Futuro dos aparelhos auditivos: o que esperar dessa tecnologia?

Futuro dos aparelhos auditivos: o que esperar dessa tecnologia?

A tecnologia evolui constantemente, principalmente quando o assunto é a perda da audição. Nesse caso, é muito importante estar atento para o futuro dos aparelhos auditivos, a fim de saber como essa ferramenta poderá auxiliar a pessoa com deficiência auditiva a superar seus limites e ter uma melhor qualidade de vida.

Hoje, o mercado oferece diversos aparelhos que facilitam o dia a dia do usuário, eles possibilitam que as pessoas com deficiência auditiva possam falar ao telefone, assistir TV com a família e, até mesmo, recuperar a sua independência pessoal.

Neste artigo vamos explicar a você o que se deve esperar da tecnologia para a otimização dos aparelhos auditivos no futuro. Ficou curioso? Então, não deixe de ler este artigo até o final!

A evolução dos aparelhos auditivos

Quanto mais o tempo passa, mais tecnológico vai ficando o aparelho — tecnológico a ponto de que você pode manuseá-lo na palma da mão. Hoje, o mercado disponibiliza muitos aplicativos para que o paciente ajuste o aparelho por meio dessa ferramenta.

Nesse momento, ele consegue entrar em contato com o fonoaudiólogo e receber os ajustes a distância. Como você pode perceber, toda essa praticidade tem deixado tudo mais moderno.

Antigamente, os aparelhos eram maiores, tinham menos recursos para equalizar o som, o microfone conseguia trabalhar, mas de uma maneira mais restrita. Por isso, existiam algumas dificuldades nas reações sonoras, percepção do som. Também havia problemas em relação à durabilidade do produto, por ele não ter uma proteção contra o suor, por exemplo.

À medida que a tecnologia foi avançando, conseguimos ter aparelhos com bateria recarregável. No entanto, os pacientes com dificuldade motora ou visual tinham muita dificuldade para trocar a pilha e colocá-la no lugar correto, o que levava o aparelho a não funcionar, desmotivando-os a dar continuidade ao processo de adaptação.

Para esse perfil, foi criado o modelo com a bateria recarregável, em que apenas se coloca o aparelho no carregador e pronto. Essa questão evolui de tal maneira que, hoje em dia, não é preciso trocar essa bateria, pois ela é interna e acoplada ao aparelho. Dessa forma, o usuário só precisa tirá-lo do ouvido e colocá-lo para carregar.

Além disso, o aparelho está cada vez menor e mais parecido com uma joia, bem discreto e cheio de recursos que deixam ele mais confortável — o que facilita muito o entendimento de fala, que é o que as pessoas procuram.

Hoje, temos aparelhos extremamente inteligentes para identificar a voz do usuário e a voz de outra pessoa, para que o paciente entenda e perceba melhor o som da sua própria voz. Além disso, já contamos com recursos para suavizar o eco para pacientes que gostam de ir a igrejas e concertos, ou seja, ambientes que têm uma acústica particular.

Não podemos esquecer de mencionar que também temos os microfones que, hoje em dia, são muito mais avançados. Eles podem ser usados dentro dos carros, por exemplo, para ser usado pela pessoa que está dirigindo ou está sentada no banco da frente, a fim de que ela consiga identificar os sons que vêm das suas costas.

Os aparelhos auditivos atualmente

Hoje, o mercado oferece várias opções de aparelhos auditivos e, até mesmo, acessórios que ajudam a complementar a sua eficiência. Com a tecnologia Bluetooth, por exemplo, é possível ligar diretamente o aparelho auditivo ao celular ou à TV.

Além disso, os aparelhos modernos proporcionam uma melhor qualidade do som, diminuindo os ruídos que prejudicam a comunicação e o entendimento do usuário. Se o paciente tem facilidade em usar smartphones, ele pode usar seu celular para controlar os sons, visualizar o nível da bateria, trocar a programação e muito mais.

O que esperar dos aparelhos auditivos do futuro

Em um futuro bem próximo, podemos esperar um aparelho cada vez menor, tanto é que não será possível ver o aparelho no ouvido do paciente. Mas, apesar disso, será um aparelho completo e prático, com recursos e aplicativos providos de conectividade.

De acordo com um estudo divulgado no Journal of Neural Engineering, os pesquisadores conseguiram separar a voz desejada das demais, por meio de sinais captados da atividade cerebral dos ouvintes. Esse estudo melhorará ainda mais o futuro dos aparelhos auditivos, pois seus resultados ajudarão os usuários a distinguir exatamente a voz que eles querem se concentrar.

Como as empresas encaram essas mudanças

Todas as empresas correm atrás de inovação. Se uma lança um produto, certamente no próximo encontro de prótese, outra também já terá lançado para não ficar fora do mercado — e acredite, fica fora mesmo, pois a exigência dos pacientes é tão grande que eles não vão (nem devem!) descansar até encontrar o mais tecnológico e que se adéqua a sua situação.

Então, as empresas se comportam assim: elas se organizam e lançam o produto com similaridades, porém, com características e algumas funcionalidades diferentes, já que cada marca terá o seu chip e seus mecanismos, o que causa diferença na percepção do som e na qualidade sonora.

As exigências mais comuns de quem usa o aparelho auditivo

Uma das exigências mais comuns dos usuários é em relação à praticidade de entrar em contato com o profissional que, às vezes, está longe e não pode atender nem mesmo para tirar uma dúvida. Nesse momento, é preciso aguardar ou agendar um horário para falar com o fonoaudiólogo, o que pode demorar alguns dias.

A excelente notícia é que, com o auxílio da tecnologia, a A&R Aparelhos Auditivos conta como Telecare, um aplicativo que o paciente conversa diretamente com o fonoaudiólogo.

Agora, ficou mais prático para o paciente tirar suas dúvidas em relação à bateria e realizar os ajustes, por exemplo, sem a necessidade de o profissional estar presente. O nosso último lançamento — a plataforma MX — veio com esse diferencial, em que o aparelho aprende a voz do usuário e trabalha nela forma inovadora.

Como você pôde observar, o futuro dos aparelhos auditivos é promissor. Por esse motivo, não deixe de acompanhar as novidades do mercado e realizar esse investimento. Melhorar a sua qualidade de vida é essencial para ter uma rotina mais feliz e motivadora.

Quer conhecer os aparelhos auditivos mais modernos do mercado? Visite o nosso site e conheça nossos produtos!

Compartilhar este Artigo