Integração para ouvir melhor: saiba como conectar aparelhos auditivos

Integração para ouvir melhor: saiba como conectar aparelhos auditivos

Integração para ouvir melhor: saiba como conectar aparelhos auditivos

Quem sofre com a perda auditiva sabe que, infelizmente, fazer uso de smartphone ou outro aparelho eletrônico não é uma tarefa tão simples. A boa notícia é que a tecnologia tem evoluído cada vez mais, oferecendo novos acessórios para melhorar a qualidade de vida das pessoas que têm deficiência auditiva.

Nesse sentido, a integração dos aparelhos auditivos a esses acessórios tem beneficiado muito a rotina de quem não consegue ouvir direito. Voltar a ter o prazer de falar com alguém ao telefone ou ouvir uma mensagem de voz já é uma realidade na vida dessas pessoas.

Neste artigo, vamos ensinar a você como fazer essa integração ao aparelho auditivo. Continue lendo e confira!

Integração dos aparelhos auditivos

A maioria dos pacientes têm muita dificuldade para falar ao telefone e assistir televisão. As situações de conflito se desenvolvem de várias formas. No telefone, por exemplo, o paciente não consegue falar com o filho que mora longe porque não consegue ouvir a ligação. Já no caso da TV, ele se sente frustrado porque quer assistir com a família, mas precisa aumentar demais o volume para poder ouvir, prejudicando a diversão dos outros acompanhantes.

A evolução da tecnologia veio para integrar todo mundo, devolvendo a qualidade de vida aos usuários. Estamos falando de um sistema simples e rápido em que é possível fazer o pareamento com o sinal de áudio, tornando a transmissão simplesmente perfeita. 

Os profissionais desenvolveram um aparelho mais simples com uma linguagem amigável para facilitar uma nova integração em caso de mudança de telefone. O passo a passo é tão fácil que o usuário pode fazer sozinho. No entanto, vale destacar que todo paciente sai da A&R Aparelhos Auditivos com o acessório integrado ao seu aparelho. A configuração é feita sempre com o paciente no consultório do fonoaudiólogo.

O objetivo desses aparelhos auditivos e acessórios é justamente oferecer às pessoas que sofrem com a deficiência auditiva e, inclusive, às que convivem com ela, a possibilidade de melhorar a sua qualidade de vida por meio de inovações que permitem ouvir, entender e conhecer diferentes sons.

Tecnologia

Tecnologia

A plataforma da A&R Aparelhos Auditivos evolui a cada seis meses ou a cada ano. Uma das últimas evoluções na plataforma PX foi o lançamento de um aparelho que recebe a transmissão diretamente do telefone do paciente.

O sistema operacional que conseguiu fazer isso foi o iOS. Assim que a integração é feita entre os dispositivos — eles se reconhecem por Bluetooth — todo sinal de áudio no celular é transmitido para o aparelho auditivo. Incrível, não? A tecnologia Bluetooth funciona como um sinal de Wi-Fi: os sons são enviados ao aparelho auditivo à curta distância por meio de um sinal eletrônico invisível.

Isso aconteceu em 2017. A A&R tinha um aparelho exclusivo que fazia essa transmissão apenas a partir do iOS. Como o perfil dos usuários varia muito entre iOS e Android, a empresa desenvolveu um aplicativo e um acessório por meio do qual o paciente poderia realizar a integração, fazendo com que ele atendesse todos os sinais de áudio.

Com o tempo, essa tecnologia evoluiu. Existia, até então, só o aparelho disponível para o iOS, depois, passou-se a ter um aparelho com o acessório para o Android. A plataforma evoluiu novamente em 2019 e, a partir daí, não foi apenas um aparelho que conseguiu fazer essa transmissão: hoje, são todos os aparelhos da A&R.

Eles têm conectividade direta com o iOS. No entanto, é válido destacar que o acessório para fazer a transmissão aos usuários do Android continua o mesmo, sem perder a sua eficiência.

É muito simples. Assim que a integração é feita por Bluetooth e o telefone celular toca, o paciente o atende, mas não precisa colocá-lo no ouvido, pois o aparelho auditivo transmite o som como se fosse um fone de ouvido. Desse modo, o usuário consegue entender qualquer sinal de áudio: chamadas, WhatsApp, música etc. 

Benefícios dessa tecnologia

Entre os principais benefícios dessa tecnologia podemos citar:

  • possibilidade de falar ao celular mesmo em ambientes ruidosos, como shoppings e restaurantes;
  • possibilidade de integrar o aparelho a vários dispositivos, como computador, celular, TV etc.;
  • possibilidade de estar antenado à modernidade, abrindo mais chances no mercado de trabalho;
  • o Bluetooth ajuda a diminuir os ruídos e outras interferências dos aparelhos auditivos tradicionais.

Serviços e produtos

Como informamos, o aparelho auditivo e o acessório que possibilitam a integração também podem ser utilizados no computador graças ao Bluetooth. Sendo assim, o paciente pode entrar no YouTube e receber o sinal no aparelho. Em suma, podemos afirmar que qualquer dispositivo que se conecte ao Bluetooth consegue fazer essa integração.

Hoje, a A&R tem dois acessórios: o StreamLine TV e o StreamLine Mic. O StreamLine Mic é o que se conecta ao Android. O StreamLine TV é indicado para quando o paciente não usa muito o telefone, mas quer ouvir melhor a televisão. Desse modo, é possível fazer a integração entre o aparelho auditivo e esse acessório da televisão para ouvir o som da TV direto no ouvido.

A integração da tecnologia aos aparelhos auditivos têm revolucionado a maneira como os usuários encaram a sua rotina. Quando o diagnóstico da perda auditiva é revelado, muitos pacientes pensam que nunca mais poderão ter um convívio social como antes e, com isso, desenvolvem problemas emocionais seríssimos.

O lado bom é que existem profissionais focados em devolver a esses pacientes a sua independência e bem-estar. Assim, eles desenvolvem tecnologias que ajudam o usuário a entender integralmente o conteúdo de uma mensagem sem perder nenhum tipo de informação.

Tudo isso motiva os pacientes a continuarem o tratamento, visitarem seu fonoaudiólogo periodicamente, realizarem os ajustes necessários, melhorarem seu convívio social e superarem seus problemas emocionais desenvolvidos por causa da perda de audição.

Quer saber mais sobre quais são os aparelhos que oferecem esse tipo de funcionalidade? Confira quais são os produtos vendidos pela A&R e como eles podem atuar no seu dia a dia.

Compartilhar este Artigo