O que você deve considerar na hora de comprar aparelho auditivo?

O que você deve considerar na hora de comprar aparelho auditivo?

O que você deve considerar na hora de comprar aparelho auditivo?

Considerar alguns fatores na hora de comprar aparelho auditivo é de extrema importância para garantir que você tenha um dispositivo de qualidade, resistente, confortável e adequado ao seu estilo de vida.

Assim, ao fazer a análise das opções disponíveis no mercado e outros pontos pertinentes, suas chances de não errar na escolha do produto aumentam. Isso leva você a conseguir ouvir da melhor forma possível e sem ruídos.

Quer saber o que é preciso considerar antes de comprar um aparelho auditivo? Então, continue lendo este artigo e descubra!

Quais são as opções no mercado?

As opções de aparelhos auditivos disponíveis no mercado e suas diferenças são os primeiros pontos que você precisa analisar. Por isso, confira a seguir alguns dos modelos mais usados!

Microcanal (CIC)

Ele tem um tamanho menor e mais discreto, sendo ideal para não chamar atenção. O Microcanal pode ser usado por pessoas que têm perda auditiva que vai de leve a moderada. Contudo, é preciso que o paciente tenha um canal auditivo mais largo para usá-lo.

Retroauricular (BTE)

A potência desse equipamento depende do seu tamanho, ou seja, quanto maior o Retroauricular, mais potente ele consegue ser. Esse modelo fica localizado atrás da orelha, assim, é possível transmitir o som por meio de um tubo fino com sonda ou um molde.

Intracanal (ITC)

O Intracanal costuma ser um pouco maior do que o Microcanal. Contudo, ele também consegue ser muito discreto, pois fica localizado no canal auditivo, além de contar com um botão ou controle para regular o volume. Esse equipamento pode ser usado por pessoas com perda de audição entre leve e severa.

Receptor no Canal (RIC)

O RIC fica situado dentro do canal auditivo. Isso significa que, apesar do seu tamanho reduzido, ele tem uma grande potência, que se adapta à necessidade do paciente e ao grau de perda auditiva.

Como escolher o modelo ideal?

Como escolher o modelo ideal?

Muitas dúvidas surgem na hora de comprar um aparelho auditivo. Por isso, é preciso levar em consideração certos fatores, como modelo, preço e tecnologia. Esses são alguns dos pontos que devem ser analisados para ter o melhor custo-benefício do mercado.

Em relação ao tipo de modelo mais adequado ao seu perfil, você deve contar com a ajuda de um fonoaudiólogo, porque esse profissional vai conseguir indicar o produto mais apropriado à anatomia do seu ouvido. Além disso, para fazer a escolha certa, ele também leva em consideração o grau da perda auditiva do paciente e o histórico de saúde.

Assim, o fonoaudiólogo dará as melhores opções de modelos para escolher, que tenham ótimas funcionalidades e tecnologia de ponta. A partir disso, você poderá optar pelo aparelho de sua preferência que tenha um preço acessível.

Por que você deve considerar seu estilo de vida?

Como já mostramos, o fonoaudiólogo tem um papel fundamental na hora de escolher o aparelho auditivo ideal para o paciente. É por isso que, na hora da consulta, você não pode deixar de comentar com o profissional sobre o seu estilo de vida.

Esse ponto é fundamental, pois, caso você trabalhe ou more perto de ambientes barulhentos, é possível comprar um aparelho auditivo que reduza os ruídos de fundo, amplificando apenas os sons que você deseja.

Outros pontos também interferem na escolha do modelo do dispositivo, como transpiração e execução de algumas atividades diárias. Por isso, não deixe de falar sobre esses fatores com o seu fonoaudiólogo. Isso ajuda a não errar na escolha.

Quanto tempo dura o aparelho?

A durabilidade de um aparelho auditivo costuma ser de três a cinco anos. Contudo, esse período pode variar bastante dependendo de alguns fatores. Em modelos que ficam dentro do conduto auditivo, por exemplo, é perceptível que eles têm uma duração menor se comparados com os que ficam posicionados atrás da orelha. Isso acontece porque os equipamentos intracanais têm um contato maior com a cera do ouvido, o que os deixa mais úmidos.

Além disso, para garantir um aproveitamento melhor do dispositivo, é preciso tomar alguns cuidados, como fazer a higienização correta do equipamento e colocar o desumidificador. Outra dica é se atentar para não esquecê-lo dentro dos bolsos das calças, não deixá-lo perto de animais de estimação nem colocá-lo em ambientes úmidos, como o banheiro. Ao tomar essas medidas, você conseguirá aumentar a vida útil do seu aparelho auditivo.

Curiosidade: é possível realizar a troca do aparelho caso surja um modelo mais tecnológico ou você sinta que sua perda de audição tem aumentado com o tempo. Portanto, tenha atenção a esses fatores e consulte o seu fonoaudiológico regularmente.

Como testar antes da compra?

Como testar antes da compra?

Com a modernidade dos aparelhos e a evolução tecnológica, há empresas que permitem que o paciente faça um teste do produto antes de efetivar a compra. Esse ponto é importante para que você perceba se consegue ter uma boa adaptação à peça e se ela realmente atende suas necessidades.

Para isso, ao iniciar a fase de teste, faça suas atividades normais do dia a dia, como caminhar, passear com a família, fazer compras etc. A partir disso, verifique se houve alguma mudança na forma como você escuta as outras pessoas e os sons ambientes.

Caso sinta algum incômodo, não se esqueça de dizer ao seu fonoaudiólogo, pois, dependendo da queixa, é possível realizar alguns ajustes no aparelho. Se for necessário, também pode ser solicitada a troca do modelo para verificar se consegue ter uma melhora na adaptabilidade.

Para comprar aparelho auditivo ideal para o seu estilo de vida e que traga mais funcionalidade ao seu cotidiano, é fundamental contar com os equipamentos da A&R. Seus modelos são invisíveis e se adaptam de forma simples e imediata. Ao utilizá-los, você também consegue ouvir sua própria voz de forma natural. Além disso, pode fazer a integração dos sons do celular e da televisão diretamente na peça. Tudo isso sem precisar trocar a bateria.

Agora que você já sabe os pontos que precisam ser analisados na hora de comprar esse produto, venha descobrir como a A&R Aparelhos Auditivos pode ajudar a ter uma escuta prazerosa e sem ruídos. Garantimos que não vai se arrepender!

Compartilhar este Artigo