Aprenda como limpar aparelho auditivo e aumentar sua vida útil

Aparelhos Auditivos

Adquirir o aparelho mais adequado para cada grau de perda auditiva é, sem dúvidas, muito importante e necessário para a melhora da qualidade de vida, mas não é a única preocupação de quem passa por essa condição. Saber como limpar aparelho auditivo vai evitar que ele passe por problemas técnicos frequentes, além de prolongar a sua vida útil.

A limpeza não deve ocorrer somente quando ele apresentar algum tipo de defeito. Na realidade, isso deve se tornar um hábito diário para o usuário. Quando existe uma manutenção periódica, temos o pleno funcionamento do aparelho e o resultado esperado pelo usuário e pelo fonoaudiólogo que fez a recomendação.

A aquisição dessa tecnologia é um grande passo de independência para quem sofre com perda de audição, mas é uma conquista que demanda alguns cuidados. Por essa razão, reunimos aqui as principais dúvidas sobre o assunto e elaboramos dicas de como limpar aparelho auditivo corretamente. Confira!

A limpeza pode variar de acordo com o modelo do aparelho?

Você encontra vários modelos no mercado, e todos eles precisam de manutenção frequente para o pleno funcionamento durante uma vida útil de 5 anos (em média). No entanto, alguns modelos têm particularidades que merecem atenção, como peças e proteções que variam de um para outros.

Por isso, trouxemos a seguir algumas dicas de como fazer a limpeza correta do seu equipamento, considerando os principais modelos. Acompanhe!

Aparelhos auditivos retroauriculares

O molde retroauricular pode ser limpo com um pano macio e seco. Ele deve ficar com o orifício desobstruído para garantir a passagem de som. Descarte o papel assim que limpar totalmente o molde. Uma vez por mês, é importante lavar essa peça com água e sabão neutro.

É natural que o aparelho auditivo tenha contato com a cera, mas o acúmulo de cera, além de provocar danos à saúde como o entupimento do ouvido, impede o bom funcionamento. Use uma escova e um pano seco para limpar a sonda, e não se esqueça de fazer a completa secagem antes de voltar a usá-lo.

Aparelhos auditivos intracanais e microcanais

Nesses modelos, quando o aparelho auditivo apresentar o protetor de cera, é importante eliminar qualquer sujeira acumulada. O protetor funciona como um filtro colocado na saída do som para impedir que cera e sujeiras entrem no próprio aparelho. Quando esse problema acontece, o equipamento deve ser enviado para inspeção ou conserto.

Não se pode inserir qualquer objeto dentro da saída do som. A limpeza da cera deve ser feita com uma escova ou, no máximo, um pano macio. No caso do canal de ventilação do modelo intracanal, use a agulheta de limpeza que vem junto do aparelho.

Quais são as melhores ferramentas para fazer a limpeza?

Já que o molde deve ser lavado mensalmente com água e sabão neutro, utilize uma bombinha de ar para retirar toda água. Para a limpeza total, também é recomendado o uso de uma escovinha com cerdas macias. O desumidificador elétrico é outra ferramenta que ajuda a evitar a umidade no aparelho auditivo.

O álcool isopropílico é o único produto recomendado para limpar o aparelho, pois ele conta com uma porcentagem muito pequena de água, em torno de 1%.

O que não combina com a limpeza do aparelho?

O que não combina com a limpeza do aparelho?

Agora que você sabe quais são os melhores utensílios para fazer limpeza do aparelho, também tenha atenção às práticas que não são recomendadas. Banhá-lo em água, usar produtos de limpeza, solventes e álcool comum aumentam as chances de problemas técnicos, pois são substâncias corrosivas e abrasivas.

Para quem usa spray de cabelo, é recomendado retirar o aparelho do ouvido antes de usar, pois as partículas do produto podem entrar e danificá-lo.

Não limpe o aparelho auditivo com pano úmido, pois a umidade é a maior inimiga dessa tecnologia. Jamais deixe o equipamento exposto ao calor: proteja da luz direta do sol. Além disso, não tente fazer qualquer reparo em casa.

O equipamento é muito sensível e pode parar de funcionar com o manuseio errado. Se tiver qualquer dúvida, agende uma consulta com o seu fonoaudiólogo e deixe o reparo por conta de especialistas.

Como tirar a umidade do aparelho auditivo?

Muitas pessoas se esquecem de retirar o aparelho antes do banho ou quando lavam o rosto, o que pode ser muito prejudicial. Evite qualquer situação que envolva ambientes úmidos, como banheiros e saunas. Se você pratica esportes, não é necessário removê-lo durante a prática, mas é recomendado retirá-lo e fazer a secagem logo depois.

O aparelho auditivo é composto por componentes eletrônicos que estão sujeitos à oxidação ou a curtos-circuitos quando entram em contato com água ou suor.

Entretanto, situações inesperadas podem acontecer, concorda? Então, ao perceber que o equipamento foi molhado, desligue-o logo em seguida. Leve o aparelho até um ambiente seco, retire a bateria e faça a secagem com um pano macio e sem umidade. Nesse caso, o desumidificador pode ser bastante útil para retirar a água.

Qual é a hora certa de trocar o aparelho?

Se você segue todos os cuidados, mas, mesmo assim, repara que o seu aparelho auditivo está prejudicando o entendimento, talvez a melhor alternativa seja a troca. Quando o equipamento passa por problemas e precisar de manutenções constantes, você tem outro sinal de que é preciso buscar outro aparelho.

Não tenha medo de investir em um novo, que atenda melhor às suas necessidades, pois a tecnologia dessa área não para de evoluir. Portanto, se os cuidados com o seu atual aparelho já não são suficientes, agende uma consulta com o seu fonoaudiólogo.

Agora que você já sabe como limpar aparelho auditivo, coloque em prática todos os cuidados para evitar transtornos com manutenção ou substituição por uso inadequado. Para evitar esses problemas e garantir uma boa adaptação, lembre-se que é preciso buscar um equipamento de qualidade, com funcionalidades e tecnologias de ponta.

Você já conhece a A&R Aparelhos Auditivos? Nossos serviços de reabilitação atendem pessoas com qualquer grau de perda da audição. Para saber mais detalhes, acesse o site da A&R e entre em contato conosco.

Deixe um Comentário