Sabia que uma simples coceira no ouvido pode indicar que você está precisando ir ao médico otorrinolaringologista? Claro que muitas vezes, coçar o ouvido é algo normal e não significa que existe algum problema de saúde. Mas quando isso se torna frequente e vem acompanhado por outros sintomas, é preciso se certificar de que a causa não seja algo mais sério que, inclusive, possa precisar de medicação.
Entre os problemas mais comuns percebidos por sintomas como intensa coceira nos ouvidos, estão infecções, falta de cera, doenças de pele, como a psoríase, e o uso de aparelhos auditivos. Em algumas situações, inclusive, será preciso usar antibióticos para resolver a coceira, mas para ter certeza sobre o que será necessário ou não para curar a doença, o melhor a se fazer é sempre procurar um médico.
E para esclarecer as suas dúvidas sobre o assunto, abaixo listamos as principais causas de coceira no ouvido e os tratamentos. Confira!
Quais são as causas de coceira no ouvido?
A coceira no ouvido pode ser algo comum, que não causa nenhum incômodo no dia a dia, mas também pode ser muito desconfortável quando é excessiva. No entanto, é preciso saber quais as causas desse problema em cada paciente, pois nem sempre o que ajudou uma pessoa poderá servir para outra também.
Então, para você não correr o risco de apostar em tratamentos errados que, inclusive, poderão ajudar a piorar o problema, o ideal é que um médico descubra a causa. Em seguida, ele indicará qual é o melhor tratamento ou mesmo apenas os cuidados necessários.
Entre os principais motivos da coceira intensa no ouvido, podemos listar o uso de aparelhos auditivos de maneira errada, infecções, problemas na produção de cera e doenças dermatológicas, por exemplo.
Aparelho auditivo
Sim, os aparelhos auditivos podem causar coceira no ouvido, mas não é sempre que isso acontece. Por falta de ajustes, o material usado na composição do acessório e água acumulada no ouvido por conta do aparelho podem resultar em coceira.
Para evitar isso ou descobrir se a causa é mesmo o aparelho, o otorrinolaringologista poderá lhe ajudar. Com um simples ajustes e dicas de como usar o acessório corretamente, você conseguirá se livrar da coceira rapidamente.
Infecções no ouvido
Infecções no ouvido são problemas corriqueiros e um dos seus sintomas pode ser coceira também. As razões disso podem ser diferentes, como gripes, resfriados ou o acúmulo de água na região. Geralmente, o tratamento pode envolver a ingestão de antibióticos, mas isso não quer dizer que você deve se automedicar quando sentir dor e coceira na área.
Novamente, o melhor a fazer é procurar um médico. Com o diagnóstico correto, ele poderá ou não receitar antibiótico ou outra medicação. Outros sintomas também ajudam a identificar uma infecção, como febre e saída de secreções do ouvido e, em situações graves, o quadro pode chegar à perfuração do tímpano, uma importante e sensível membrana que faz parte do sistema auditivo.
Excesso de cera
A cera produzida no ouvido tem um importante papel que ajuda a manter a saúde de uma das mais importantes regiões do corpo humano. Entre suas funções, ela é a responsável por não deixar o ouvido seco, além de retirar células mortas, bactérias e vírus da área também.
No entanto, quando em excesso, a cera atrapalha o canal auditivo e pode ser o motivo da coceira. Caso perceba o problema, em hipótese alguma tente retirar a cera com objetos pontiagudos ou mesmo hastes flexíveis, pois isso pode causar lesões no tímpano.
Assim como nas outras situações, a primeira providência a ser tomada é procurar um médico, pois ele sim tem as ferramentas e técnicas corretas para fazer a limpeza da área, sem riscos de comprometer a saúde do seu ouvido. Em alguns casos, pode ser indicado o uso de óleos específicos que ajudam na remoção mais fácil da cera, mas é um médico quem deve dizer o que será necessário ou não.
Falta de cera
Não é apenas o excesso de cera no ouvido que pode ser um problema e, por consequência, causar coceira. O contrário também pode ter o mesmo resultado, já que a cera é como se fosse um óleo natural produzido pelo corpo com as funções de proteger e hidratar o canal auditivo.
Caso o médico perceba que a falta de cera é o que gera a coceira, certamente, ele vai recomendar o uso de algum óleo específico para diminuir o ressecamento. Lembre-se de não usar nenhum cosmético ou óleo na região sem que o médico tenha receitado.
Doenças de pele
Problemas dermatológicos como psoríase e dermatite podem causar a coceira no ouvido. Então, se você já sabe que tem esse tipo de condição, lembre-se de que é preciso ter alguns cuidados para não afetar o sistema auditivo.
Para cada tipo de doença dermatológica há um tratamento, que pode ser o uso de loções, cremes ou óleos, por exemplo. Algumas doenças, como a psoríase, não têm cura, e o que o médico poderá fazer é criar um plano de cuidados para minimizar os efeitos de tais patologias.
Quais cuidados ter no dia a dia?
Para manter a saúde do ouvido em dia, vale a pena seguir algumas dicas. A primeira delas é ir ao médico periodicamente para fazer check-ups, assim é possível prevenir uma série de doenças que atrapalham a sua qualidade de vida.
Outra recomendação é nunca usar hastes flexíveis ou quaisquer outros objetos para limpar o ouvido. Proteger essa região durante mergulhos e não usar bijuterias que possam causar alergias também ajudam a cuidar da área.
Viu só como muitas situações diferentes podem provocar coceira no ouvido? O importante é você estar sempre atento aos sinais do corpo, que indicam que algo não está indo bem. E, claro, procurar um médico é a melhor opção para identificar realmente o que está acontecendo e o tratamento ideal a ser feito.
E se você gostou deste post sobre coceira no ouvido, leia também sobre os 11 cuidados que todos devem ter com a audição!