Como desentupir o ouvido? Saiba os cuidados necessários

Aparelhos Auditivos

Escutar perfeitamente colabora para nossa qualidade de vida, facilitando a comunicação e a execução de atividades rotineiras. Dessa maneira, quando o ouvido fica entupido — quadro chamado de autofonia — o incômodo é grande, pois a pessoa tem a sensação de ouvir um som abafado.

Diante disso, o mais comum é buscarmos formas de como desentupir o ouvido para resolver a situação o mais rápido possível. Acontece que o problema pode ter diversas causas e o ouvido é um órgão que merece cuidados especiais para evitar lesões ou consequências mais graves.

Preparamos este post para que você saiba o que fazer caso sofra com o ouvido entupido. Descubra os fatores que levam a esse problema e a importância de procurar um médico especialista para não prejudicar sua saúde auditiva.

O que causa o entupimento do ouvido?

Muita gente nem desconfia, mas há diferentes fatores que podem deixar o canal auditivo entupido. Acompanhe as principais a seguir.

Água

Um dia de diversão na praia ou na piscina, a prática da natação ou até mesmo o banho podem causar o entupimento pela entrada de água nos ouvidos. O problema costuma se resolver sozinho, principalmente se a pessoa se deitar virada para o lado do ouvido entupido para que a água escorra.

Entretanto, se o incômodo persistir, o ideal é procurar otorrinolaringologista para evitar infecções. Para quem pratica natação, a dica é utilizar protetores auditivos que vão bloquear a entrada de água, evitando o transtorno.

Excesso de cera

O corpo produz cera naturalmente para manter os ouvidos lubrificados, limpos e protegidos contra poeira e microrganismos, sendo que seu acúmulo é eliminado para a região externa do ouvido.

Contudo, muitas pessoas têm o costume de limpar esse excesso de maneira exagerada, fazendo com que o organismo produza mais dessa substância, o que pode levar ao entupimento do ouvido.

A limpeza com hastes flexíveis — hábito comum de muita gente — também contribui para o problema, pois mais cera é empurrada para dentro, o que pode causar a obstrução do canal. A higienização na parte externa do ouvido pode ser feita após o banho com o uso de uma toalha.

Diferença de altitude

A maioria das pessoas já ficou com a sensação de ouvido tampado após a decolagem de avião ou mesmo no carro ao descer a serra naquela viagem com a família para a praia. Isso ocorre por conta da mudança de altitude, que leva a uma diferença de pressão entre a orelha externa e a média. Para quem viaja bastante, existem alguns truques para prevenir o incômodo, como mastigar um alimento, mascar chicletes ou fazer movimentos de bocejar.

Infecções

Infecções no ouvido — decorrentes, muitas vezes, de gripes e resfriados — podem levar ao acúmulo de secreção no ouvido, o que causa seu entupimento. Nessas situações, é imprescindível a orientação médica, que vai prescrever o medicamento correto para o problema.

Bruxismo

O bruxismo é um hábito involuntário de ranger os dentes, principalmente durante o sono. Como leva a uma pressão no maxilar, pode ter como consequência a sensação de entupimento no ouvido.

Essa condição exige o acompanhamento odontológico para que seja feito o tratamento para conter o distúrbio, que pode trazer prejuízos para a saúde bucal, além de também causar dor de cabeça.

Objeto estranho

Crianças podem colocar objetos pequenos dentro do ouvido, o que exige o atendimento médico para que a remoção não cause nenhuma lesão. O uso de hastes flexíveis na limpeza também pode soltar pedaços de algodão no canal auditivo, causando seu entupimento.

Disfunção nas trompas de Eustáquio

A trompa de Eustáquio faz a ligação do ouvido médio até a garganta, canal por onde passam fluidos e muco. Quando ela fica obstruída, o fluido e o muco podem ficar presos no ouvido médio, causando sua obstrução. É uma condição geralmente acompanhada de uma infecção, como resfriado, gripe ou sinusite e que exige tratamento médico, pois pode levar à perda auditiva.

Como desentupir o ouvido?

Existem diversas receitas caseiras de como desentupir o ouvido, mas o alerta que fazemos é: fuja de todas elas! O ouvido é um órgão com estruturas delicadas e que, por isso, merece um cuidado especial, afinal, garante nossa audição.

Então, não tente desobstruí-lo por conta própria com o uso de óleos, azeites ou outras substâncias. A automedicação e o uso de objetos dentro do ouvido para sanar o problema também são contraindicados.

Abandone, ainda, o hábito de utilizar hastes flexíveis para conter o problema, pois esses objetos podem causar lesões nas estruturas internas. Acha que é exagero? Pois, saiba que a Academia Americana de Otorrinolaringologia alertou que o uso desse item na limpeza pode levar a cortes nos canais auditivos, perfurar os tímpanos e, até mesmo, deslocar os ossos auditivos.

Em muitos casos, nem é preciso pensar em técnicas de como desentupir o ouvido, pois ele acaba voltando ao normal em algumas horas. A questão é quando o problema persiste, quando a obstrução foi causada por um objeto estranho ou, ainda, por alguma infecção: nessa hora é fundamental procurar ajuda médica, como mostraremos a seguir.

Qual a importância de procurar o médico especialista nesse caso?

Qual a importância de procurar o médico especialista nesse caso?

Se você quer saber como desentupir o ouvido sem riscos, saiba que é necessário procurar um atendimento especializado, como o otorrinolaringologista. O médico fará a avaliação de cada caso, realizando o exame com o otoscópio — instrumento que possibilita a visualização do tímpano dentro do canal auditivo — diagnosticando o problema e indicando o tratamento mais adequado.

Se a obstrução for causada pelo acúmulo de cera, por exemplo, a limpeza pode ser feita no próprio consultório, o que vai aliviar o incômodo e garantir a boa saúde auditiva.

Agora você já sabe como desentupir o ouvido por conta própria pode ser bastante arriscado. Desse modo, caso esteja sofrendo com esse incômodo, não hesite em procurar um médico especialista para evitar lesões ou outros problemas no órgão auditivo.

Gostou das informações que trouxemos neste post? Já que estamos falando na saúde dos ouvidos, descubra também quais cuidados é preciso ter com a audição!

Deixe um Comentário