Veja o que é memória auditiva e saiba como melhorá-la

Aparelhos Auditivos

Sabe quando alguém passa uma informação e você não presta total atenção, mas quando pede à pessoa para repetir o que disse, de repente, recorda-se do que foi dito antes que ela fale novamente? Esse é um exemplo da memória auditiva em ação.

Ela é responsável pela habilidade humana de ouvir o que foi falado, processar a mensagem e armazenar as informações transmitidas. Assim, está diretamente relacionada à forma como aprendemos e ao nosso desenvolvimento cognitivo.

Quer aprender mais sobre como funciona a memória auditiva? Então, acompanhe este artigo!

Como funciona a memória auditiva?

Sendo conhecida também como memória ecóica, ela é um registro da memória sensorial referente aos sons. A memória auditiva é processada pelo córtex pré-frontal e armazenada geralmente por um curto prazo, cerca de dois a quatro segundos.

Exemplos do uso da memória auditiva são quando nos lembramos do nome de alguém que acabamos de conhecer, repetimos um número de telefone que alguém acabou de nos informar ou nos lembramos da voz de algum familiar.

Como identificar uma boa memória auditiva?

Como identificar uma boa memória auditiva?

A memória auditiva tem grande relação com a qualidade de vida, pois está ligada à nossa capacidade de compreensão do mundo que nos cerca e das nossas interações sociais. Existem algumas maneiras de mensurar a qualidade da nossa memória auditiva, com o uso de alguns testes, como mostraremos a seguir.

Reconhecimento de padrões de sons

O objetivo desse teste é desenvolver o processamento auditivo por meio do reconhecimento de comandos não verbais. O material necessário é um apito e o tempo estimado para a realização é de 15 minutos. Com esse teste, avalia-se a capacidade de reconhecer o comando de uma ação a partir de um estímulo sonoro.

Para realizá-lo, os participantes devem ficar em fila, separados por uma distância de, pelo menos, um metro. Quando o apito soar uma vez, os participantes devem dar um passo à frente. Quando o apito soar duas vezes, os participantes devem dar um passo para trás. O participante que não conseguir captar e obedecer aos comandos estará fora do jogo.

Jogo do rio

Nesse teste, o objetivo é desenvolver o processamento auditivo aliado à orientação espacial, predominando a atenção e o reconhecimento de palavras. O material utilizado consiste em dois cartazes, um com a palavra “rio” e outro com a palavra “ribeira”, dispostos em forma de uma linha no chão, separando os espaços.

Ao ouvirem o animador dar os comandos, que serão aleatórios e alternados, os participantes devem se deslocar de uma linha a outra, saltando com os dois pés. Quem se enganar ou pisar na linha estará fora do jogo.

Teste do reconhecimento de vozes

O objetivo desse jogo é relacionar uma voz a uma pessoa. O material necessário é um pano para vendar os olhos dos participantes. Uma pessoa ficará no meio do círculo, cercada pelos demais participantes, e o animador caminhará do lado de fora.

O animador tocará em uma das pessoas que formam o círculo e quem for tocado deverá perguntar “quem é?”. A pessoa vendada dentro do círculo precisará adivinhar o nome do participante que falou. Caso erre, quem fez a pergunta ocupará o lugar no centro.

Como melhorar a memória auditiva?

Como melhorar a memória auditiva?

A qualidade da memória auditiva interfere no desenvolvimento cognitivo da criança e do indivíduo em geral, por isso é tão importante potencializar esse recurso a fim de evitar problemas de aprendizagem, socialização e comportamento, dificuldades com a linguagem e, até mesmo, demência, em idosos.

Há algumas dicas para melhorar a memória auditiva, como a técnica da viagem em pensamento, em que uma pessoa imagina um lugar para onde gostaria de viajar e um objeto que levaria. A partir disso, ela forma uma frase que os participantes memorizam, repetem e à qual acrescentam novas informações.

Como mostramos, a memória auditiva é de suma importância no desenvolvimento cognitivo do indivíduo, refletindo nas habilidades comportamentais, sociais e acadêmicas. Por isso, devemos buscar maneiras de desenvolvê-la, uma vez que ela tem um grande impacto em nossa saúde e qualidade de vida.

Gostou de aprender sobre memória auditiva neste artigo? Deseja receber mais dos nossos posts? Então, curta a nossa página no Facebook!

Deixe um Comentário