Saiba como funciona a prática de esportes com o uso de aparelhos auditivos

Saiba como funciona a prática de esportes com o uso de aparelhos auditivos

Saiba como funciona a prática de esportes com o uso de aparelhos auditivos

A prática de esportes é muito importante para manter o organismo saudável, livre de doenças que prejudicam a nossa saúde, como é o caso da obesidade, diabetes, osteoporose e acidentes cerebrovasculares. Além disso, essa prática melhora a autoestima, fazendo com que a pessoa se sinta satisfeita com a sua imagem.

No caso das pessoas que sofrem com a deficiência auditiva, a prática de esportes também é recomendada. Isso, porque todos os modelos de aparelho auditivo podem ser usados no momento da atividade física.

Não sabia disso? Então continue a leitura deste artigo para saber como funciona a prática de esportes com o uso de aparelhos auditivos.

Quais esportes são indicados com o uso de aparelhos auditivos?

Quais esportes são indicados com o uso de aparelhos auditivos?

Existem diversos modelos de aparelhos auditivos no mercado, sendo assim, ao realizar a escolha para a prática de esportes, é importante que ele seja confortável o suficiente para o usuário. É por isso que o acompanhamento com o fonoaudiólogo se faz tão importante, pois, caso o paciente sinta algum desconforto, o profissional analisará o problema a fundo para encontrar a melhor solução.

No entanto é importante destacar que o uso do aparelho auditivo não é recomendado, principalmente, para o salto de paraquedas e mergulhos profundos, devido à alteração brusca de pressão.

Como funciona a prática esportiva com a utilização de aparelhos auditivos?

Como funciona a prática esportiva com a utilização de aparelhos auditivos?

O aparelho auditivo é visto como um equipamento eletrônico que faz parte da vida do usuário. Não é necessário tirá-lo, já que na maioria das situações é possível permanecer com o aparelho. A única contraindicação é nadar. Se o paciente vai nadar ou fazer hidroginástica, orientamos a tirá-lo e colocá-lo depois da prática. Isso, porque os aparelhos têm um IP de proteção, chamado IP 68, que permite receber umidade ou gotas de águas, mas não mergulhar. 

O microfone fica na caixa do aparelho, se o usuário o molha, afeta todo o circuito e o aparelho para de funcionar. Para as demais práticas, o indicado é que o paciente use o aparelho, porque, normalmente, ele tem dificuldades para ouvir os sons do ambiente. Muitos pacientes da terceira idade que fazem atividades de dança, por exemplo, precisam do aparelho para isso. Sendo assim, o indicado é que ele faça uso do aparelho nesse momento.

No caso dos usuários que praticam musculação, futebol ou jogam tênis, por exemplo, é importante usar o aparelho para não perder informação e localização sonora. Além disso, depois da prática da atividade, quando se transpira muito, é indicado colocar o aparelho no desumidificador. Esse é um acessório que o paciente recebe no ato da compra. Sendo assim, ele só precisa tirar o aparelho do ouvido, colocar no desumidificador sem a pilha e esperar por cerca de 30 minutos. 

Ainda sobre os cuidados durante a prática esportiva, é necessário informar que, para quando for realizaralguma atividade que exija tirar o aparelho, o paciente ganha uma discreta embalagem que cabe no bolso, para que possa guardá-lo e não corra o risco de danificá-lo ou perdê-lo. No mais, só é preciso ter o cuidado de colocar o aparelho no desumidificador todos os dias.

Caso o paciente acredite que não suou muito, não é necessário colocar o aparelho no desumidificador toda vez que realizar algum tipo de esporte. Como não é indicado que os usuários durmam com o aparelho auditivo, é aconselhável colocar no desumidificador todos os dias no momento que estiverem dormindo. Com isso, dentro do período de seis a oito horas de sono, o aparelho passará pelo processo de desumidificação. 

Também existem os aparelhos que são recarregáveis em que o próprio carregador, 90 minutos antes de dar a carga, desumidifica o aparelho auditivo. Hoje, os pacientes podem realizar a prática de esporte com o aparelho sem correr o risco de danificá-lo por conta do suor. 

Qual a importância da prática de esportes para a saúde?

Qual a importância da prática de esportes para a saúde?

Agora que você já sabe que o aparelho auditivo pode ser usado na prática de qualquer esporte, não tem mais desculpas para manter o sedentarismo na rotina. Veja por que a prática de esportes é tão importante.

Melhora o humor

A prática de esportes proporciona uma sensação de felicidade e relaxamento. Isso, porque as atividades físicas provocam a liberação de substâncias químicas cerebrais. Além disso, os esportes coletivos, em especial, proporcionam a possibilidade de enfrentar desafios sadios e satisfatórios e, ao mesmo tempo, melhoram a sua condição física. Por fim, esse tipo de esporte incentiva o convívio social, ação fundamental para quem sofre com a deficiência auditiva.

Reduz o estresse e depressão

Quando você ocupa sua mente com atividades que lhe proporcionam prazer, sua mente se distrai dos estresses diários. Nesse sentido, é possível afirmar que os esportes ajudam a diminuir os pensamentos negativos. 

Ademais, a prática de qualquer atividade física estimula a produção de endorfinas, as quais são responsáveis por aumentar os níveis de hormônios associados ao bom humor, mantendo, assim, depressão e estresse distantes das pessoas com deficiência auditiva.

Melhora a concentração

As principais habilidades mentais (que tendem a diminuir com o avanço da idade) ficam mais eficientes com a prática de esportes. Além da concentração, o pensamento crítico, com senso e aprendizado também sofrem melhoras. Esportes que incentivam as atividades aeróbicas e o fortalecimento muscular costumam ser ainda mais eficientes.

O aumento da concentração é muito importante para possibilitar que o usuário se sinta mais confiante para retomar o controle da sua rotina e vida pessoal.

Aumentam a autoconfiança

A autoconfiança também é beneficiada com a prática de esportes. Isso, porque, à medida que a sua resistência, sua habilidade e sua força aumentam, a sua autoestima melhora. Com a imagem renovada, o usuário consegue executar melhor as suas tarefas diárias, inclusive, as que são relacionadas à rotina profissional. Com isso, é possível se destacar naquilo que mais gosta de fazer, trazendo para a vida um sentimento de dever cumprido.

Percebeu como a prática de esportes também é indispensável para quem faz uso do aparelho auditivo? Essas atividades são de extrema importância para fazer com que a pessoa com deficiência auditiva não se isole e, consequentemente, desenvolva problemas emocionais e até físicos. Por essa razão, faça questão de incentivar essa prática para garantir uma boa qualidade de vida ao usuário.

Este artigo ajudou a solucionar o seu problema? Então nos ajude a disseminar esse conhecimento e compartilhe-o em suas redes sociais!

Compartilhar este Artigo