Tampão para dormir: será que ele prejudica a audição?

Aparelhos Auditivos

Os ruídos em excesso podem ser um dos problemas mais comuns que influenciam, de forma negativa, o sono. O uso de tampão para dormir pode ser um grande aliado para quem tem dificuldade em relaxar devido ao barulho. Porém, existem alguns cuidados importantes a serem tomados na hora de escolher o modelo que mais atende às suas necessidades. Além disso, precisamos saber como usar o aparelho de maneira eficiente para não causarmos danos à nossa audição.

Saber escolher o protetor auricular mais adequado para o seu problema é muito importante para o seu bem-estar. Por isso, separamos, neste post, algumas das principais dúvidas sobre esses dispositivos. Continue lendo para saber mais!

O que são os tampões para dormir?

Os tampões para dormir são aparelhos introduzidos no canal auricular na hora de deitar. Seu objetivo é reduzir o ruído externo e evitar problemas de sono devido ao barulho. Como esses incômodos são comuns na terceira idade, frequentemente os tampões são utilizados por idosos para dormir melhor.

Devido a sua capacidade de reduzir o volume do som, os dispositivos são recomendados também para os momentos de estudos. Eles ajudam as pessoas a atingirem um maior grau de concentração para a prática de atividades que requerem maior foco. Os aparelhos são perfeitos para eliminar os ruídos de fundo e existem diversos modelos no mercado — desde os mais rígidos até os mais confortáveis.

Basicamente, existem dois tipos de protetores auriculares: os moldáveis (de silicone ou cera de parafina) ou os de espuma. A diferença entre os modelos é o nível de atenuação do som do ruído no ambiente em que a pessoa está. Normalmente, os de espuma são mais eficientes para a redução do barulho, além de serem mais comuns e baratos.

Os tampões para dormir podem prejudicar a audição?

Os tampões para dormir podem prejudicar a audição?

Embora hajam benefícios claros dos tampões, também existem algumas preocupações com o seu uso constante. A higiene é muito importante, afinal, o acúmulo de cerume pode causar infecção no ouvido ou perda gradativa da audição. Por isso, se o seu utensílio não for descartável, é importante tomar os cuidados necessários.

Para o seu maior conforto, é aconselhável escolher um modelo sob medida, pois as pessoas têm ouvidos diferentes. Existem, também, diferentes capacidades dos aparelhos; uns filtram certos tipos de ruídos e deixam passar outros.

Como escolher um bom tampão para dormir?

Antes de decidir sobre a compra, é importante saber que os utensílios apresentam várias características que diferenciam uns dos outros. Como já dissemos, existem vários modelos e de variados materiais disponíveis para lhe proporcionar uma maior comodidade.

A escolha do melhor depende de sua preferência em relação à durabilidade, ao conforto e à necessidade de manutenção. É importante salientar os modelos sob medida, que são pré-moldados aos ouvidos dos usuários e feitos em clínicas especializadas.

Quais os cuidados necessários ao utilizá-lo?

Os cuidados com o tampão para dormir são importantes para sua saúde e para a boa conservação do aparelho. Ele deve ser higienizado sempre após o uso e as mãos precisam estar limpas ao manuseá-lo para evitar a contaminação do protetor. Além dos cuidados com a higiene, existem outras observações importantes para o bom uso do seu aparelho:

  • segurá-lo sempre pela haste;
  • lavá-lo somente com sabão neutro;
  • secá-lo sempre à sombra, para não ressecá-lo;
  • guardá-lo em local fechado.

Vale lembrar que esses tipos de utensílio são de uso individual — ou seja, nunca devem ser compartilhados com outras pessoas.

O tampão para dormir é muito prático e seu uso poderá garantir uma ótima noite de sono. Para isso, basta saber escolher o modelo que melhor se adapta ao seu ouvido e ter alguns cuidados com seu uso. Dessa maneira, você garante que ele não será danificado no futuro e não trará a você problemas de audição.

E você, para que utiliza o tampão de ouvido? Deixe nos comentários para as pessoas conhecerem as diversas utilidades desses aparelhos!

Deixe um Comentário