Ruído branco: o que é?

Aparelhos Auditivos

Se você já se perguntou por que algumas pessoas pegam no sono com mais rapidez quando são expostas ao volume moderado da televisão ou ao barulho do ar-condicionado ligado, saiba que isso acontece por conta de um fenômeno chamado de ruído branco. Neste post, você vai entender como ele funciona, como é gerado, seus riscos e benefícios.

O ruído branco é apenas uma das categorias que fazem parte das “cores de ruídos”, que também envolvem o rosa, vermelho, marrom e muitos outros. Eles são divididos com base nas suas mudanças nas frequências de ondas presentem no som. A grande diferença do branco é que ele apresenta todas as frequências na mesma potência.

Mas por que isso facilita a tarefa de pegar no sono? Existem outros benefícios do ruído branco? Reunimos respostas para essas e outras dúvidas. Confira logo abaixo.

O que é ruído branco?

Ruído branco, que também é chamado de “white noise”, é capaz de mascarar sons que geralmente dificultam a concentração e o sono. Isso acontece porque as frequências na mesma potência do ruído branco bloqueiam sonos com frequências que variam muito de intensidade, como barulhos de carro e latidos de cachorro.

O termo “branco” faz referência à composição da luz branca, uma luz monocromática que reflete todas as outras. Portanto, o ruído branco é um som regular, que cativa a atenção das pessoas sem exigir muita concentração e tende a acalmar o cérebro, o que explica o fato de que muitas delas pegam no sono quando são expostas a ele.

No sistema auditivo humano, o ruído branco ajuda na ativação das células ciliadas, responsáveis por captar a frequência do som. Com o envelhecimento, as células ciliadas começam a falhar; por isso, esse tipo de ruído é um grande aliado no caso de pessoas idosas.

O ruído branco pode ser prejudicial à saúde?

O ruído branco pode ser prejudicial à saúde?

Apesar de ter ganhado fama, o ruído branco ainda não tem sua efetividade totalmente comprovada pelos estudos científicos. Mas, hoje, a comunidade de neurociência já sabe que, por muito tempo, esse tipo de ruído pode ser prejudicial à saúde.

A exposição frequente ao ruído branco gera a atividade permanente das células ciliadas, o que demanda mais cuidados para recuperar qualquer dano causado nessa região do sistema auditivo. Portanto, a recomendação é usá-lo com moderação. Veja a seguir algumas dicas que separamos para você.

Como usar o ruído branco positivamente?

Como você conferiu até aqui, esse tipo de ruído pode ser um auxílio no seu dia a dia. A boa notícia é que existem várias tecnologias que podem ajudar você a usar o ruído branco em tarefas de rotina ou para melhorar a qualidade do sono.

Se você deseja fazer uma leitura, um cálculo ou qualquer outra tarefa que exija o mínimo de contração, mas sons do ambiente estão atrapalhando, consulte o site SimplyNoise ou faça uma busca no mercado de aplicativos do PlayStore ou IOS por ferramentas de ruído branco.

O primeiro site é um gerador gratuito de ruídos brancos; nos mercados de aplicativos, há uma infinidade de apps que podem ser úteis.

Vale ressaltar que o ruído branco não é uma fórmula para todos os problemas. Por exemplo, para pacientes com apneia (interrupção na respiração durante o sono), o ruído não ajuda. Se você tem problemas frequentes com insônia ou outro distúrbio do sono, a melhor recomendação é criar uma rotina para ter noites estáveis, além de procurar uma consulta médica.

Gostou do conteúdo? Aproveite para assinar a newsletter da A&R: cadastre-se para receber nossas informações exclusivas sobre saúde auditiva na sua caixa de e-mail.

Deixe um Comentário