Quais são as principais causas do ouvido entupido?

Aparelhos Auditivos

Entender quais são as principais causas do ouvido entupido é fundamental para ter uma boa saúde auditiva. Isso porque você conseguirá reduzir os riscos de infecção e melhorar a higiene do dia a dia, além de permitir ver televisão, escutar música e conversar com outras pessoas sem ruído na comunicação, o que garante mais qualidade de vida na realização de tarefas simples do seu cotidiano.

Quer descobrir quais as principais causas do ouvido entupido? Confira os tópicos a seguir!

Acúmulo de cera

Uma das principais causas de ouvido entupido é o acúmulo de cera. Em certas circunstâncias, o excesso de cerume pode prejudicar o bom funcionamento da audição. Por exemplo, caso você limpe a cera excessivamente, é provável que o seu organismo aumente a produção desse componente e acabe causando um efeito contrário ao esperado. Para evitar que isso aconteça, o recomendado é fazer a limpeza apenas da parte externa do ouvido, com a ajuda de uma toalha limpa.

Lembre-se: inserir as hastes flexíveis de forma incorreta no órgão pode empurrar a cera para áreas mais profundas do ouvido, fazendo com que o canal fique obstruído e dificultando a passagem dos sons até o tímpano. 

Labirintite

O labirinto é uma área do ouvido que é responsável pela audição e pelo equilíbrio do corpo. E, nessa região, também pode surgir a labirintite, uma doença que acarreta tonturas, zumbido e sensação de ouvido entupido. Apesar de não ter cura para esse problema, existem medicamentos que auxiliam no controle da doença. Por isso, é importante consultar um especialista para averiguar o seu quadro clínico. 

Objetos obstruindo o tímpano

Objetos obstruindo o tímpano

Para fazer a limpeza da cera do ouvido, muitas pessoas acabam cometendo o erro de introduzir alguns objetos no órgão que não são indicados para tal procedimento, como uma tampa de caneta. Isso pode fazer com que o objeto fique preso no canal auditivo e prejudique a sua audição, sendo necessário contar com o auxílio de um médico para a remoção do item. 

Problemas odontológicos

Entre os principais problemas odontológicos que podem causar ouvido entupido está o bruxismo. Esse problema é caracterizado pelo ranger dos dentes e por movimentos incorretos na mandíbula, o que pode afetar o aparelho auditivo e prejudicar a audição.

Caso você apresente essa condição, é importante contar com a ajuda de um otorrinolaringologista e também realizar o acompanhamento com o dentista. Dessa forma, conseguirá tratar o bruxismo e melhorar os seus sintomas característicos. 

Além das causas de ouvido entupido que citamos ao longo do artigo, também existem outros problemas que podem afetar a sua audição. Por isso, se você tem apresentado alguma dificuldade para escutar, o primeiro passo é buscar a ajuda de um especialista que averigue o problema que você tem, seja ele acúmulo de cera, labirintite, problemas odontológicos etc. Ao identificar qual o seu quadro clínico, o profissional poderá indicar o tratamento mais apropriado para o seu caso, de forma que consiga melhorar sua saúde auditiva da maneira correta. 

Gostou das informações que elaboramos aqui? Então, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber nossos conteúdos diretamente no seu e-mail. Não perca essa oportunidade, hein?

Deixe um Comentário