Veja 4 cuidados para adotar com seu aparelho auditivo em uma viagem de avião

Aparelhos Auditivos

Hoje em dia, uma viagem de avião é muito mais acessível à população do que no passado. Com isso, diversas pessoas viajam diariamente, seja a lazer, seja a trabalho. Mas será que quem usa aparelho auditivo deve ter um cuidado especial?

Pois bem, essa é uma dúvida que paira sobre muita gente. Na verdade, assim como toda viagem exige um planejamento em diferentes aspectos, não seria diferente aqui. Sim, é preciso considerar detalhes importantes antes e durante o voo.

Isso vai garantir uma experiência mais tranquila para o tripulante, além de preservar a vida útil do aparelho. Por isso, continue a leitura e veja as dicas que separamos!

Entenda o que a viagem de avião provoca

Antes de tudo, você precisa entender alguns detalhes sobre uma viagem de avião. Imagine o trajeto que a aeronave faz até atingir a altura máxima. Claramente, vai ganhar altitude aos poucos e, com isso, vai haver uma diferença na pressão atmosférica.

Ao nível do mar, essa pressão vai ser um pouco maior do que lá em cima, quando a coluna de ar sobre o avião é menor. Sendo assim, o organismo precisa se adaptar às variações de pressão, sobretudo aquela que acontece na decolagem.

Como a diferença é muito grande e em pouco espaço de tempo, pode haver um incômodo bem grande, principalmente no ouvido. Isso porque é a tuba auditiva (um caminho que liga a orelha média à faringe) que vai fazer a regulação de pressão.

De maneira bem simples, algumas táticas podem minimizar o incômodo, como mastigar bem forte um chiclete. Mas e o aparelho, será que prejudica? Isso você vai ver ao longo do texto.

Veja quais cuidados adotar com o aparelho

Veja quais cuidados adotar com o aparelho

Bem, antes de tudo, vamos esclarecer que retirar ou não o aparelho auditivo não contribui para melhorar o incômodo da decolagem. Porém, existem outros cuidados importantes, que você vai conhecer abaixo!

1. Faça uma revisão

Sem dúvidas, um bom planejamento vai evitar surpresas desagradáveis ao longo da viagem. Por isso, assim que a data for marcada, não deixe de levar seu equipamento para uma revisão.

Isso vai garantir o bom funcionamento não só durante o voo, mas também durante os dias que permanecer fora do seu lar. Imagine só a dificuldade de encontrar uma boa assistência longe de casa…

Portanto, agende uma consulta com o fonoaudiólogo e busque esclarecer todas as dúvidas que você tem sobre a viagem. Se necessário, faça os ajustes no aparelho para se adaptar melhor aos dias fora da rotina.

2. Separe os acessórios necessários

Se você já está habituado ao aparelho auditivo, vai saber exatamente quais acessórios não podem ficar para trás. Porém, nunca deixe para arrumar na última hora. Fazer malas às pressas é sinônimo de problema.

Então, se for ajudar, deixe pronta uma listinha daquilo que você não fica sem quando usa o aparelho. Existem diversas tecnologias que melhoram a experiência do usuário e que, com certeza, vão melhorar a viagem em si.

Uma dica de ouro é manter todos esses acessórios na bagagem de mão. Isso diminui o risco de perdas ou extravios, que, infelizmente, são riscos inerentes às viagens de avião.

3. Aposte no lugar correto

Quem não quer sentar na janelinha, não é mesmo? Mas vamos com calma, essa não é a prioridade para quem utiliza aparelhos auditivos. O primeiro passo é escolher uma poltrona que fique na frente das asas do avião.

E tem motivo para isso! Geralmente, nas asas se localizam os motores. Sendo assim, quanto mais perto delas, maior o barulho, que também aumenta na parte de trás da aeronave. 

Se a perda auditiva for assimétrica, existe, ainda, uma dica de ouro. Opte por sentar com o lado que tem a audição mais preservada voltado para o corredor.

4. Esclareça suas dúvidas

No geral, é isso que conversamos. Porém, sabemos que existem dúvidas pontuais. A mais clássica delas é se você pode ou não manter o aparelho ligado durante o voo. Bem, não há nenhuma contraindicação, seja na decolagem, seja no trajeto em si. Contudo, é recomendado que desligue o bluetooth caso o aparelho o apresente. 

Outro ponto importante é sobre o detector de metais. Não se preocupe, ele não vai apitar por causa do aparelho. Isso porque a quantidade de metal é mínima, a ponto de não sensibilizar o detector. 

No mais, as recomendações são as mesmas para quem não utiliza aparelho: masque bastante chiclete e mova sua mandíbula!

Saiba qual o segredo para uma boa viagem

Saiba qual o segredo para uma boa viagem

Para finalizar, vamos aos segredos! O primeiro deles: planejamento. Já falamos sobre isso e vamos repetir… Seja para quem usa aparelho, seja para quem não usa, planejar bem a viagem evita surpresas desagradáveis.

Então, cheque quantas vezes forem necessárias se há pilhas ou baterias suficientes para a viagem. Lembre-se de que você estará longe de casa, e é melhor pecar pelo excesso do que passar alguma dificuldade. Portanto, leve quantidades extras!

Se forem recarregáveis, não se esqueça do carregador! Ah, evite manter todas as cargas em um mesmo local. Imagine só se você perde a bolsinha em que as guarda? Seria o caos!

Além disso, lembre-se do kit de limpeza do seu aparelho, seja a escovinha, seja o desumidificador. Mesmo longe de casa, a higienização deve ser diária! Por fim, cheque novamente se todos os acessórios foram separados!

Agora, se você está se perguntando se precisa avisar algo para a empresa aérea, não tem necessidade. Complementado, não precisa desligar seu aparelho — desligue apenas em caso de implante coclear.

Por fim, se você não conseguir passar a viagem sem uma música ou filme, não deixe de levar cabos para conectividade. Recomendamos, ainda, testar antes da viagem, a fim de evitar microfonias ou desajustes.

Chegou a hora de embarcar e fazer sua viagem de avião! Se for preciso, releia nossas dicas e anote todas elas para não passar dificuldades durante o percurso. Você vai perceber que o aparelho auditivo não interfere em nada. Na verdade, ele está ali para melhorar sua experiência, assim como faz nos dias perto de casa. No mais, planejamento! E, diante de qualquer dúvida, consulte um profissional especializado!

Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter e receba em primeira mão todas as novidades!

Deixe um Comentário