Confira os 7 principais hábitos que prejudicam a audição

Aparelhos Auditivos

Ligada diretamente ao desenvolvimento e à aquisição da linguagem oral e comunicação sonora com o mundo, a audição é um sentido fundamental para qualquer pessoa. Porém, muitos indivíduos sofrem com a perda auditiva durante a vida. Isso acontece quando existe a dificuldade ou impossibilidade de receber, captar ou perceber os estímulos sonoros do ambiente.

No entanto, em muitos casos, é possível prevenir a surdez temporária ou total. Existem alguns hábitos prejudiciais que, se combatidos com medidas simples na rotina, podem ajudar qualquer pessoa a ter uma boa saúde e evitar que a perda auditiva gradativa aconteça.

Por isso, se não quer correr o risco de perder a audição, ou se já tem alguma dificuldade e não quer que o quadro evolua, separamos os sete principais hábitos que prejudicam a audição para você ficar atento e evitar no dia a dia. Quer saber quais são? Acompanhe!

Conheça os 7 principais hábitos que prejudicam a audição

Muitas pessoas acreditam que a idade avançada e questões genéticas são os únicos fatores capazes de provocar a falência da audição. Porém, isso é falso. Existem várias outras ações prejudiciais que também causam complicações na saúde auditiva.

Confira os sete principais agora mesmo.

1. Usar cotonetes de modo incorreto

Apesar de ser muito comum e, até mesmo, visto como um hábito saudável, a grande maioria das pessoas limpa os ouvidos com hastes flexíveis de forma incorreta. A cera produzida pelas glândulas do órgão é responsável por proteger o canal auditivo, evitando que entre sujeira, água e corpos estranhos. Quando o indivíduo retira essa camada protetora, ele permite vários problemas na região.

Além disso, ao colocar as hastes no ouvido, é possível causar lesões, perfurações, infecções e, até mesmo, a perda auditiva. Assim, a melhor forma de manter a higiene é limpar apenas a parte externa das orelhas. Nunca introduza nenhum tipo de material ou objeto no canal auditivo. Caso seja necessário, procure um otorrino para fazer uma limpeza profissional e retirar o excesso acumulado de cera no ouvido.

2. Usar fones com volume elevado

Um dos maiores problemas relacionados ao uso de fones de ouvido é o volume muito alto. Esse é um dos hábitos que prejudicam a audição, sendo muito comum entre jovens e profissionais que trabalham com música. Isso acontece porque o nível elevado de pressão sonora por tempo prolongado consegue prejudicar a audição, levando até à surdez total.

É muito importante que as pessoas usem os fones de ouvido com o volume mais baixo. O ideal é que o som não ultrapasse 50% do limite do aparelho, além de, é claro, evitar o uso prolongado do objeto, que pode gerar uma sensação de zumbido e trauma.

3. Não fazer um check-up auditivo

Os testes auditivos, como o exame de audiometria, são fundamentais para a sua saúde no geral, porém, muitas pessoas os deixam de lado, fazendo-o apenas quando existe algum problema ou incômodo. É muito importante que pacientes de todas as idades realizem o check-up com um otorrinolaringologista preventivamente, o que ajuda na identificação de problemas de audição logo no início e colabora para um tratamento que impede a evolução do quadro ou complicações mais sérias.

Usar medicamentos sem orientação médica

4. Usar medicamentos sem orientação médica

O uso de medicamentos sem orientação médica é um hábito que prejudica o organismo na totalidade, mas, alguns medicamentos, como os aminoglicosídeos, são prejudiciais para a saúde dos ouvidos e podem, inclusive, levar à perda auditiva permanente. Por isso, o uso indiscriminado de qualquer substância sem orientação profissional é nocivo à saúde e pode gerar sérias consequências no futuro.

5. Não usar protetores auriculares quando necessário

Os protetores auriculares ajudam a diminuir o volume dos sons elevados de um ambiente, sendo um dos EPIs essenciais em fábricas e indústrias, por exemplo. Entretanto, eles também devem ser usados em qualquer espaço muito barulhento ou caso você fique exposto a muita poluição sonora. Então, sempre que achar necessário, utilize-os e cuide da sua saúde.

6. Ficar tempo demais ao telefone

Muitas pessoas não sabem disso, mas, quanto mais tempo você fica ao telefone, mais os seus ouvidos estão expostos às ondas eletromagnéticas liberadas constantemente pelo aparelho, resultando em problemas auditivos. Desse modo, procure evitar ligações muito longas ou, se possível, utilize o viva-voz para não manter o dispositivo sempre colado na orelha.

7. Ignorar sinais de perda de audição

Por fim, mas não menos importante, ignorar os sinais de perda auditiva é um dos hábitos mais recorrentes que prejudicam a audição, já que as pessoas evitam ao máximo procurar ajuda quando o assunto é saúde e, muitas vezes, ignoram as indicações que o corpo dá.

Quanto mais o nervo auditivo fica sem estímulo, maiores são as chances de ele atrofiar. Por isso, não dar a devida atenção à perda auditiva ao longo dos anos pode trazer prejuízos irreparáveis para a sua vida. Além disso, essa perda tem um impacto que vai muito além da audição, estando relacionada, por exemplo, a casos de demência ou doenças como o Alzheimer. Então, nunca deixe para depois e tenha atenção aos sinais do seu organismo.

Preste atenção nas suas atitudes

Todos esses hábitos são praticados diariamente por muitos de nós. Você conseguiu perceber quais atitudes listadas acima fazem parte da sua vida? Agora que sabe o que prejudica a sua saúde, é possível prevenir e evitar a surdez de forma simples no dia a dia.

Adotar certas medidas na rotina é essencial para quem busca cuidar da saúde e garantir bem-estar e qualidade de vida ao longo dos anos. Por isso, evite praticar os hábitos listados aqui e procure sempre um profissional para olhar de perto qualquer alteração. Esses são apenas alguns dos hábitos que prejudicam a audição e podem atrapalhar a sua vida, fazendo com que você sofra ainda mais com a perda auditiva. Não deixe de conversar com o seu médico sobre dores, incômodos ou qualquer alteração.

Gostou do nosso artigo sobre o assunto? Então, convidamos você a curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro de todas as postagens que fazemos lá. Tem muita dica de saúde te esperando por lá!

Deixe um Comentário