Veja boas práticas de saúde na terceira idade!

Veja boas práticas de saúde na terceira idade!

Cuidar da saúde na terceira idade é fundamental para manter uma boa qualidade de vida. Isso porque, como nessa fase da vida nosso metabolismo e imunidade já não são mais como antes, todo cuidado é essencial para assegurar que nenhum problema surgirá ao longo do caminho.

Hoje em dia, as pessoas idosas são mais conectadas, ativas e produtivas, além de estarem em maior número em relação a antigamente. Isso é uma excelente notícia, pois significa que elas procuram cuidar mais do seu bem-estar a fim de poder aproveitar mais o seu dia a dia.

Para ajudar você a criar hábitos melhores do que já tem, separamos neste artigo algumas boas práticas que ajudam na manutenção da saúde e precisam fazer parte do seu dia a dia. Veja a seguir!

Pratique atividades físicas

As atividades físicas são fundamentais para evitar o desenvolvimento de doenças relacionadas ao sedentarismo, como obesidade, hipertensão arterial, diabetes, entre outras. Portanto, comece a se movimentar o quanto antes.

O tipo de atividade realizada depende dos seus objetivos. Se você deseja praticá-la apenas para não ficar parado o dia todo, por exemplo, o ideal é investir em exercícios ao ar livre, como caminhadas e corridas. Caso opte pela musculação ou outra atividade que exija mais esforço e preparo físico, procure um profissional de sua confiança para realizar todos os procedimentos com segurança.

As atividades físicas melhoram a capacidade respiratória e cardiovascular. Além disso, elas também ampliam a mobilidade, fazendo com que você consiga desenvolver seus afazeres diários sem a ajuda de terceiros.

Exercite o seu cérebro

Renovar o cérebro é fundamental na terceira idade, mas você sabe como fazer isso? Buscando conhecimento sobre os assuntos que mais lhe interessam. Independentemente da idade, o aprendizado precisa ser estimulado, porque ele possibilita que novas conexões sejam estabelecidas por meio de incentivos.

Nesse momento, atividades que incitam a intelectualidade são indispensáveis. Sendo assim, aposte em palavras-cruzadas, exercícios e jogos para memória e, inclusive, não esqueça de assistir seus filmes favoritos.

Manter o cérebro ativo diminui as chances do desenvolvimento de doenças que afetam a memória, como o Alzheimer. Além do mais, essas atividades funcionam como uma verdadeira terapia mental, uma vez que estimulam o raciocínio e melhoram a sua qualidade de vida.

Saia para dançar

A dança proporciona tanto benefícios físicos quanto mentais, acredita? Não pense que isso serve apenas para quem é jovem — muito pelo contrário! Esse exercício vai ajudar você a se sentir bem consigo mesmo, mais bonito e novo além de fazer com que a sua coordenação motora se torne mais ágil e exercitar diversos grupos musculares.

Além disso, haverá melhoria na sua atividade cardiorrespiratória e você sentirá que tem mais ânimo para cumprir com os seus compromissos diários, o que diminui os riscos de desenvolvimento de ansiedade e depressão.

Por fim, podemos destacar que a dança incentiva a concentração e melhora o equilíbrio, o que por si só ajuda a reduzir os riscos de quedas e lesões.

Faça passeios durante o dia

Ficar em casa é bom, aproveitar a sua TV e o seu espaço é muito importante, mas você precisa ter em mente que é necessário sair um pouco para espairecer e ter contato com outras pessoas. Aproveite para visitar aquele seu amigo ou parente que não vê há muito tempo ou, então, dê uma volta no seu bairro, no centro da cidade, saia para almoçar fora, visite parques, etc.

Há muitas atividades que podem ser realizadas durante o dia, basta se programar e ir passear um pouco. Se possível, convide seu filho ou neto para ir junto, assim, vocês podem aproveitar para ter mais momentos especiais.

Alimente-se bem

Você sabia que é possível evitar o envelhecimento precoce por meio da ingestão de alimentos antioxidantes, como linhaça, frutas cítricas, aveia, mamão, etc.? Pois bem, incluí-los na sua dieta ajudará a cuidar melhor da sua pele, tornando-a mais firme por mais tempo.

Durante a terceira idade, as mudanças fisiológicas são naturais. Por esse motivo, ter uma alimentação diferenciada ajudará na manutenção da sua saúde. Sendo assim, recomendamos a diminuição do consumo de sal, açúcar e também de alimentos ricos em gorduras saturadas.

A sua dieta deve ser rica em frutas, verduras, grãos, fibras, legumes, leites e derivados desnatados. Não se esqueça da água, que é indispensável para o bom desenvolvimento do organismo.

Melhore o seu convívio social

Melhorar o convívio social é muito importante para cuidar da sua saúde emocional. Algumas pessoas chegam na terceira idade acreditando que são um peso na vida dos outros, o que não é verdade. Você é muito especial e, por isso, é preciso lutar todos os dias para ser feliz.

Reúna-se com seus amigos e familiares para fazer aquele churrasco ou, melhor, escolha uma data na sua agenda e vá viajar. Convide as pessoas que lhe fazem bem para acompanhá-lo nessa jornada.

Dessa maneira, além de descansar e curtir pessoas queridas, você terá a oportunidade de conhecer gente nova. Isso também ajudará a diminuir as chances de desenvolvimento de depressão e outras doenças emocionais.

Tome sol nos horários apropriados

A exposição ao sol garante maior absorção da vitamina D, que é fundamental para a boa manutenção da saúde na terceira idade. Isso porque a ausência dessa vitamina está associada a processos inflamatórios, elevação dos riscos de doença cardíaca, aumento da pressão arterial, depressão, enfraquecimento dos ossos, obesidade, diabetes, entre outras patologias de alto risco.

Além disso, a falta de vitamina D faz com a imunidade diminua, abrindo portas para o desenvolvimento de muitas doenças. Porém, é válido ressaltar que o sol deve ser tomado nos horários adequados, como antes das 10h e depois das 16h.

Percebeu como cuidar da saúde na terceira idade não é tão difícil assim? Com algumas mudanças nos seus hábitos, você conseguirá ter uma qualidade de vida muito maior além de se sentir mais forte e renovado a cada dia. Então, não perca tempo e insira todas essas atividades na sua lista de afazeres. Não precisa fazer tudo em um dia só, é claro, mas é importante que elas estejam presentes na sua rotina.

Que tal nos seguir nas nossas redes sociais para receber mais dicas valiosas como essas? Estamos no Facebook, Instagram e no YouTube. Corre lá!

Compartilhar este Artigo