Conheça 4 benefícios da bateria de lítio para aparelhos auditivos

Conheça 4 benefícios da bateria de lítio para aparelhos auditivos

Conheça 4 benefícios da bateria de lítio para aparelhos auditivos

Desde que foram inventados, os aparelhos auditivos melhoraram a vida de muitas pessoas com diversos níveis de perda auditiva, isso não há como negar. Entretanto, as versões mais antigas tinham algumas falhas, como: serem grandes e desconfortáveis, a bateria acabava rápido e não existiam aparelhos à prova d’água.

A boa notícia é que, graças aos avanços da tecnologia, esses problemas foram resolvidos. Os aparelhos auditivos mais modernos contam com uma bateria de lítio e é essa pequena mudança que permitiu tantas melhoras no desempenho.

Neste texto, falaremos mais sobre as baterias de lítio, explicaremos como elas funcionam, quais são as suas vantagens e desvantagens. Ficou curioso? Então continue lendo!

Como funcionam as baterias tradicionais para aparelhos auditivos?

As baterias tradicionais são divididas em categorias e cada uma delas recebe um selo diferente, eles indicam em qual modelo de aparelho a bateria pode ser usada. Resumidamente, os selos das baterias representam os tamanhos. Uma marca de aparelhos auditivos pode ter um modelo com vários tamanhos para que o mesmo possa ser usado com baterias diferentes.

O tamanho das baterias tradicionais é proporcional à sua duração, portanto, quanto menor a bateria, menor será o seu tempo de uso. Confira a seguir a nomenclatura das baterias e a estimativa de sua duração:

  • 675 (selo azul) — 15 a 20 dias;
  • 13 (selo laranja) — 10 a 15 dias;
  • 312 (selo marrom) — 7 a 10 dias;
  • 10 (selo amarelo) — 4 a 6 dias.

Os usuários costumam comprar um kit com aparelhos de tamanhos variados. Eles geralmente usam os aparelhos grandes dentro de casa e guardam os mais discretos para serem usados em alguma ocasião especial. O grande problema é que essas baterias, logicamente, precisam ser trocadas.

As baterias de selo azul já são pequenas e difíceis de serem manuseadas, agora imagina só o sacrifício que é trocar as de selo amarelo! Considerando que muitos idosos usam os aparelhos auditivos, a dificuldade na troca das baterias é, de fato, um ponto negativo que deve ser considerado.

Quais são as vantagens das baterias de lítio?

A grande novidade no mercado de aparelhos auditivos são as baterias de lítio. Elas vêm embutidas no aparelho auditivo e são similares àquelas que encontramos em nossos celulares. Conheça agora as vantagens dessa novidade:

1. São recarregáveis

Outra semelhança com os celulares é que os aparelhos com bateria de lítio podem ser recarregados e chegam a armazenar o dobro (e até o triplo) de energia das demais baterias disponíveis no mercado.

Você deve estar se perguntando se essa bateria recarregável não vicia e a resposta é: não! Os íons de lítio não armazenam memória, logo, você não precisa esperar o aparelho zerar a bateria ou carregar até 100% para usá-lo.

2. A vida útil da bateria é maior

O lítio também suporta centenas de ciclos de carga e descarga, perdendo sua capacidade minimamente. Por exemplo, enquanto as demais baterias perdem, por mês, 20% de carga devido ao uso, as de íons de lítio perdem apenas 5%. É claro que o tempo de vida útil do seu aparelho auditivo com bateria de lítio vai depender da forma de uso. Quanto maior for o seu cuidado com o aparelho, mais tempo ele vai durar.

3. São mais leves e confortáveis

As baterias de íons de lítio costumam ser bem mais leves e menores que as demais, o que significa que os aparelhos auditivos ficam muito mais confortáveis. Além disso, o lítio é um material mais maleável, o que significa que a bateria pode ser feita em outros formados que possibilitem a criação de um aparelho menor e mais anatômico.

4. Pode ser usado na água

Isso não se aplica a todos os modelos, mas os mais modernos e arrojados podem até mesmo ser usados debaixo d’água. O usuário pode fazer um mergulho de até um metro de profundidade por 30 minutos.

Quais são as desvantagens das baterias de lítio?

Embora o uso das baterias de lítio sejam um grande avanço na fabricação de aparelhos auditivos, existem, sim, algumas desvantagens. Afinal, essa é uma novidade muito recente no mercado, portanto, o uso dos íons de lítio ainda precisa ser estudado por mais tempo para ser aprimorado.

Uma das desvantagens da bateria de lítio é que ela envelhece mesmo se não estiver em uso. Armazenar os aparelhos auditivos em um lugar fresco e não deixar a carga zerar totalmente retarda o efeito de envelhecimento. Contudo, não se deixe desanimar por isso, essa é uma característica presente em todos os tipos de aparelhos eletrônicos, afinal, todos eles têm vida limitada e, infelizmente, ainda não inventaram uma fonte de energia infinita.

A fabricação das baterias de íons de lítio é mais cara, o que acaba afetando no preço final dos aparelhos auditivos. Entretanto, o ponto negativo que mais merece atenção é que o abuso da bateria aumenta a sua temperatura e pode causar danos ao aparelho como rupturas. Nos casos mais graves, a bateria de lítio pode incendiar, igual aos que muitos de nós já vimos acontecer com as baterias dos celulares.

Você não precisa ficar com medo de usar um aparelho auditivo de bateria de lítio por causa desse último tópico. Se o produto foi fabricado, é claro que ele é seguro. As leis jamais permitiriam que uma empresa fabricasse um aparelho que corre o risco de explodir na sua orelha.

Nós apenas estamos falando com sinceridade sobre as desvantagens do lítio, o que pode acontecer se o usuário do aparelho não cuidar corretamente a bateria. Lembrando de que esses são casos extremos e raríssimos. Se você não deixar o seu aparelho esquentar, nada de ruim acontecerá.

É por isso que é tão importante usar baterias originais (sejam elas de lítio ou tradicionais) em seus aparelhos auditivos. Saber a procedência do produto garante que as baterias passaram por testes, aprovação e não vão causar problemas, como vazamentos ou rupturas, tão facilmente. Portanto, invista em produtos de marcas confiáveis, mesmo que seja um pouco mais caro. É melhor pagar um pouco mais e ter segurança que economizar e ter que lidar com algum problema depois.

Agora que você já conhece os aparelhos de bateria de lítio, você não precisa mais sofrer usando as baterias convencionais. A bateria de lítio permite que o usuário seja muito mais livre e confiante. Mesmo tendo algumas desvantagens, todos os benefícios da bateria de lítio compensam todos os problemas citados. Invista o seu dinheiro nessa novidade e você não vai se arrepender.

Gostou do texto? Quer ler mais artigos como este? Então assine já a nossa newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades do nosso blog.

Compartilhar este Artigo