O Som do Desconforto

O Som do Desconforto

Nosso mundo é cheio de sons.
São muitas risadas, músicas, ondas na praia, enfim, vivemos entre barulhos tão variados que esses passam a fazer parte de nossas vidas, como se fossem músicas para nossos ouvidos. Mas o que acontece quando um outro tipo de som de repente toma conta?

Zumbido
Aproximadamente 25% da população dos países industrializados já sofreram de ruídos sonoros desconfortáveis pelo menos uma vez na vida, sendo que de 10 a 20% sofrem cronicamente deste sintoma.
O zumbido nada mais é do que uma percepção de som na ausência de fonte sonora externa nos ouvidos, o que pode ser um indicativo de problemas no sistema de processamento do som.
É importante lembrar que pessoas que sofrem desse incômodo, geralmente, também têm dificuldades de audição, porém o zumbido pode estar relacionado a uma variedade de outras doenças.
Possíveis causas
Apesar de todas as pesquisas, as causas do zumbido dificilmente são identificadas. Na maioria dos casos, a origem desse desconforto não está clara e, por diversas vezes, trata-se de uma combinação de fatores. O certo é que uma investigação otorrinolaringológica profunda e meticulosa é sempre necessária.
Diagnóstico
Como o zumbido é percebido de modo diferente por cada pessoa, um diagnóstico preciso é essencial. O primeiro passo é determinar se o caso pode ser tratado por meio de medicamento ou não. Para isso, os especialistas devem realizar exames otorrinolaringológicos, odontológicos, ortodônticos e ortopédicos. Além disso, a intensidade e a frequência do zumbido podem ser determinadas por testes específicos e o exame de audição também pode revelar se existe uma perda auditiva associada.

Tratamento
Embora, atualmente, não haja uma cura para a maioria dos casos de zumbido, existem modos de aliviá-lo.
A A&R é certificada pela Sivantos do Brasil, fabricante dos aparelhos Siemens, para tratar desse sintoma oferecendo tratamentos diferenciados que proporcionam alívio ao paciente até que essa adversidade não o perturbe mais.
Você pode conhecer as soluções de tratamentos para esse e outras dificuldades auditivas oferecidas pela A&R, para isso basta acessar o site www.aeraudiologia.com.br‬
A saúde auditiva está diretamente ligada à qualidade de vida, assim sendo,o melhor momento para cuidar da sua audição é agora. Caso perceba alguma alteração, não hesite em buscar a ajuda de um especialista.

Compartilhar este Artigo