Terapia Notch: conheça o tratamento para zumbido no ouvido

Terapia Notch: conheça o tratamento para zumbido no ouvido

O tratamento para zumbido no ouvido é extremamente importante para oferecer ao paciente uma melhor qualidade de vida. No entanto, vale ressaltar que o zumbido é um sintoma comum da perda auditiva e não uma doença, mas isso não significa que o paciente não deve procurar ajuda.

Levando isso em consideração, escrevemos este artigo para apresentar a você a Terapia Notch, que tem oferecido diversos benefícios aos pacientes em relação ao desconforto que o zumbido no ouvido causa. Continue a leitura para entender mais sobre ela!

O que é e o que pode causar zumbido no ouvido?

O zumbido é um som percebido no ouvido sem uma fonte sonora. Existem várias causas do zumbido, as quais são investigadas por uma equipe multidisciplinar. Essa equipe começa com o otorrino que, na análise clínica, avaliará fisicamente o paciente e pedirá alguns exames para diagnosticar a causa.

Hoje em dia, o que é muito comum são pacientes com perda de audição e zumbido. Na perda de audição, é normal a alteração gerar o zumbido, porque temos, na parte interna do ouvido, as células que perdem a mobilidade com o tempo. Como as informações sonoras chegam pelo nervo auditivo no cérebro, essa falta de informação em nível central acaba causando o zumbido no paciente.

Muitos pacientes acham que o zumbido é no ouvido, mas ele é em nível central. É por isso que a atuação do fonoaudiólogo vem depois que o médico otorrinolaringologista faz todo o levantamento do exame físico e da parte de exames clínicos do paciente.

O que é a terapia Notch?

A terapia Notch tem como objetivo reduzir os efeitos do zumbido e até mesmo é capaz de fazer com que eles desapareçam. Esse tratamento é feito da seguinte forma: em nível central, aquela região no cérebro que não está recebendo informação começa a dar estímulos para que as regiões vizinhas consigam suprir a falta de informação naquela outra região.

A Terapia Notch vai conseguir eliminar essa frequência para que as outras duas frequências, anterior e posterior, não sintam a necessidade de compensar. Feito isso, não é gerado mais zumbido em nível central.

Mesmo com o tratamento, o paciente precisa utilizar o aparelho por causa da audição, mas a melhora do zumbido é bem perceptível. A A&R Aparelhos Auditivos, por exemplo, tem casos em que o zumbido já desapareceu.

Diferencial da Terapia Notch

Hoje, A&R conta com uma equipe de fonoaudiólogos totalmente treinados e engajados nessa questão do zumbido e a Terapia Notch veio para acrescentar resultados positivos para o paciente que precisa de um alívio para esse incômodo.

Como dito, o zumbido não é uma doença, é um sintoma de que alguma coisa no organismo não está legal, e a A&R, com toda a sua equipe multidisciplinar, consegue tratar cada vez melhor esse problema do paciente.

Além disso, eles realizam todo o acompanhamento, isso porque a terapia não é simplesmente receber o paciente, colocar o aparelho e ligar a terapia, é preciso oferecer ao paciente aconselhamentos, orientações, sessões de terapia fonoaudiológica voltada para o tratamento do zumbido, enfim, a empresa tem todo um cuidado por trás desse serviço.

Existem outras alternativas que tratam o zumbido. A A&R disponibiliza mais dois tipos de terapia para poder tratar esse problema. Hoje, eles recebem pacientes com perda e sem perda de audição. Aqueles que não têm perda de audição, muitas vezes, não colocam o aparelho auditivo somente com o gerador de som. Então, nesse momento, é oferecido a eles o gerador de som de mesa — que é um som que ele fica escutando constantemente para poder trabalhar em nível central o zumbido.

Nos casos em que os pacientes têm perda de audição é preciso avaliar como é o zumbido. Dependendo do resultado, o profissional pode acionar a Terapia Notch ou, então, ele pode acionar o gerador de som do aparelho auditivo sem ser Notch.

É importante ressaltar que a Terapia Notch é para um tipo específico de zumbido que o profissional tem que avaliar, e ele não tem som. O interessante dessa terapia é que não é emitido outro som no ouvido do paciente, ou seja, ela é silenciosa.

Como saber se o paciente pode realizar a terapia?

Todo tratamento que envolve saúde tem que ser com uma equipe multidisciplinar. Ao tratar do nosso tema — que é o zumbido —, é importante que o paciente não atropele as fases. Ele deve passar primeiro pelo otorrino, fazer o tratamento que esse profissional solicitar e, por fim, ir ao fonoaudiólogo. Depois de tudo isso é que será possível conseguir um sucesso no tratamento contra o zumbido.

No caso da A&R, por ser uma empresa renomada no mercado, muitos pacientes chegam até eles porque veem no site que ela é uma revenda de referência no tratamento do zumbido. Nesse momento, a equipe orienta o paciente sobre a necessidade de procurar um otorrino para depois realizar o tratamento.

Apenas temos que lembrar que a Terapia Notch só pode ser usada em paciente que tem perda de audição com um tipo específico de zumbido, por isso, é muito importante que o fonoaudiólogo avalie o paciente para saber se o melhor tratamento é a Notch.

Existe alguma empresa referência na reabilitação de pacientes com zumbido?

A A&R Aparelhos Auditivos é uma empresa especializada em reabilitação auditiva por meio da adaptação de aparelhos auditivos de alta tecnologia. Além disso, a empresa conta com profissionais altamente capacitados e apaixonados pelo que fazem. Seu principal objetivo é devolver a qualidade de vida para as pessoas que sofrem com algum grau de perda auditiva.

Os profissionais da A&R são muito bem orientados sobre a Terapia Notch, eles conhecem como o zumbido deve ser para direcionar o paciente para a terapia mais adequada para o seu caso.

Percebeu como o tratamento para zumbido no ouvido é eficiente? No entanto, não esqueça que alguns passos precisam ser seguidos antes de realizá-lo. Dessa forma, é possível ter resultados mais satisfatórios, os quais são capazes de melhorar a sua qualidade de vida.

Quer conhecer um pouco mais sobre essa terapia e outras soluções oferecidas pela A&R Aparelhos Auditivos? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Compartilhar este Artigo