamento para apneia de sono, é fundamental se consultar com um médico de confiança a fim de que ele possa lhe orientar sobre os próximos passos para se livrar do problema. Evite a automedicação para assegurar o seu bem-estar.

Gostou do conteúdo? Então siga-nos em nossas redes sociais para acompanhar nossas novidades. Estamos no Facebook, Instagram e YouTube.

Deixe um Comentário