A bateria para aparelhos auditivos é um fator fundamental que contribui para a boa experiência do usuário. Ao escolher baterias de qualidade e originais, será possível proporcionar à pessoa que sofre com a perda auditiva uma melhor qualidade de vida, pois, dessa forma, ela não terá problemas constantes com o seu aparelho.
Nos próximos tópicos, vamos explicar a você quais são os tipos de baterias para aparelhos auditivos existentes no mercado e, principalmente, vamos alertá-lo sobre a importância que há em adquirir produtos originais.
Para nos ajudar a trazer informações mais valiosas a você, convidamos a gerente de produtos e marketing da Signia no Brasil, Gisele Munhóes, para explicar melhor o assunto. Continue a leitura e confira!
Quais são os tipos de baterias de aparelhos auditivos?
Os selos identificam qual é o modelo de aparelho compatível com as baterias. Já as cores dos selos representam tamanhos diferentes, pois os encaixes não são semelhantes e variam de acordo com o modelo. Sendo assim, uma marca pode ter vários modelos, com tamanhos (e baterias) diferentes.
A diferença entre as baterias — que são desiguais fisicamente por tamanhos e cores — é que, quanto menor o tamanho da bateria, menor será o seu tempo de duração.
Por exemplo: o selo amarelo é 10 e vai servir para aparelhos bem pequenos, os mais invisíveis, que são disponibilizados pela Signia. Essa bateria tem um tempo de vida mais curto, justamente porque tem menos carga acoplada dentro dela.
Veja abaixo as estimativas de duração das baterias que existem no mercado:
- 675 (selo azul) — 15 a 20 dias;
- 13 (selo laranja) — 10 a 15 dias;
- 312 (selo marrom) — 7 a 10 dias;
- 10 (selo amarelo) — 4 a 6 dias (aparelhos bem pequenos, os mais invisíveis).
Quanto tempo dura a bateria?
Como você acabou de ver, o tempo de duração tem uma média, que depende do tamanho da bateria, mas ela também sofre impacto de vários outros fatores, como o volume do aparelho (que aumenta o consumo) e o tempo de duração durante o dia (o paciente que fica mais tempo acordado com ele na orelha consome mais). Ademais, quanto mais recursos disponíveis no aparelho, maior é o consumo da bateria.
É importante ressaltar que esse tempo médio de duração é bastante razoável para o tamanho que a bateria tem, isto é, não significa que ela dura pouco, mas sim que ela tem a duração compatível para um produto de alta qualidade.
Tenha em mente que, longe de significar um alto consumo, a duração das baterias é algo normal e, além disso, o preço delas é bastante acessível. Portanto, não se preocupe, já que você pode comprar packs de baterias e até mesmo trocar em casa.
Quais são as novidades do mercado?
A grande novidade é que, hoje, você pode encontrar uma geração de aparelhos que já não usa baterias. Justamente por conta desse alto consumo, entramos em uma era de aparelhos que contêm uma bateria de íon de lítio, que é embutida dentro do aparelho e funciona como uma bateria de celular, que pode ser recarregada enquanto o usuário dorme, com um carregador que vem junto com ela.
Esse lançamento não ocorre por acaso, afinal, contar com baterias de longa duração é um dos maiores desejos de quem usa aparelhos auditivos. Assim, ainda que nem todo aparelho conte com essa nova tecnologia e demande o uso de pilhas, a grande tendência são os aparelhos recarregáveis, que não precisam mais dessa troca constante de baterias, trazendo grande praticidade ao usuário.
Apesar de mais de uma marca disponibilizá-los no mercado, a Signia foi a primeira a oferecer esse tipo de produto — o qual já está disponível há mais de um ano. Além do atual modelo — o Cellion —, recentemente, foi lançado o Pure Charge&Go.
Qual é a importância do uso das baterias originais nos aparelhos auditivos?
Saber a procedência do produto garante que as baterias passaram por testes preliminares e não vão originar problemas, como vazamentos ou danos dentro do aparelho. Baterias são uma coisa em que precisamos confiar, então, tenha em mente que aquelas que são oferecidas pelos fabricantes passaram por testes e garantem o bom funcionamento do aparelho.
Como escolher a bateria para aparelhos auditivos com segurança?
A Signia é a fábrica, mas as baterias e aparelhos auditivos são vendidos em revendas exclusivas, as quais estão localizadas em várias regiões do Brasil. Desse modo, o ideal é sempre manter o contato com elas para realizar a compra dos acessórios e baterias originais.
A A&R, por exemplo, é revendedor exclusivo da Signia em Belo Horizonte, pois é uma empresa que transmite muita confiança e, por isso, a fábrica confia a ela essa certificação. Escolhendo o revendedor autorizado, você pode ficar tranquilo(a), pois a aquisição de um produto de qualidade é garantida, tanto dos aparelhos auditivos quanto das baterias.
Quais os riscos de não comprar baterias originais?
Os riscos de comprar baterias que não são originais são vários. No entanto, as chances de ocorrerem vazamentos e danos são as mais comuns, como citamos há pouco.
Para não gerar transtornos desnecessários, tenha em mente que, quando falamos em danos, não estamos nos referindo a algum tipo de lesão no ouvido do usuário. O que ocorre é um estrago ou vazamento interno, ou seja, dentro do aparelho, fato que não coloca em risco a saúde do paciente. O pior que pode acontecer é a danificação do produto em si.
Como vimos neste post, os cuidados com os aparelhos auditivos podem ajudar a melhorar a experiência da pessoa que sofre com a deficiência auditiva. Sobretudo, é importante ter paciência e deixar claro para ela que é normal a bateria descarregar, e que não é preciso se preocupar com isso, pois a manutenção (troca) pode ser feita de maneira simples e rápida.
No entanto, algo que você precisa sempre levar em consideração é a procedência da bateria para aparelhos auditivos. Elas precisam ser originais, para não interferirem na motivação do usuário para seguir com o tratamento.
Entendeu a importância que há em adquirir uma bateria de qualidade e quer fazer essa aquisição de maneira segura? Entre em contato conosco para ter acesso às melhores opções do mercado!