Saiba como funciona a assistência técnica para aparelhos auditivos

assistência técnica para aparelho auditivo

Saiba como funciona a assistência técnica para aparelhos auditivos

Todo e qualquer tipo de aparelho eletrônico tem um prazo de validade. Nesse meio tempo, também podem ser necessários ajustes para que ele atenda a todas as necessidades do usuário. No que se refere aos aparelhos que as pessoas que têm deficiência auditiva usam, isso também é uma realidade. Nesse sentido, é de suma importância entender como funciona a assistência técnica para aparelho auditivo.

Quando o aparelho apresenta algum tipo de problema, o usuário e seus familiares ficam muito preocupados, acreditando que há a necessidade de adquirir um novo. No entanto, em muitos casos apenas alguns ajustes são necessários para que o aparelho volte a oferecer as funcionalidades de antes.

Com o objetivo de tirar as suas principais dúvidas sobre o assunto, escrevemos este artigo para explicar de que forma o paciente é atendido, como funciona a assistência domiciliar e como ela pode melhorar o processo de adaptação do idoso. Acompanhe!

A importância da manutenção dos aparelhos auditivos

A manutenção é de suma importância para evitar que o aparelho auditivo sofra avarias que prejudiquem o seu total funcionamento. Além disso, essa ação ajuda a aumentar a vida útil do aparelho, fazendo com que o idoso possa ter mais tempo para se organizar financeiramente e adquirir outro com mais funcionalidades.

Antes de tudo, lembre-se que é fundamental comprar um aparelho auditivo de boa qualidade, do contrário, ele exigirá manutenções mais constantes — e isso pode refletir no orçamento familiar.

Em relação à garantia da manutenção, é válido destacar que podem ocorrer duas situações: quando o aparelho apresenta falhas dentro e fora da garantia. No primeiro caso, ele retorna quantas vezes precisar, sem custos, mas quando as falhas aparecem depois dos 6 meses de garantia, a manutenção e envolve custo.

Como funciona a assistência técnica para aparelho auditivo da A&R Aparelhos Auditivos

Todo aparelho auditivo tem a garantia. No período de garantia, é preciso recolher o aparelho do paciente e enviá-lo a São Paulo, onde fica o laboratório responsável pelos ajustes. Esse aparelho passa pela análise técnica, e é realizado um procedimento de limpeza e troca de peças — que não se consegue fazer no consultório. Em seguida, o aparelho retorna para o paciente.

Dependendo do que acontece, há a troca do aparelho sem custos para o paciente — durante o período de garantia. Se tem 5 anos de garantia e o aparelho vai 5 vezes para o laboratório, por exemplo, a troca é feita sem custos para o paciente.

Depois desse período, continua-se com o serviço de assistência técnica em um valor tabelado por tempo de uso. Se saiu da garantia há 6 meses é um valor, se já faz 1 ano é outro, e assim por diante.

O paciente da A&R Aparelhos auditivos nunca fica sem assistência. Sendo assim, ele não precisa esperar anualmente para enviar o aparelho dentro da garantia. Se ele ou o fonoaudiólogo perceber que o aparelho está apresentando problemas, é possível enviar fora do período.

Nesse momento, o usuário pode levar o aparelho até o consultório ou enviar o material para a A&R Aparelhos Auditivos, que a equipe faz a avaliação e o envio para o laboratório.

Existem muitos pacientes do interior de Minas Gerais, e às vezes a locomoção fica difícil para entregar o produto. Com o envio, faz-se o diagnóstico e envia-se o aparelho para o laboratório.

O prazo é rápido, pois o laboratório é localizado em São Paulo. Sempre que a A&R Aparelhos Auditivos recebe o produto, ela tem que revisá-lo e o paciente deve ir à clínica para fazer a adaptação. O prazo é de 15 dias úteis.

O que o paciente precisa fazer para colaborar com a adaptação

A adaptação ao aparelho auditivo não acontece da noite para o dia. A média é de 6 meses a um ano para que a pessoa se adapte 100% a ele. Para que isso aconteça, é preciso que o paciente colabore em todos os sentidos.

Nesse momento ele precisa comparecer a todas as consultas agendadas pelo fonoaudiólogo, a fim de realizar os ajustes necessários para que ele possa utilizar o aparelho normalmente.

Fazer leituras em voz alta, treinar a conversação com outras pessoas e realizar todos os treinamentos em casa que foram indicados pelo profissional é essencial para que a adaptação seja positiva.

Como saber se o aparelho precisa de assistência técnica

O próprio paciente consegue identificar por que o problema mais comum é o aparelho parar de funcionar por excesso de cerume. Ele começa a perceber que o desempenho da prótese já não é igual e que, mesmo com a troca da pilha, ainda está fraco.

Dessa maneira, o paciente vai até a clínica mais próxima, conversa com o fonoaudiólogo, faz a avaliação e envia o produto para a assistência.

Como funciona a assistência domiciliar

A assistência domiciliar é uma parte do atendimento que pode ser feita em casa e engloba todo o trabalho da empresa desde a primeira consulta — que é abordar o paciente pela primeira vez, colocar o aparelho em teste, levar os materiais e acessórios aos pacientes e o retorno, que são as regulagens.

Caso o paciente não possa se locomover até o consultório e esteja com algum problema no aparelho, a A&R Audiologia pode ir até a casa dele para identificar o problema e, se for necessário, recolher e enviar ao laboratório.

Como cuidar do aparelho auditivo

Alguns hábitos de higiene são fundamentais para cuidar do aparelho auditivo. Dessa maneira, no momento da higienização não utilize álcool, solventes ou produtos de limpeza, pois podem danificar o aparelho. Sendo assim, o ideal é sempre utilizar um pano seco e macio.

Nadar, tomar banho, andar na chuva e, inclusive, usá-lo com o cabelo molhado são ações que podem ser muito prejudiciais ao aparelho, por isso, evite-as ao máximo.

Agora que você já tirou suas principais dúvidas sobre como funciona a assistência técnica para aparelho auditivo, não deixe de estar atento às dicas que apresentamos neste artigo para que seus custos sejam menores e o aparelho tenha uma maior vida útil.

Você também tem um aparelho auditivo que precisa de assistência técnica? Então entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!

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