Tecnologia e idosos: mais qualidade de vida na terceira idade

Aparelhos Auditivos

A tecnologia e idosos estão cada vez mais conectados. Isso porque a tecnologia tem melhorado a qualidade de vida da terceira idade, fazendo com que eles se sintam mais informados, jovens e enriquecidos. Nesse sentido, ela deve fazer parte do dia a dia dos idosos.

Além disso, a tecnologia os tornam mais independentes, facilitando suas rotinas, sem precisar ficar pedindo auxílio para filhos e netos para realizarem alguma atividade.

Este artigo mostrará a você como a tecnologia pode beneficiar a vida na terceira idade, melhorando os seus relacionamentos sociais e autonomia. Acompanhe!

Tecnologia e idosos: como a tecnologia melhora a qualidade de vida da terceira idade?

A tecnologia melhora a qualidade de vida dos idosos em vários sentidos. A seguir, mostramos as áreas que mais são beneficiadas. Confira!

Comunicação

A maioria dos idosos preferem ter o seu espaço, pois eles não gostam de incomodar seus entes queridos por qualquer motivo. Nesse momento, a tecnologia aparece como uma solução eficaz para melhorar a comunicação na terceira idade.

Atualmente, o mercado oferece diversos produtos que facilitam a troca de informações entre as pessoas. Um bom exemplo disso são as pulseiras e colares de teleassistência, as quais ajudam os idosos em situações de emergência.

Ao adquiri-la, um equipamento é instalado na residência do idoso, o qual estará conectado a um telefone fixo. Caso ele tenha alguma emergência, apenas precisará apertar o botão da pulseira ou pingente.

Feito isso, a Central de Atendimento faz o contato com o idoso por meio de viva voz. Se, porventura, o idoso não conseguir falar, a central entra em contato imediatamente com os familiares que estão cadastrados no sistema.

Vida social

Recentes estudos indicam que a internet reduz a depressão na terceira idade. Os idosos sofrem dessa doença por se sentirem sozinhos e por não terem com quem conversar. Assim, eles começam a se sentir tristes e desenvolvem a doença.

Nesse momento, é importante fazer com que os idosos tenham acesso à internet para usufruir da tecnologia que ela oferece. As redes sociais, por exemplo, são excelentes canais de comunicação que melhoram a vida social das pessoas.

Para os idosos que têm mais dificuldade em usar smartphones, podem usar o recurso de áudio do WhatsApp, que facilita a comunicação e o relacionamento com amigos e familiares.

Saúde

Hoje em dia, a tecnologia tem contribuído muito para aproximar o médico e o paciente. Isso é possível em virtude de dispositivos que permitem que os médicos monitorem os idosos remotamente.

Além disso, também é possível contar com camas inteligentes, as quais conseguem monitorar os sinais vitais do paciente e enviar as informações necessárias para o profissional responsável via internet.

Os próprios smartphones podem ser programados para lembrar os idosos do horário da sua medicação ou outras tarefas importantes da sua rotina.

Mobilidade

A tecnologia também auxilia na mobilidade dos idosos, diminuindo — em grande escala — os riscos de acidentes. Um grande exemplo disso são os walkers remotos, os quais vão até o idoso quando são chamados, fazendo com que não seja mais necessário a pessoa ter que se dirigir até o seu caminhante — uma das principais causas de quedas.

Esses aparelhos contam com sensores que são responsáveis por desviar obstáculos, proporcionando mais segurança aos idosos. Também tem os bastões inteligentes que detectam perigos e emitem alerta para evitar acidentes.

Para os idosos que têm problemas de visão, existem guias eletrônicos que avisam não apenas os obstáculos que estão no chão, mas os que estão acima da sua cintura também, como prateleiras, placas etc.

Independência

A relação entre tecnologia e idosos faz com que eles se tornem mais independentes. Isso porque eles conseguem realizar suas atividades diárias sem a ajuda dos familiares ou cuidadores.

Além disso, eles terão mais autonomia para resolver seus problemas rotineiros, e isso fará com que eles sintam-se mais motivados para contribuir com qualquer tratamento que estejam fazendo.

Ninguém gosta de depender dos outros, não é mesmo? Quando isso acontece, os idosos ficam desmotivados, pois acham que são um “peso” para as pessoas que os estão ajudando. Com a tecnologia, isso tudo pode ser eliminado, pois a independência proporcionará uma melhor qualidade de vida.

Qual é o papel da tecnologia assistiva?

A tecnologia assistiva tem como principal objetivo proporcionar aos idosos autonomia e incluí-los na sociedade da melhor maneira possível. Ela reduz o impacto da disfunção física, tendo em vista que, à medida que envelhecemos, nossas habilidades funcionais tendem a ficar comprometidas, prejudicando a execução de atividades rotineiras, como escrever, andar, comer etc.

Podemos entender como tecnologia assistiva as funcionalidades como tapetes antiderrapantes, andadores, bengalas ou qualquer outro objeto que contribua para a adaptação do idoso.

O uso da tecnologia assistiva melhora a autoestima na terceira idade, previne acidentes que podem ocasionar graves fraturas, diminuindo as chances de internação hospitalar.

Quais são os tipos de tecnologia que estão revolucionando a vida dos idosos?

A tecnologia tem evoluído constantemente e algumas delas têm revolucionado a vida dos idosos, proporcionando a liberdade que eles desejam para poderem fazer as atividades que sempre fizeram, sem depender de terceiros para concluí-las.

Nesse sentido, cada dia, a comodidade que a tecnologia oferece tem se feito mais presente na vida dos idosos. Um exemplo disso são os sensores de quedas, que são aparelhos desenvolvidos para detectar, em tempo real, quedas. Eles solicitam ajuda à vítima, a qual pode não ter condições de solicitar o socorro imediato.

Olhando para os idosos que sofrem com a perda auditiva, também é possível ter acesso a aparelhos auditivos de última geração, os quais podem ajudar a reverter a perda da audição e ter uma melhor qualidade de vida.

Quais os benefícios da tecnologia para a terceira idade?

A tecnologia ajuda os idosos a se manterem mentalmente ativos, permitindo que eles fujam da solidão, oferecendo atividades simples que podem trazer uma sensação de bem-estar, como conversar com outras pessoas, ler, jogar, se manter informado etc.

Idosos que fazem proveito da tecnologia diariamente reduzem os riscos de desenvolverem doenças relacionadas à mente, como o Alzheimer, pois esse tipo de atividade restaura a saúde das células neurais, melhorando a qualidade de vida.

Como você pode perceber, a tecnologia e idosos podem se relacionar de uma maneira sadia, fazendo com que a pessoa possa melhorar seu convívio social, ser mais independente, e o melhor, consiga se sentir mais jovem, diminuindo os riscos de desenvolver doenças como a depressão e ansiedade.

Agora que você já conheceu a importância da tecnologia na terceira idade, é hora de descobrir como melhorar a qualidade de vida do idoso com a perda de audição.

Deixe um Comentário