Como desentupir o ouvido? Saiba os cuidados necessários

Aparelhos Auditivos

Quando o ouvido fica entupido — quadro chamado de autofonia — o incômodo é grande, pois é comum ter a sensação de ouvir sons abafados. Diante dessa situação, muitas pessoas buscam saber como desentupir o ouvido de forma rápida, embora essa seja uma prática com sérios riscos à própria saúde.

O entupimento pode ter diversas causas e o ouvido é um órgão que merece cuidados especiais para evitar lesões ou consequências mais graves. Sabemos que a boa audição é parte importante de várias atividades rotineiras, mas é preciso paciência e prevenções para não piorar o problema e buscar a melhor saída.

Preparamos este post para que você saiba o que fazer caso sofra com o ouvido entupido. Descubra os fatores que levam a esse problema e a importância de procurar um médico especialista para não prejudicar sua saúde auditiva.

O que causa o entupimento do ouvido?

Muita gente nem desconfia, mas há diferentes fatores que podem deixar o canal auditivo entupido. Acompanhe as principais a seguir.

Água

Um dia de diversão na praia ou na piscina, a prática da natação ou até mesmo o banho podem causar o entupimento pela entrada de água nos ouvidos. O problema costuma se resolver sozinho, principalmente se a pessoa se deitar virada para o lado do ouvido entupido, para que a água escorra.

Entretanto, se o incômodo persistir, o ideal é procurar um otorrinolaringologista para evitar infecções. Para quem pratica natação, a dica é usar protetores auditivos que vão bloquear a entrada de água, evitando o transtorno.

Excesso de cera

O corpo produz cera naturalmente para manter os ouvidos lubrificados, limpos e protegidos contra poeira e microrganismos, sendo que seu acúmulo é eliminado para a região externa do ouvido. Contudo, muitas pessoas têm o costume de limpar esse excesso de maneira exagerada, fazendo com que o organismo produza mais dessa substância, o que pode levar ao entupimento do ouvido.

A limpeza com hastes flexíveis — hábito comum de muita gente — também contribui para o problema, pois mais cera é empurrada para dentro, o que pode causar a obstrução do canal. A higienização na parte externa do ouvido pode ser feita após o banho com o uso de uma toalha.

Diferença de altitude

A maioria das pessoas já ficou com a sensação de ouvido tampado após a decolagem de avião ou mesmo no carro ao descer a serra naquela viagem com a família para a praia. Isso ocorre por conta da mudança de altitude, que leva a uma diferença de pressão entre a orelha externa e a média. Para quem viaja bastante, existem alguns truques para prevenir o incômodo, como mastigar um alimento, mascar chicletes ou fazer movimentos de bocejar.

Infecções

Infecções no ouvido — decorrentes, muitas vezes, de gripes e resfriados — podem levar ao acúmulo de secreção no ouvido, o que causa seu entupimento. Nessas situações, é imprescindível a orientação médica, que vai prescrever o medicamento correto para o problema.

Bruxismo

O bruxismo é um hábito involuntário de ranger os dentes, principalmente durante o sono. Como leva a uma pressão no maxilar, pode ter como consequência a sensação de entupimento no ouvido. Essa condição exige o acompanhamento odontológico para que seja feito o tratamento para conter o distúrbio, que pode trazer prejuízos para a saúde bucal, além de também causar dor de cabeça.

Objeto estranho

Crianças podem colocar objetos pequenos dentro do ouvido, o que exige o atendimento médico para que a remoção não cause nenhuma lesão. O uso de hastes flexíveis na limpeza também pode soltar pedaços de algodão no canal auditivo, causando seu entupimento.

Disfunção nas trompas de Eustáquio

A trompa de Eustáquio faz a ligação do ouvido médio até a garganta, canal por onde passam fluidos e mucos. Quando ela fica obstruída, o fluido e o muco podem ficar presos no ouvido médio, causando sua obstrução. É uma condição geralmente acompanhada de uma infecção, como resfriado, gripe ou sinusite, e que exige tratamento médico, pois pode levar à perda auditiva.

Como desentupir o ouvido?

Existem diversas receitas caseiras de como desentupir o ouvido, mas o alerta que fazemos é: fuja de todas elas! O ouvido é um órgão com estruturas delicadas e que, por isso, merece um cuidado especial, afinal, garante a nossa audição. Então, não tente desconstruí-lo por conta própria com o uso de óleos, azeites ou outras substâncias. A automedicação e o uso de objetos dentro do ouvido para sanar o problema também são contra indicados.

Abandone, ainda, o hábito de usar hastes flexíveis para conter o problema, pois esses objetos podem causar lesões nas estruturas internas. Acha que é exagero? Pois saiba que a Academia Americana de Otorrinolaringologia alertou que o uso desse item na limpeza pode levar a cortes nos canais auditivos, perfurar os tímpanos e, até mesmo, deslocar os ossos auditivos.

Em muitos casos, nem é preciso pensar em técnicas de como desentupir o ouvido, pois ele acaba voltando ao normal em algumas horas. A questão é quando o problema persiste, quando a obstrução foi causada por um objeto estranho ou, ainda, por alguma infecção. Nessa hora, é fundamental procurar ajuda médica, como mostraremos a seguir.

Quais os riscos de desentupir o ouvido por contra própria?

Os problemas que levam ao entupimento do ouvido nem sempre são os mesmos e precisam ser verificados por um médico especialista caso por caso. Só dessa maneira é possível passar pelo melhor tratamento e eliminar de vez o desconforto.

Contudo, infelizmente, ainda há quem opte por usar cotonetes ou compostos químicos para tentar resolver o entupimento. Isso pode trazer sérios riscos e complicações para a saúde auditiva.

Abaixo, veja as consequências mais comuns quando se tenta desentupir o ouvido por conta própria.

Piorar o entupimento

A cera que sai com o cotonete é apenas o excesso que já é expelido naturalmente pelo organismo. Enquanto isso, o restante é empurrado para o interior do canal auditivo até chegar aos tímpanos, o que estimula ainda mais as glândulas ceruminosas a produzirem uma quantidade maior de cera. Isso significa que quanto mais se usa cotonete, mais cera é produzida pelo canal auditivo, aumentando a chance do entupimento continuar e piorar com o tempo.

Provocar infecções

O uso incorreto de medidas para desentupir o ouvido também aumenta o risco de infecções no canal auditivo, também conhecidas como otite. O cotonete pode provocar pequenos traumas na região, principalmente por conta de uma limpeza excessiva. Esse descuido cria escoriações ao longo da fina pele do canal auditivo, as quais permitem a ação de bactérias.

Perfurar os tímpanos

As lesões leves e graves na membrana timpânica são algumas das consequências mais sérias do uso de objetos pontiagudos para desentupir o ouvido. O descuido pode levar à perfuração dos tímpanos, o que exige, em casos graves, uma cirurgia para fazer a correção. É um problema que pode provocar infecções e até a perda da audição. Vale lembrar que o tímpano é uma fina película que separa duas partes do ouvido, interna e externa. É uma membrana muito importante para o normal funcionamento da audição.

Qual a importância de procurar o médico especialista nesse caso?

Qual a importância de procurar o médico especialista nesse caso?

Se você quer saber como desentupir o ouvido sem riscos, saiba que é necessário procurar um atendimento especializado, como o otorrinolaringologista. O médico fará a avaliação de cada caso, fazendo o exame com o otoscópio — instrumento que possibilita a visualização do tímpano dentro do canal auditivo —, diagnosticando o problema e indicando o tratamento mais adequado. Se a obstrução for causada pelo acúmulo de cera, por exemplo, a limpeza pode ser feita no próprio consultório, o que vai aliviar o incômodo e garantir a boa saúde auditiva.

Quais são as melhores recomendações?

Se, mesmo com as orientações acima, desentupir o ouvido por conta própria não parece tão arriscado para você, pelo menos faça isso da maneira menos prejudicial possível. O resultado não será a total eliminação da cera que provoca o desconforto. Contudo, não é necessário introduzir hastes flexíveis ou qualquer outro objeto pontiagudo dentro do canal auditivo.

Usar uma toalha para fazer a limpeza logo depois do banho é a técnica menos invasiva para amenizar o excesso de cera no ouvido. Coloque a mão por baixo da toalha e limpe somente até onde o dedo alcançar. Dessa forma, você não empurra a cera para os tímpanos e nem corre o risco de machucar a região.

Vale ressaltar que é possível usar o cotonete apenas na parte de fora para limpar a superfície do ouvido, mas jamais introduzi-lo no canal auditivo para resolver qualquer sensação de desconforto. A chance de gerar prejuízos é grande, então vale a pena adotar toda prevenção.

Neste post, você viu como desentupir o ouvido por conta própria pode ser arriscado. Na maioria das vezes, trata-se de técnicas que podem prejudicar a saúde auditiva. Como vimos, caso sofra com esse incômodo, não hesite em procurar um médico especialista para evitar lesões ou outros problemas no órgão auditivo.

Gostou das informações que trouxemos no post? Se ainda ficou com alguma dúvida, deixe o seu comentário!

Deixe um Comentário