Entenda o que é diplacusia e quais são as alternativas de tratamento

Aparelhos Auditivos

A diplacusia, também chamada de dupla audição, é um tipo de perda auditiva em que se ouve o mesmo som de formas distintas em cada um dos ouvidos. Ou seja, quem sofre desse problema pode escutar dois sons separados com sincronismo, timbre ou tom diferente. As causas desse tipo de lesão não são totalmente compreendidas. Contudo, alguns especialistas acreditam que a diplacusia possa estar relacionada com a perda auditiva unilateral (afeta apenas um ouvido) ou bilateral (afeta os dois ouvidos).

Quer entender melhor sobre a diplacusia? Então, continue conosco! Boa leitura!

Quais as principais causas de uma lesão coclear?

A lesão coclear, ou seja, na orelha interna, pode ser causada por diferentes fatores. Confira alguns deles a seguir!

Envelhecimento

Alguns casos de perda auditiva surgem de forma lenta e gradual, como um processo de envelhecimento. As pessoas que sofrem com esse problema, geralmente, conseguem ouvir uma conversa, mas apresentam dificuldades de entender quando existem alguns ruídos de fundo, como uma TV ou um rádio ligado.

Barulhos intensos no dia a dia

Quando uma pessoa se expõe a níveis altos de ruídos de forma prolongada, podem surgir problemas que levam a uma perda auditiva. Um exemplo é a lesão nas células ciliadas do ouvido interno, que acarreta uma redução da capacidade de captação e emissão de sons para o cérebro.

Ototoxicidade

Existem alguns medicamentos que ajudam a causar a perda auditiva de maneira rápida e gradual. Mesmo que seus efeitos sejam temporários, com o uso contínuo da medicação, é possível que o problema evolua e cause uma alteração permanente. Entre os tipos de medicamentos que podem levar a essa condição, estão: os antibióticos, os anti-inflamatórios, a aspirina e os remédios quimioterápicos.

Quais as alternativas de tratamento para diplacusia?

Quais as alternativas de tratamento para diplacusia?

Para tratar a diplacusia é possível remover o acúmulo de cera do ouvido, tratar infecções que existem no local, usar aparelhos auditivos, entre outros. O médico ainda pode realizar testes de mapeamento de sons, que permitem avaliar as características da diplacusia. Essa ferramenta costuma ser bastante útil na hora de realizar o diagnóstico da enfermidade e as indicações de tratamentos apropriados para o seu quadro clínico.

Para as pessoas que têm perdas auditivas leves, moderadas e severas, é possível fazer o tratamento com os aparelhos auditivos. Isso porque eles são dispositivos eletrônicos que amplificam os sons do ambiente e possibilitam que a pessoa consiga escutar melhor e interagir com amigos e familiares de forma mais fácil.

Assim que você perceber que está com um problema na audição, é preciso procurar um fonoaudiólogo. Esse profissional é responsável por realizar exames médicos e audiológicos que ajudam a identificar a raiz do problema e, assim, encontrar a melhor solução para o seu caso. Mas, não esqueça, o sucesso do tratamento da diplacusia vai depender das causas subjacentes. Ou seja, o médico vai verificar se há obstrução em suas cavidades auriculares ou se existem outras questões como ototoxicidade, barulhos intensos do dia a dia, hereditariedade, envelhecimento, etc.

Quer ficar por dentro de mais assuntos sobre perda auditiva? Então, não deixe de assinar nossa newsletter para receber os conteúdos diretamente no seu e-mail. Você não vai se arrepender!

Deixe um Comentário