Quais são os cuidados com aparelhos auditivos? Descubra aqui!

Quais são os cuidados com aparelhos auditivos? Descubra aqui!

Quais são os cuidados com aparelhos auditivos? Descubra aqui!

Os aparelhos para audição garantem que as pessoas que sofrem com qualquer grau de surdez voltem a ter uma boa qualidade de vida e independência. No entanto, determinados cuidados com aparelhos auditivos são fundamentais para que continuem funcionando corretamente e contribuam para o bem-estar do usuário.

Além disso, o zelo faz com que os dispositivos tenham maior durabilidade e vida útil, evitando manutenção e substituição de peças. Por esse motivo, explicaremos neste post como cuidar corretamente dos aparelhos para que, dessa forma, consigam oferecer todas as vantagens de seu uso. Então, continue com a leitura!

Conte com apoio profissional no período de adaptação

A adaptação a um aparelho auditivo é algo que varia de um paciente para outro. Afinal, cada pessoa apresenta uma série de necessidades particulares. É comum que a primeira experiência com o dispositivo apresente dificuldades.

Por esse motivo, é preciso o acompanhamento de um fonoaudiólogo, que é o profissional capacitado para fazer os devidos ajustes e programações. Não tente reprogramá-lo por conta própria porque isso pode prejudicar seu tratamento além de danificar o aparelho.

Além de ajudar com a programação, o profissional realiza ajustes caso o molde esteja machucando ou incomode, caso você esteja ouvindo zumbido, bem como auxilia na limpeza e nas conexões dos tubos. Portanto, não abra mão desse apoio. Somente assim sua adaptação será mais rápida, fácil e seu tratamento terá progresso.

Observe a maneira como você escuta utilizando o aparelho auditivo

Analise como você ouve com o dispositivo em diferentes situações: em casa, na rua, no trânsito, ao assistir TV, em meio a mais pessoas, no trabalho, dentre outras. Relate ao profissional que o acompanha no tratamento se há alguma dificuldade em determinadas circunstâncias. Somente dessa forma ele terá plenas condições de ajustar e programar corretamente seu aparelho para que atenda às suas necessidades.

Atente para a necessidade da troca de pilhas ou bateria

O dispositivo não apresenta a mesma qualidade de desempenho quando está com a pilha ou bateria fraca. Logo, é essencial realizar a troca sempre que for necessário. Vale ressaltar que é necessário utilizar somente o modelo de bateria ou pilha específicas para o aparelho auditivo.

Caso contrário, pode continuar apresentando o mesmo problema ou, até mesmo, ser danificado permanentemente. Vale lembrar que as pilhas devem ser retiradas e guardadas no estojo, caso o dispositivo não seja usado por algum tempo. Uma boa dica é sempre ter bateria ou pilhas reservas para evitar contratempos.

Limpe diariamente o aparelho auditivo

Faça diariamente a limpeza do seu aparelho conforme as instruções do fabricante (informações constantes no guia do usuário) e do fonoaudiólogo. O melhor é usar apenas um pano seco e macio para a higienização. Somente utilize água e sabão neutro se estritamente recomendado e se o modelo assim permitir, pois há moldes que podem deteriorar ao contato com a umidade. Álcool e detergentes podem danificar a parte eletrônica do dispositivo.

Proteja o aparelho auditivo contra a umidade

Proteja o aparelho auditivo contra a umidade

Mesmo que alguns aparelhos apresentem certa resistência à água, é imprescindível seguir as recomendações do fabricante com relação a isso. Em geral, a umidade excessiva danifica o dispositivo. Logo, é preciso removê-lo antes do banho, expor-se à chuva, nadar ou usar uma sauna.

Do mesmo modo, não é indicado deixar o aparelho no banheiro e nem utilizá-lo com os cabelos molhados. A transpiração também pode ser prejudicial ao dispositivo. Então, é importante secar dentro e fora da orelha com bastante frequência.

Ao se adaptar com o dispositivo, é comum que o paciente se esqueça de retirá-lo antes do banho. Por isso, proteger contra a umidade é um dos principais cuidados com aparelhos auditivos.

Faça a colocação do aparelho auditivo com cuidado

Ao colocar o aparelho, certifique-se de que está com as mãos bem limpas. Além disso, o ideal é que você esteja em um ambiente bem iluminado, próximo a uma mesa e com uma toalha ou almofada no colo. Outra opção é ficar sobre a cama ao colocá-lo. Assim, caso o dispositivo caia durante sua acomodação na orelha, não será danificado.

Não coloque o dispositivo com pressa. Do contrário, sua má colocação causará incômodos e correrá o risco de sofrer quedas ou outros incidentes.

Armazene corretamente seu aparelho auditivo

Os mesmos cuidados na colocação são necessários em sua retirada. Lembre-se de armazenar seu dispositivo somente em sua embalagem original, mantendo-a em um local seco e bem arejado, longe do acesso de crianças e animais domésticos. Ainda, não esqueça de retirá-lo sempre que for dormir. Isso evita desconfortos e danos ao dispositivo.

Mantenha os reparos do aparelho em dia

Leve seus aparelhos auditivos para manutenções e revisões regularmente. Essa atitude é fundamental para manter o bom desempenho e vida útil do dispositivo. Nunca tente abri-lo sozinho, especialmente com objetos pontiagudos. Afinal, eles são muito sensíveis e delicados. Sendo assim, qualquer manuseio errado pode danificá-los seriamente.

Além de manter a manutenção em dia, também é essencial fazer visitas periódicas ao fonoaudiólogo para eventuais ajustes no aparelho e também para avaliar o progresso no tratamento de reabilitação auditiva.

Evite contato de maquiagem ou spray de cabelo com o aparelho auditivo

Antes de utilizar produtos como maquiagem, secador de cabelos, perfume, spray de cabelo ou similares, retire seu aparelho auditivo. As finas partículas desses itens podem obstruir a entrada do microfone e o botão de volume. Logo, mulheres com problemas na audição devem retirar o dispositivo ao frequentarem salões de beleza.

Cuidado com quedas e baques

É preciso ter cuidado com quedas e possíveis baques com o aparelho. Apesar de serem criados com uma certa resistência, para conseguirem suportar todas as tarefas do dia a dia do usuário, deixar os aparelhos caírem ou baterem em outras superfícies pode acabar danificando-o.

Cuide da bateria

É necessário, também, cuidar da bateria. Garanta que a bateria está sempre em um bom estado e, ao perceber que há necessidade, faça uma avaliação para, possivelmente, trocar a bateria para manter o bom funcionamento e aumentar a vida útil do aparelho.

Consulte seu otorrinolaringologista com regularidade

O acúmulo de cera no ouvido pode bloquear o som que vem do aparelho auditivo além de facilitar o depósito de sujeira no dispositivo. Por esse motivo, é necessário consultar um otorrinolaringologista com certa frequência a fim de manter seu canal auditivo sempre limpo e livre de impurezas.

Enfim, é de suma importância seguir uma rotina de cuidados com aparelhos auditivos para manter seu bom desempenho e aumentar sua vida útil. Ainda, evitará transtornos com manutenção e substituição de peças. Como você pode perceber, são procedimentos bem fáceis e que ocupam pouco tempo. Conservar bem os dispositivos para audição faz com que se mantenha a boa qualidade de vida e o bem-estar do usuário.

Gostou das nossas dicas de como cuidar corretamente dos aparelhos auditivos? Você os utiliza ou conhece alguém que utiliza? Então, entre em contato conosco agora mesmo e tenha mais informações!

Compartilhar este Artigo