Entenda qual a importância de usar protetores auriculares

Aparelhos Auditivos

Os equipamentos de proteção individual ou EPIs são todos os dispositivos utilizados em atividades ocupacionais que possam oferecer riscos à saúde ou à segurança. Há diversos tipos de EPIs e a Lei nº 6.514/77 prevê a obrigatoriedade da sua utilização.

Portanto, trabalhadores da construção civil, mineradores, escavadores e outros profissionais que estão constantemente expostos a altos índices de ruídos devem contar com uma proteção adicional utilizando os protetores auriculares ao exercerem as suas atividades.

Continue lendo e entenda a porque é tão importante usar protetores auriculares.

Quais são os riscos ligados à falta de uso de protetores auriculares?

Quais são os riscos ligados à falta de uso de protetores auriculares?

Embora o seu uso seja obrigatório, muitos profissionais não utilizam ou usam incorretamente os equipamentos de proteção individual. O mau uso dos protetores auriculares pode acarretar alguns problemas, prejudicando principalmente a saúde auditiva. Confira, a seguir, os riscos da falta de utilização desse equipamento.

Perda gradativa da audição

O principal dano causado pela exposição constante a altos níveis de ruídos sem usar os protetores auriculares é a perda auditiva. Ela afeta a qualidade de vida do profissional, que sofre com problemas de comunicação.

Alto nível de estresse

A exposição constante a ambientes barulhentos sem a proteção adequada pode afetar, até mesmo, a saúde mental e emocional do trabalhador, causando problemas de concentração, insônia e irritabilidade. Consequentemente, isso também prejudica a sua produtividade.

Problemas de saúde relacionados

Em longo prazo, a exposição a ruídos excessivos pode afetar a saúde ocasionando, também, outras doenças, como hipertensão, dores de cabeça frequentes e, até mesmo, problemas gástricos. Por isso, é importante tomar os devidos cuidados e utilizar a proteção apropriada.

Quais são os tipos de protetor auricular?

Quais são os tipos de protetor auricular?

Existem diversos tipos de protetores auriculares no mercado, fabricados em materiais variados. Mas, para serem eficazes, além de terem boa qualidade, devem ser utilizados corretamente. Veja alguns exemplos a seguir.

Protetor auricular de inserção moldável

Confeccionado em espuma e no formato de cone com topo arredondado, este tipo de protetor é inserido no canal auditivo, sendo descartado após o uso. A sua vantagem é que, por ser um material moldável, ele se ajusta ao ouvido e é bastante confortável.

Para utilizá-lo corretamente, é importante higienizar as mãos antes de colocá-lo e, em seguida, apertar e rolar o protetor entre os dedos para obter um diâmetro confortável. Por fim, ele deve ser inserido no canal auditivo, abrindo um pouco a boca para regular a pressão interna do ouvido e facilitar o uso.

Protetor auricular de inserção pré-moldado (tipo plugue)

Confeccionado em silicone, este modelo pode ser lavado e reutilizado, desde que observadas as normas de conservação do equipamento para evitar possíveis contaminações, uma vez que ele também é inserido no canal auditivo.

O modelo tipo plugue tem diversos tamanhos e vem em formato cônico. Para inseri-lo corretamente, o indicado é passar a mão por cima da cabeça de forma diagonal, puxando a ponta da orelha para trás para abrir mais o canal auditivo, o que facilita a inserção do protetor auricular.

Protetor auricular tipo concha

Este tipo de protetor é composto por duas conchas de plástico almofadadas ligadas por um arco que se encaixa na cabeça do indivíduo, protegendo a parte externa do ouvido e vedando-o por completo, oferecendo maior proteção e conforto.

Para utilizá-lo corretamente, adornos como brincos ou piercings devem ser retirados e cabelos longos devem ser presos, bastando encaixar a haste na cabeça e colocar as conchas almofadadas nos ouvidos de forma confortável.

Como você viu, existem diversos tipos de protetores auriculares que se adaptam às suas necessidades e preferências. O importante é não deixar de utilizar esse equipamento de proteção individual a fim de evitar riscos à saúde e danos à audição.

Na hora de escolher um bom protetor auricular, qual modelo você prefere? Deixe nos comentários!

Deixe um Comentário