Entenda o que é o remédio Cerumin e quando ele deve ser usado

Aparelhos Auditivos

O remédio Cerumin é uma solução ontológica com ingredientes que promovem a limpeza da cera do ouvido. O medicamento elimina os fungos e desinfeta a secreção dos ouvidos.

No entanto, para utilizar o Cerumin, é importante contar com a orientação de um médico. Tentar realizar a limpeza por conta própria pode trazer inúmeros problemas. Isso porque ao inserir qualquer objeto no ouvido, a pessoa pode causar ferimentos, provocar infecções ou, até mesmo, perfurar a membrana do tímpano.

Quer entender melhor o que é e quando utilizar esse medicamento? Acompanhe a seguir e confira!

O que é e para que serve o remédio Cerumin?

O Cerumin é um remédio à base de hidroxiquinolina e trolamina, substâncias que ajudam a remover a secreção em excesso do ouvido. A solução deve ser utilizada exclusivamente nos ouvidos, pois o contato com os olhos e a pele pode causar irritações.

Como qualquer outro medicamento, a aplicação de Cerumin pode ocasionar reações indesejáveis nos pacientes, como dermatite e sensibilidade. Por isso, é sempre importante consultar um médico ou farmacêutico antes de utilizar o remédio.

Basicamente, o Cerumin funciona de forma eficiente para a limpeza dos ouvidos, sendo recomendado para pessoas que apresentam uma produção alta de cera ou de resíduos na região. Sem uma boa higienização, o paciente pode ter diversos prejuízos, sobretudo no funcionamento da audição.

Assim, o Cerumin auxilia no processo de lavagem, uma vez que o medicamento amolece a cera e facilita a limpeza profunda, que deve ser sempre realizada em consultório médico. Após alguns dias da aplicação do remédio, a pessoa pode fazer a remoção de cerume tranquilamente, sem sofrer nenhum dano no canal auditivo.

Como o medicamento funciona e para quais casos é indicado?

Os componentes ativos do Cerumim são responsáveis por solubilizar a cera dos ouvidos e atuam também como fungistático e desinfetante. A fórmula do medicamento é capaz de saponificar a região, ou seja, realizar a limpeza da secreção.

Antes de usar o Cerumin, é importante verificar o nome no rótulo do remédio e se não há sinais de violação ou danificações do frasco. Ele já vem pronto para o uso e deve ser aplicado exclusivamente nos ouvidos, uma vez que não há indícios de segurança do Cerumin por outras vias de administração.

A aplicação deve ser realizada com a pessoa deitada, mas com o cuidado de manter o ouvido afetado para cima. É essencial manter essa posição por, no mínimo, 5 minutos para facilitar a penetração do medicamento. Em alguns casos, pode haver saída ou refluxo do produto após a aplicação, no entanto, a situação é comum e bastante natural.

A dose indicada é de 5 gotas em cada ouvido afetado, 3 vezes ao dia, com intervalo de aproximadamente 8 horas entre cada dose. Após utilizar a solução, é importante fechar bem o frasco. Caso os sintomas não desapareçam, é fundamental buscar orientação de um médico ou de um farmacêutico.

O remédio Cerumin é contraindicado para quem apresenta sensibilidade aos componentes da fórmula. Além disso, mulheres grávidas e crianças não devem utilizar o produto sem orientação médica em nenhuma hipótese. Pacientes com quadro de insuficiência renal ou hepática também devem evitar utilizar o Cerumin.

Quais são os cuidados que se deve ter com o remédio Cerumin?

Quais são os cuidados que se deve ter com o remédio Cerumin?

Existe uma série de cuidados que se deve ter ao realizar a aplicação do Cerumin nos ouvidos. O primeiro deles é evitar ao máximo utilizar o produto em conjunto com outro medicamento antes da remoção do excesso de cera no ouvido.

Ainda, é preciso ter um cuidado extra no momento da aplicação, e em casos de contato com a pele ou os olhos, é importante lavar a região com água em abundância. Caso a solução caia acidentalmente no nariz, pode haver irritação da mucosa nasal e, nessa situação, é necessário lavar imediatamente as narinas com água.

Além disso, se o paciente se esquecer de tomar uma dose, o remédio deve ser aplicado o quanto antes. Caso esteja próximo do horário da próxima, o indicado é ignorar a esquecida e voltar ao cronograma regular.

O Cerumin deve ser armazenado em temperatura ambiente, entre 15 e 30ºC, e jamais pode ser utilizado com prazo de validade vencido. O ideal é guardar o medicamento dentro da embalagem original e realizar a aplicação do produto em até 28 dias após aberto.

Em caso de superdose, o remédio deve escorrer pela orelha. Na hipótese de o paciente ter utilizado uma grande quantidade de Cerumin de uma só vez, é necessário buscar por um pronto-socorro rapidamente para ter maiores orientações médicas.

Qual a importância de limpar os ouvidos?

O aparelho auditivo é estruturado de maneira a evitar qualquer tipo de líquido ou resíduo estranho. A cera presente no ouvido externo dificulta a passagem de água e protege as estruturas internas da região.

Caso a higienização dos ouvidos não seja feita da forma adequada, o paciente pode ter inúmeros problemas graves e complicações. Otite, dores, infecções, perda auditiva e, até mesmo, surdez definitiva podem ocorrer por conta da proliferação de fungos e bactérias. Para evitar esse tipo de situação, vale a pena sempre se consultar com um fonoaudiólogo assim que a pessoa sentir qualquer incômodo.

A limpeza do ouvido, nesse sentido, ajuda a proteger a cavidade auditiva, mas o procedimento deve, em todo caso, ser realizado por médicos especializados. Isso porque a lavagem da região pode causar ferimentos e prejudicar gravemente a audição. A cera presente no ouvido é totalmente natural e exerce algumas funções essenciais: atua contra infecções, lubrifica o conduto auditivo e funciona como barreira protetora contra partículas estranhas e microrganismos.

Muitas pessoas não sabem, mas o ouvido é um órgão autolimpante, ou seja, a cera que sai é um processo normal do organismo. Isso não significa que a região está entupida ou suja, mas sim que a pele está crescendo conforme o esperado, de dentro para fora.

O que não é comum é a produção de cera em excesso, que atrapalha a audição. Nesse caso, o remédio Cerumin é altamente indicado para realizar a limpeza e manter o equilíbrio da barreira protetora natural dos ouvidos.

Gostou do conteúdo? Acredita que essas informações podem ajudar mais pessoas? Então compartilhe o post nas redes sociais!

Deixe um Comentário