Um fenômeno difícil de explicar é o chamado ouvido absoluto. Característica de grandes nomes da música, como Mozart, Jimi Hendrix e João Gilberto, é algo cercado de mitos e que causa grande curiosidade nas pessoas.
Afinal, por que a percepção auditiva de alguns pode ser tão diferente do resto das pessoas? Quer entender melhor o que caracteriza essa habilidade e como ela surge? Não perca o nosso post e entenda como identificar se você tem ouvido absoluto!
O que é ouvido absoluto?
É a capacidade que algumas pessoas têm (e não apenas músicos) de identificar a nota que está sendo tocada, seja de um instrumento musical ou de qualquer som do cotidiano, como o da panela de pressão, de uma buzina, do cachorro latindo, entre outras.
Alguns indivíduos com ouvido absoluto conseguem identificar apenas uma nota, enquanto outros têm a percepção sobre todas as notas de um acorde.
O que a ciência diz sobre esse fenômeno?
É um fenômeno que pode acontecer com qualquer pessoa, inclusive com quem não é do ramo musical. Não se sabe de onde ele surge: pode ser algo que já nasce com a pessoa. Mozart, por exemplo, compôs suas primeiras músicas na infância, quando tinha apenas 5 anos.
Há teorias que defendem que todos nascem com o ouvido absoluto, mas, pelo fato de não o utilizarmos, essa característica acaba se perdendo.
O que a ciência diz é que conseguir identificar as notas não é uma percepção que ocorre no ouvido, mas sim no lado esquerdo do nosso cérebro, região que recebe e faz a interpretação desses estímulos.
A boa notícia é que é possível desenvolver essa capacidade com muito treino: mas, nesse caso, a pessoa desenvolve o chamado ouvido relativo. Aqui, o indivíduo aguça o ouvido com sua dedicação, seja escutando música com muita atenção, tocando ou estudando sobre teoria musical. Assim, músicos podem aprimorar essa habilidade, o que vai trazer mais qualidade para o seu trabalho.
Como saber se você tem essa percepção auditiva diferenciada?
Muitas pessoas podem se perguntar: será que eu tenho ouvido absoluto? É simples descobrir. Se você conhece as notas musicais, pode pedir para alguém tocar um instrumento e tentar identificá-las sem olhar para essa pessoa tocando. Caso acerte a maior parte das notas, é bem provável que você tenha essa capacidade auditiva.
Mas e se eu não conheço as notas musicais? Nesse caso, é um pouco mais complicado, mas não é impossível de saber. Pegue qualquer instrumento musical e tente instintivamente achar as notas que alguém esteja tocando. Se tiver facilidade nessa tarefa, há chances de você ter ouvido absoluto.
Gostou de entender o conceito de ouvido absoluto? É um fenômeno que surpreende. Contudo, mesmo quem não tem essa capacidade pode aprimorar a percepção musical com muita dedicação: a dica é ouvir música para valer, estudar teoria musical e praticar bastante o instrumento de seu interesse.
Você já tinha lido a respeito desse fenômeno? Achou interessante? Então vai gostar de outros posts que nós produzimos. Para não perder nenhuma novidade, basta seguir as nossas páginas do Facebook, YouTube e Instagram!