Tecnologia em aparelhos auditivos: conheça as principais revoluções

Tecnologia em aparelhos auditivos: conheça as principais revoluções

Conforme a idade chega, é comum nos depararmos com problemas de saúde. No caso dos idosos, a surdez, problemas cardíacos e de locomoção são os mais frequentes. Mas isso não significa que eles precisam abrir mão da qualidade de vida!

Só no Brasil, quase 30 milhões de pessoas têm algum nível de perda auditiva. Portanto, diversas empresas de tecnologia têm investido em pesquisas e no desenvolvimento de dispositivos para melhorar a saúde dos idosos. Esse campo de estudos ganhou até um nome: gerontecnologia.

Um exemplo de como essa área tem crescido está no aumento da oferta de sistemas de emergência. Eles permitem que idosos entrem em contato com um serviço médico apenas com o apertar de um botão. Além desse tipo de inovação, as pesquisas também têm melhorado a tecnologia em aparelhos auditivos, com opções mais discretas e até à prova d’água.

Neste artigo você vai conhecer as principais novidades tecnológicas no mercado de aparelhos auditivos e entender como elas podem aumentar a satisfação dos idosos que precisam dos dispositivos. Acompanhe!

Tecnologia Bluetooth

Se você tem pais idosos que estão começando a apresentar deficiência auditiva ou surdez, é provável que eles já tenham encontrado problemas enquanto falavam ao telefone, assistiam televisão ou ouviam o rádio.

Com a tecnologia Bluetooth é possível fazer uma ligação direta entre o aparelho auditivo, a TV e o celular. Geralmente, essas opções, como o Pure BT, oferecem um aplicativo ou acessório para gerenciar a conexão, volume, entre outras funções.

É importante lembrar que para o aparelho auditivo trazer bons resultados deve-se fazer um acompanhamento do programa do paciente com fonoaudiólogos. As melhores empresas, como a A&R, fornecem diversos serviços junto à venda do aparelho.

Exemplos de serviços oferecidos são: identificação do melhor aparelho, permissão para acompanhamento da adaptação, experiência domiciliar, programa de benefícios com avaliações e ajustes regulares.

Aparelhos auditivos recarregáveis

Um dos principais incômodos de idosos que utilizam aparelhos à base de baterias é fazer a troca. Como elas são bastante pequenas, o procedimento pode ser trabalhoso e até constrangedor, já que a coordenação motora tende a ficar a ruim.

Com os aparelhos recarregáveis você evita esse trabalho e ainda diminui o desperdício de baterias. O modelo de aparelho auditivo Cellion da Siemens possuiu uma bateria  que pode ser  recarregada a qualquer momento, até mesmo dentro do carro. Com 2 horas de carga já funciona durante todo o dia e com apenas 5 horas, funcionará por 24 horas sem novo carregamento. Além disso realiza a retirada da umidade dos aparelhos, o que aumenta a sua vida útil.

Aplicativos

Com o desenvolvimento de novas ferramentas as fabricantes puderam deixar os aparelhos auditivos ainda mais discretos. Em modelos mais antigos, eram necessários alguns botões para fazer o controle de volume e programas. Agora é possível configurar tudo isso por aplicativos.

A Siemens tem uma ferramenta gratuita: o touchControl, que pode ser instalado em celulares com Android, iOS e que serve para diversos modelos da marca.

Diminuição de ruídos

O desenvolvimento da tecnologia em aparelhos auditivos também traz mais qualidade para o som. Para ouvir melhor, quem tem problemas de audição não deve apenas aumentar o volume do som ambiente. Se isso for feito, alguns ruídos podem atrapalhar a compreensão da voz das pessoas.

Os aparelhos mais modernos oferecem funções que “filtram” esses ruídos. Assim, o indivíduo consegue focar em ouvir o que realmente importa. Isso faz diferença quando há muito barulho!

Controle remoto

Caso o paciente não tenha intimidade com smartphones, é possível controlar o volume e demais funções de outra maneira. Em alguns aparelhos mais modernos, existe uma compatibilidade como o easyPocket, o controle remoto que permite realizar a troca de programas e visualizar o nível da bateria.  

Aparelhos à prova d’água

A resistência à umidade e ao suor e a possibilidade de nadar com os aparelhos auditivos são algumas das preocupações de quem transpira muito, vive em cidades úmidas ou faz natação. Hoje, a tecnologia avançou e existem diversos aparelhos que resistem a essas condições.

Apesar de serem mais caros e nem sempre fáceis de achar, algumas marcas também oferecem aparelhos que continuam funcionando mesmo após terem sido submersos em água.

É importante, no entanto, ficar atento à diferença entre os aparelhos que são apenas resistentes e aqueles que realmente oferecem proteção contra a água. Para qualquer modelo ser considerado resistente à entrada de algum produto, ele deve ter uma certificação da Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC, na sigla em inglês).

A certificação da IEC considera a entrada de resíduos sólidos e de água em uma escala que vai de 0 a 6 e de 0 a 9, respectivamente. Esses números vêm após a sigla IP.

Um aparelho auditivo com a certificação IP57 até permite alguma entrada de pó, mas sem prejudicar seu funcionamento. Também passou em testes de imersão em água a 1 metro de profundidade, durante 30 minutos.

Se os seus pais correm o risco de entrar com o aparelho no banho, suam muito ou gostam de nadar, seja por esporte ou como lazer na hora de brincar com as crianças na água, verifique a classificação de proteção. Muitas vezes a embalagem do produto pode dizer uma coisa, mas a resistência real você só saberá ao identificar os números do código IP.

Dependendo das necessidades dos idosos com os quais você convive, avalie os recursos tecnológicos que podem fazer diferença no dia a dia deles. Seria a tecnologia Bluetooth, o controle remoto, a resistência à água? Ao identificar a melhor opção, fica mais fácil demonstrar como esses aparelhos realmente trazem vantagens.

Isso pode ajudar a convencer pais idosos que têm problemas de audição, mas ainda não acreditam que seja a hora de comprar um aparelho auditivo.

Agora você já conhece algumas das inovações do mercado quando o assunto é tecnologia em aparelhos auditivos. Como em muitas áreas, o desenvolvimento desses produtos serve para trazer qualidade vida! Por isso, pesquise sobre os modelos que mais atendem suas necessidades e procure empresas que ofereçam serviços além da venda do item.

Ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre as funcionalidades e opções de aparelhos auditivos? Então, entre em contato com a A&R Aparelhos Auditivos e conheça nossos produtos e serviços!

Compartilhar este Artigo