Como funciona um desumidificador para aparelho auditivo?

Como funciona um desumidificador para aparelho auditivo?

Só quem sofre com a perda da audição e usa um aparelho auditivo como tratamento sabe como é importante tomar certos cuidados para preservar o funcionamento e ampliar o tempo de vida útil desse equipamento. No topo da lista de desafios que merecem mais atenção está a limpeza, especialmente quanto ao excesso de umidade — o que torna a utilização de um bom desumidificador para aparelho auditivo algo essencial.

A água presente no ar, a transpiração corporal, a oleosidade da pele e o cerúmen que fica acumulado nos ouvidos são responsáveis pela umidade que atinge o aparelho. Ela pode causar danos nos seus circuitos internos, incluindo o microfone, o receptor e também a bateria, que pode até queimar. Por isso, é fundamental prezar pelo seu equipamento e investir em algo que o proteja desses problemas.

Neste artigo, separamos tudo o que você precisa saber sobre o desumidificador para aparelho auditivo. Continue conosco e descubra a sua importância!

O que são os desumidificadores e como funcionam?

O desumidificador é um equipamento desenvolvido com a finalidade de manter os aparelhos auditivos em bom estado de conservação, absorvendo a umidade acumulada ao longo do dia de uso. Dessa forma, ele preserva o funcionamento dos seus sistemas internos e prolonga o tempo de utilização do aparelho auditivo, garantindo o seu tratamento.

Embora os desumidificadores tenham mecanismos diferentes de funcionamento, todos eles desempenham a mesma função, que é extrair a umidade absorvida pelo aparelho auditivo.

A seguir, vamos abordar as principais características dos tipos de desumidificadores presentes no mercado para que você conheça quais são as suas opções.

Tipos de desumidificadores

Existem 2 tipos diferentes de desumidificador para aparelho auditivo. Veja quais são eles e as suas principais vantagens e desvantagens.

Desumidificador com sílica em gel

Esse tipo de desumidificador trata-se de um recipiente que contém microcápsulas de sílica em gel no seu interior, um produto químico que tem a propriedade de mudar de cor à medida que absorve umidade.

Por meio dessa mudança, que pode ser do roxo para o rosa, por exemplo, é possível saber quando está na hora de trocar de sílica. Assim, o seu desumidificador estará sempre pronto para cumprir o seu papel de extrair água.

A economia, portanto, é um dos principais benefícios desse equipamento, pois não é preciso realizar a troca completa do desumidificador, somente do refil de sílica.

Além disso, algumas delas ainda podem ser reativadas, ou seja, a sílica pode se tornar útil novamente. Para isso, basta submetê-la a altas temperaturas, entre 100 e 200 graus Celsius, o que faz com que a água absorvida evapore. Leia as recomendações do fabricante para verificar a possibilidade deste processo.

Esse tipo de desumidificador funciona muito bem no verão e mantém todos os componentes do aparelho auditivo livres do perigo do excesso de umidade.

Desumidificador elétrico

Com ação profunda na desumidificação de aparelhos auditivos, o desumidificador elétrico funciona por meio da luz ultravioleta, que também ajuda na limpeza e eliminação de germes do aparelho.

O ciclo de desumidificação dura em torno de 30 minutos e, ao concluir o processo, o equipamento desliga sozinho. Além disso, caso a tampa do equipamento seja aberta enquanto ainda está funcionando, ele desliga automaticamente.

Eficiente, ágil e prático, para usá-lo você precisa conectar o desumidificador a uma tomada de 110 ou 220 volts ou a um cabo USB inserido em um computador.

Esse tipo de desumidificador funciona sozinho, exclusivamente com a função de extrair água, ou como parte do sistema carregador de pilhas, no qual você insere o seu aparelho auditivo junto com a bateria recarregável e, além de recuperar a sua carga, retira também a sua umidade, processo que leva, em média, umas 7 horas para ser concluído. Este último processo é presente apenas em modelos específicos. Consulte o manual do fabricante para verificar se existe a possibilidade deste processo.

Forma correta de uso

Como já falamos em um vídeo no nosso canal do youtube, a forma correta de uso é à noite, antes de dormir, retirar o seu aparelho auditivo e colocar dentro do desumidificador. Durante o sono, o processo vai secar o aparelho auditivo e protegê-lo da umidade.

Ademais, é recomendado deixar o aparelho dentro do desumidificador sempre que ele não estiver nos seus ouvidos. Além disso, no caso do desumidificador de sílica em gel, a orientação é fazer a troca da sílica, no mínimo, a cada 6 meses.

Devo retirar as pilhas antes de colocar o aparelho no desumidificador?

A bateria presente nos aparelhos auditivos também pode ter seu funcionamento afetado pelo clima e pela transpiração. Portanto, é preciso pesar esses dois fatores.

No verão, ou caso você more em uma cidade de clima sempre quente e muito úmido, o que faz com que você transpire com mais intensidade e frequência, as pilhas do seu aparelho auditivo podem ficar inchadas e enferrujar com maior facilidade.

Nesse caso, a orientação é retirar a bateria do aparelho quando ele não estiver sendo utilizado. Para minimizar ainda mais os danos, você pode colocá-la no desumidificador, mas sempre separada do aparelho auditivo, para evitar o risco de vazamento.

No inverno, período em que o clima é mais seco e frio, o que também diminui o índice de transpiração, o ideal é inserir o seu aparelho auditivo dentro do desumidificador sem as pilhas — e deixá-las fora do equipamento. Assim, você estará preservando a qualidade de todo o aparelho.

Como escolher o melhor?

Você provavelmente deve estar se perguntando agora: qual é o tipo ideal de desumidificador para aparelho auditivo? Podemos afirmar que ambos cumprem o seu papel com eficiência e protegem o aparelho de danos causados pela umidade.

O que você deve observar com mais atenção é a marca do equipamento. Essa é a melhor forma de conhecer a qualidade e garantia do produto escolhido. A A&R Aparelhos Auditivos, por exemplo, tem uma gama de modelos de desumidificador, nos quais você pode confiar de olhos fechados.

Usar o desumidificador para aparelho auditivo é um cuidado indispensável para protegê-lo dos riscos que o excesso de umidade proveniente do ar, da transpiração, da oleosidade e do cerúmen pode provocar. Escolha o seu modelo certo e faça o uso correto para garantir o bom funcionamento e qualidade do seu aparelho por muitos e muitos anos.

E aí, gostou do nosso post? Agora, que tal descobrir um pouco mais sobre a importância de outros acessórios para melhorar o desempenho do seu aparelho auditivo? Leia nosso artigo sobre o tema e informe-se!

Compartilhar este Artigo