Consulta auditiva online: entenda como funciona e quais são os benefícios

Consulta auditiva online: entenda como funciona e quais são os benefícios

Consulta auditiva online: entenda como funciona e quais são os benefícios

Você já ouviu falar na consulta auditiva online? Devido ao avanço da pandemia da COVID-19 no Brasil e no mundo, o Conselho Federal de Medicina (CFM) permitiu que as consultas fossem realizadas de maneira online — o que antes era proibido. Com essa facilidade, os pacientes conseguiram dar continuidade aos seus tratamentos e, também, não ficaram sem suporte médico quando mais precisavam. A consulta auditiva online tem ganhado cada vez mais adeptos. Afinal, além de ter acesso facilitado ao fonoaudiólogo, o paciente consegue ter os mesmos resultados que em uma consulta online, sem precisar deslocar-se até a clínica.

Para mostrar a você como funciona a consulta auditiva online da A&R Aparelhos Auditivos, trouxemos a Tamires Santos de Souza Francisco, Supervisora do Canal de Fonoaudiólogas Parceiras da A&R, para contar detalhes sobre esse procedimento. Acompanhe!

Quais são os benefícios da consulta auditiva online?

As vantagens oferecidas pela consulta auditiva online são muitas, e as principais listamos a seguir:

  • possibilidade de transpor barreiras socioeconômicas, culturais e, sobretudo, geográficas, para que os serviços e as informações em saúde cheguem a toda população;
  • maior satisfação do usuário;
  • redução nas filas de espera;
  • redução do tempo para atendimentos ou diagnósticos especializados;
  • evitação de deslocamentos desnecessários de pacientes e profissionais de saúde.

Como fazer a consulta auditiva online na A&R Aparelhos Auditivos?

Como fazer a consulta auditiva online na A&R Aparelhos Auditivos?

Tamires explica que “os pacientes que já são usuários de prótese auditivas na A&R têm seus exames todos arquivados, então as consultas são feitas baseadas nos exames preexistentes”.

Continua dizendo que, “para os pacientes novos, os profissionais precisam que eles já tenham em mãos os exames necessários, enviando-os, assim, para avaliação por e-mail com antecedência à consulta. O diagnóstico é baseado na anamnese que é feita na consulta e nos exames complementares”.

Normalmente, os exames solicitados antes da consulta online são:

  • exame de audiometria, tonal e vocal;
  • imitanciometria.

Segundo Tamires, o atendimento inicial pode ser realizado “com anamnese, coleta de informações importantes, adaptação inicial da prótese e regulagens posteriores que são necessárias, de acordo com a demanda dos pacientes”. Além disso, ela destaca que a consulta online é indicada “para todos os pacientes, uma vez que a consulta inicial é apenas uma conversa entre a fonoaudióloga e o usuário, para conhecer melhor as queixas, tirar dúvidas e poder dar prosseguimento ao tratamento”. 

Embora a maioria dos usuários de aparelhos auditivos seja composta de idosos, eles também podem adaptar-se à consulta auditiva online. “Se fossemos falar em consulta online há alguns anos atrás, poderíamos ter, sim, uma restrição de idade, ou acesso à tecnologia. Mas, hoje, esse não é um problema a ser enfrentado. Nossos profissionais são altamente capacitados para atender o público que não tem conhecimento de tecnologia, ajudando-o a fazer a chamada de vídeo, a baixar o aplicativo.

No caso dos pacientes que têm uma dificuldade maior, contamos com o acompanhante para auxiliar. Nós, da A&R Aparelhos Auditivos, temos um processo para esse atendimento, que é diferenciado do processo de atendimento presencial. Os pacientes mais idosos já estão tirando de letra. Eles se arrumam, colocam roupas novas, passam maquiagem e, às vezes, até perfume para a hora da consulta. É um momento de descontração de tudo isso que estamos passando, uma forma de comunicação muito eficaz” — enfatiza Tamires.

Como funciona?

A consulta se inicia com a realização da anamnese do paciente, na qual são realizadas algumas perguntas sobre seu passado otológico e suas principais queixas, a análise dos exames já realizados, bem como a verificação da sua indicação médica para a adaptação da prótese auditiva. Em seguida, é feita, junto às necessidades auditivas do paciente, a escolha da prótese mais indicada. Se o paciente que tem queixas específicas, como zumbido no ouvido, ele passa por outra anamnese, que, nesse caso, é a anamnese de zumbido. 

Após escolha da prótese, o paciente tem a opção de realizar a experiência domiciliar. Nesse momento, a A&R envia o aparelho já regulado para ele, assim como todos os materiais necessários. Recebido o material em casa, depois, é marcada uma nova consulta para fazer a adaptação junto com o profissional. Como tudo é feito por chamada de vídeo, o processo se torna muito prático, e os pacientes adoram. Eles mesmos já aprendem a colocar e tirar o aparelho, além de guardar no local correto à noite. Nesse caso, é possível realizar algumas tarefas pelo aplicativo, a fim de auxiliar o usuário a superar as principais dificuldades apresentadas.

Como a A&R tem feito consultas auditivas online?

Como a A&R tem feito consultas auditivas online?

Primeiro, é ṕreciso agendar a consulta. Para isso, é necessário entrar em contato pelo site ou pelo Instagram. As assistentes vão avaliar a clínica mais próxima do paciente para facilitar e agilizar o envio de materiais, caso seja necessário. A consulta dura em torno de 1 hora e 30 minutos. Além disso, também é possível agendar as consultas online via WhatsApp ou pelo telefone. Tudo é muito rápido, pois a A&R conta com 11 lojas distribuídas em todo o estado de Minas Gerais.

A consulta auditiva online é um sucesso! De acordo com a Tamires, a A&R recebe constantemente mensagens de agradecimento, principalmente pelo cuidado de todos os funcionários com os pacientes. Como eles já realizaram algumas etapas do atendimento de forma online, já estão muito bem preparados para as intercorrências que podem acontecer e conseguem resolver tudo com prontidão. O resultado é um atendimento de excelência e, sobretudo, com pacientes satisfeitos.

Por fim, vale ressaltar que é de suma importância que os pacientes que têm perda de audição, e ainda não começaram o tratamento, procurem a ajuda o quanto antes. Os tratamentos adiados agora terão impacto lá na frente. Se a perda auditiva não for tratada, ela pode progredir e também aumentar os casos de isolamento social. 

Pacientes que se isolam porque não conseguem comunicar-se nem pessoalmente, nem pelo telefone, afastam-se da família e dos entes queridos. E isso pode levar à depressão. — e, em última análise, a um declínio cognitivo. Esse é mais um problema que visa a ser combatido com a consulta auditiva online!

Não espere o pior acontecer para tomar uma atitude. Entre em contato com a A&R Aparelho Auditivos agora mesmo e agende já a sua consulta!

Compartilhar este Artigo