O que um centro auditivo é e o que faz?

Aparelhos Auditivos

As pessoas que sofrem com a deficiência auditiva precisam de auxílio especializado para conseguir superar esse problema. Embora o apoio da família seja fundamental nesse momento, a ajuda de profissionais se torna indispensável para garantir melhores resultados. Por esse motivo, você precisa entender o que é um centro auditivo e o que ele faz.

Esse espaço é responsável por diagnosticar corretamente a perda auditiva dos pacientes. Dessa forma, é possível indicar o tratamento e o aparelho auditivo mais adequados para cada caso, atendendo, assim, todas as necessidades do usuário.

Continue a leitura deste artigo para entender como funciona um centro auditivo e o que esse espaço é capaz de fazer pelos pacientes que têm perda auditiva. Confira!

O que é um centro auditivo?

O centro auditivo nada mais é que uma empresa especializada em reabilitação auditiva. Eles auxiliam na adaptação do paciente aos aparelhos auditivos. Nessas clínicas, você encontra fonoaudiólogos especializados em audiologia, que visam ajudar os usuários a melhorar a sua audição e, consequentemente, a sua relação com as pessoas que o cercam.

O principal objetivo desses profissionais é melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com algum grau de deficiência auditiva, inserindo-os aos poucos na sociedade por meio de aparelhos e demais produtos com alta tecnologia.

Além disso, o centro auditivo se preocupa com a satisfação dos seus pacientes, respeitando-os e trabalhando em conjunto com eles.

O que faz um centro auditivo?

Depois de entender o que é um centro auditivo, é necessário saber o que é feito dentro desse espaço para melhorar a qualidade de vida do usuário. Veja!

Seleção e adaptação do aparelho auditivo

Em um primeiro momento, os fonoaudiólogos do centro auditivo precisam selecionar o aparelho que mais se adapta às necessidades do paciente. Sendo assim, eles levam em consideração o tipo de perda auditiva que a pessoa tem. Feita a escolha, começa a fase de adaptação que, como dito, não depende apenas dos profissionais, mas também da colaboração do paciente.

Nesse sentido, o fono fará um acompanhamento estruturado para assegurar que o processo de reabilitação auditiva trará bons resultados, sempre orientando o paciente e indicando os acessórios necessários que o ajudarão a otimizar a sua adaptação.

Outro ponto que merece atenção é em relação à experiência domiciliar. O paciente experimentará o aparelho auditivo escolhido na sua casa e no trabalho, a fim de entender como o seu dia a dia pode ser melhorado.

Programas de acompanhamento e benefícios

O centro auditivo também oferecerá programas de acompanhamento e benefícios após a aquisição do aparelho. O programa geralmente consiste em retornos periódicos agendados para verificar se a adaptação está proporcionando os resultados esperados.

Em alguns benefícios são oferecidos dois anos de material — pilhas e outros materiais gratuitos. Outros, já oferecem aparelhos reservas, seguro de perda e roubo e vale-troca — caso o paciente precise trocar uma peça após o término da garantia.

No entanto, tudo depende do centro auditivo escolhido, assim, é válido destacar que nem todos oferecem esses tipos de benefícios, por isso, é importante analisar o que cada um oferece para não se arrepender mais tarde.

Ajustes e regulagens

É importante deixar bem claro para o usuário que o processo de adaptação não ocorre da noite para o dia. Dessa forma, é importante ter paciência e identificar o que tem prejudicado a adaptação. Ao apontar o problema, o fonoaudiólogo conseguirá ajustar o som do seu aparelho auditivo e realizar as demais regulagens necessárias.

Tudo isso é feito com o objetivo de proporcionar melhor conforto ao usuário e, inclusive, melhorar o entendimento da fala em situações em que a acústica não é tão animadora, como em restaurantes e shoppings.

Audiometria anual

Para ter certeza que a adaptação ao aparelho está sendo satisfatória, alguns centros auditivos realizam uma audiometria anual para acompanhar o progresso da audição. Tudo isso faz com que o paciente se sinta mais seguro, pois perceberá que todos os profissionais estão envolvidos para proporcionar a ele o melhor atendimento.

Os exames são indispensáveis para realizar um diagnóstico mais profundo da audição. É por esse motivo que os centros auditivos oferecem essa possibilidade ao paciente, para ter a certeza de uma perfeita adaptação.

Revisão simples e completa

O centro auditivo de qualidade realiza uma revisão simples e completa, tanto do paciente quanto do aparelho auditivo, para se certificar que o tratamento trará bons resultados.

Nesse momento, o profissional realizará a meatoscopia, que nada mais é do que a visualização de uma estrutura chamada meato acústico externo, a fim de avaliar o cerume e demais fatores que interferem na adaptação.

Já o aparelho auditivo passa por uma limpeza, adaptação de moldes, tubos e sondas, teste audível de funcionamento, troca de protetores de cera e leitura dos parâmetros acústicos.

Quais são os benefícios de um centro auditivo?

O centro auditivo, como mencionado, conta com profissionais experientes que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas que sofrem com a deficiência auditiva. Nesse sentido, podemos afirmar que a sua luta diária está relacionada a proporcionar aos seus pacientes uma adaptação mais eficiente e rápida.

Além disso, eles oferecem novas tecnologias que ajudam esses indivíduos a retomar o controle de suas vidas, sem a necessidade de depender de terceiros. Por isso, a cada lançamento e inovação, eles informam seus pacientes a respeito da sua existência, a fim de ajudá-lo a melhorar o seu bem-estar diário.

Como escolher um centro auditivo adequado?

Tenha em mente que, para um centro auditivo ser considerado de qualidade, ele precisa ter em seu time fonoaudiólogos especializados em audiologia. Esse é o primeiro passo para garantir que todos os treinamentos e processos relacionados à adaptação do aparelho auditivo serão eficientes.

Por fim, lembre-se de que a transparência é muito importante. Portanto, verifique como é o diálogo com esses profissionais, se eles são acessíveis e se eles realmente estão dispostos a ajudar as pessoas na reabilitação auditiva.

Agora que você já sabe o que é e o que faz um centro auditivo, está na hora de procurar um que realmente atenda às suas expectativas. Leve em consideração cada dica aqui apresentada para não errar na sua escolha.

Quer receber mais conteúdos interessantes como este? Então assine a nossa newsletter para ter acesso às nossas novidades diretamente pelo seu e-mail.

Deixe um Comentário