Quais são as vantagens do uso de aparelhos auditivos?

Quais são as vantagens do uso de aparelhos auditivos?

Os problemas de audição têm se tornado cada vez mais comuns, seja por conta do envelhecimento da população, pelo uso incorreto de fones de ouvido ou por outras razões.

Por isso, os aparelhos auditivos têm sido peças fundamentais para essas pessoas. Eles não são capazes de restaurar a audição, mas ajudam os usuários a ouvirem melhor.

Entre as principais vantagens do uso de aparelhos auditivos destaca-se o aumento da qualidade de vida, da interação social e de outros aspectos fundamentais para o nosso dia a dia.

Interessou-se pelo assunto? Então, leia este artigo e veja quais são as vantagens do uso de aparelhos auditivos. Não vá deixar para depois, hein?

Como funciona o aparelho auditivo

O aparelho auditivo é um equipamento eletrônico que possui a função de amplificar as ondas sonoras de maneira que pessoas com diferentes graus de audição possam ouvir os sons do ambiente. O aparelho é formado por três partes: o microfone, o amplificador e o receptor.

O funcionamento é simples: o microfone converte as ondas sonoras em sinais elétricos, enviando-os ao amplificador. Esse, por sua vez, aumenta a potência dos sinais e envia a mensagem para o ouvido por meio do receptor.

É válido afirmar que a primeira experiência de um usuário com o aparelho pode ser um pouco frustrante. Muitos sons podem parecer mais altos ou até mesmo mais estranhos que o normal.

Isso acontece porque quem sofre de perda de audição demora a perceber o problema (levando, em média, sete anos para o seu diagnóstico). Nesse tempo, a pessoa perde o costume de escutar alguns sons, necessitando de um período de adaptação para se reacostumar com o que ouve.

Dicas para tornar a adaptação aos aparelhos mais fácil

O processo de adaptação aos aparelhos exigirá certa paciência e cuidado por parte dos usuários, afinal, utilizar um aparelho auditivo não é como colocar um óculos de grau. 

A falta de estímulo sonoro complica a habilidade de ouvir, fazendo com que o cérebro tenha de se reacostumar com o processo. Existem algumas dicas que podem tornar a adaptação mais fácil:

  • comece a utilizar o aparelho gradativamente;
  • não tenha pressa, pois alguns sons parecerão estranhos;
  • treine a identificação de alguns sons (barulho do relógio, água da torneira, entre outros);
  • reconheça sua própria voz;
  • no início, converse com apenas uma pessoa por vez;
  • preste atenção nos diferentes timbres de voz;
  • ao assistir TV, comece por programas com poucas vozes.

Obviamente, se você sentir alguma dor ou incômodo na utilização desse tipo de equipamento é recomendado procurar uma fonoaudióloga para saber o que é melhor fazer.

Vantagens do uso de aparelhos auditivos

São muitas as vantagens do uso de aparelhos auditivos. Na Europa, por exemplo, as pessoas começam a utilizar esses equipamentos assim que o declínio cognitivo é identificado.

Pode-se destacar que o uso do aparelho auditivo quase elimina o problema ocasionado pelo declínio cognitivo. Assim, torna-se possível aumentar a qualidade de vida e reconhecer a importância desse aparelho.

Muitos usuários relatam que algumas das principais vantagens do uso de aparelhos auditivos são o aprimoramento do processo de comunicação, a participação em grupos de atividades, o relacionamento com parentes e amigos, o sentimento de mais segurança, entre outras coisas.

1. Ter mais longevidade

Segundo um estudo desenvolvido na Islândia, os idosos com perda auditiva que não usam aparelho têm uma maior taxa de mortalidade se comparados com idosos que utilizam aparelhos auditivos. 

A relação longevidade e expectativa de vida pode ser explicada pelas interações humanas. O uso de aparelhos auditivos afeta diretamente a vida social das pessoas, permitindo a participação em grupos, atribuição de responsabilidades e outros fatores.

2. Afastar o Alzheimer

O Alzheimer é um tipo de doença que está se tornando mais comum entre os idosos e, por incrível que pareça, o uso de aparelhos auditivos pode ser de grande valia para afastar esse tipo de doença.

Além disso, vale ressaltar também que, de acordo com estudos, há grande relação entre a perda auditiva e o crescimento da taxa de incidência de demência.

3. Melhorar a qualidade de vida

Como já destacado ao longo deste artigo, uma das principais vantagens do uso de aparelhos auditivos é melhorar a qualidade de vida. A reintegração social permite que as pessoas voltem a frequentar festas de família, encontro de amigos, realizar atividades cotidianas e a visitar locais que antes eram preteridos. 

Além do convívio social, o uso de aparelhos auditivos também poderá melhorar os aspectos de saúde. As pessoas se sentirão mais felizes, diminuindo a incidência de problemas de saúde, como a depressão. Os benefícios da utilização desse recurso são iminentes. Não deixe de utilizá-los.

4. Aliar conforto e tecnologia

Os aparelhos auditivos são peças pequenas, discretas e confortáveis. Existem aparelhos modernos que, por meio da alta tecnologia, são capazes de se adaptar às necessidades dos usuários.

Há, inclusive, alguns aparelhos que possuem tecnologia bluetooth, permitindo a conexão dos usuários com seus celulares, permitindo que as pessoas fiquem mais conectadas ainda. Fantástico, não é mesmo?

5. Integrar a família

Assim como a qualidade de vida, a integração familiar também já foi destacada neste artigo. Contudo, é válido ressaltar o fato de que muitas pessoas se afastam das relações sociais por não conseguirem interagir e por considerarem que atrapalham o ambiente.

Assim, o uso de aparelhos auditivos resgata as atividades em grupo e o convívio familiar. Além disso, atividades simples, como uma conversa pelo telefone, deixa de ser constrangedora e volta a se tornar uma rotina.

Estas são algumas vantagens do uso de aparelhos auditivos. É fundamental identificar esse tipo de problema e reconhecê-lo o mais rápido possível, pois será uma maneira interessante de evitar a ocorrência de alguns problemas e, ainda, melhorar a saúde das pessoas. Pense nisso!

E aí, gostou do nosso artigo? O que achou das dicas sobre as vantagens do uso de aparelhos auditivos? Ficou interessado ou tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com nossos consultores que eles terão prazer em atender você!

Compartilhar este Artigo