Se você já se perguntou por que algumas pessoas pegam no sono com mais rapidez quando são expostas ao volume moderado da televisão ou ao barulho do ar-condicionado ligado, saiba que isso acontece por conta de um fenômeno chamado de ruído branco. Neste post, você vai entender como ele funciona, como é gerado, seus riscos e benefícios.
O ruído branco é apenas uma das categorias que fazem parte das “cores de ruídos”, que também envolvem o rosa, vermelho, marrom e muitos outros. Eles são divididos com base nas suas mudanças nas frequências de ondas presentem no som. A grande diferença do branco é que ele apresenta todas as frequências na mesma potência.
Mas por que isso facilita a tarefa de pegar no sono? Existem outros benefícios do ruído branco? Reunimos respostas para essas e outras dúvidas. Confira logo abaixo.
O que é ruído branco?
Ruído branco, que também é chamado de “white noise”, é capaz de mascarar sons que geralmente dificultam a concentração e o sono. Isso acontece porque as frequências na mesma potência do ruído branco bloqueiam sonos com frequências que variam muito de intensidade, como barulhos de carro e latidos de cachorro.
O termo “branco” faz referência à composição da luz branca, uma luz monocromática que reflete todas as outras. Portanto, o ruído branco é um som regular, que cativa a atenção das pessoas sem exigir muita concentração e tende a acalmar o cérebro, o que explica o fato de que muitas delas pegam no sono quando são expostas a ele.
No sistema auditivo humano, o ruído branco ajuda na ativação das células ciliadas, responsáveis por captar a frequência do som. Com o envelhecimento, as células ciliadas começam a falhar; por isso, esse tipo de ruído é um grande aliado no caso de pessoas idosas.
O ruído branco pode ser prejudicial à saúde?
Apesar de ter ganhado fama, o ruído branco ainda não tem sua efetividade totalmente comprovada pelos estudos científicos. Mas, hoje, a comunidade de neurociência já sabe que, por muito tempo, esse tipo de ruído pode ser prejudicial à saúde.
A exposição frequente ao ruído branco gera a atividade permanente das células ciliadas, o que demanda mais cuidados para recuperar qualquer dano causado nessa região do sistema auditivo. Portanto, a recomendação é usá-lo com moderação. Veja a seguir algumas dicas que separamos para você.
Como usar o ruído branco positivamente?
Como você conferiu até aqui, esse tipo de ruído pode ser um auxílio no seu dia a dia. A boa notícia é que existem várias tecnologias que podem ajudar você a usar o ruído branco em tarefas de rotina ou para melhorar a qualidade do sono.
Se você deseja fazer uma leitura, um cálculo ou qualquer outra tarefa que exija o mínimo de contração, mas sons do ambiente estão atrapalhando, consulte o site SimplyNoise ou faça uma busca no mercado de aplicativos do PlayStore ou IOS por ferramentas de ruído branco.
O primeiro site é um gerador gratuito de ruídos brancos; nos mercados de aplicativos, há uma infinidade de apps que podem ser úteis.
Vale ressaltar que o ruído branco não é uma fórmula para todos os problemas. Por exemplo, para pacientes com apneia (interrupção na respiração durante o sono), o ruído não ajuda. Se você tem problemas frequentes com insônia ou outro distúrbio do sono, a melhor recomendação é criar uma rotina para ter noites estáveis, além de procurar uma consulta médica.
Gostou do conteúdo? Aproveite para assinar a newsletter da A&R: cadastre-se para receber nossas informações exclusivas sobre saúde auditiva na sua caixa de e-mail.