Guia definitivo sobre a teleaudiologia no Brasil

Aparelhos Auditivos

O uso da tecnologia tem contribuído muito para que pacientes com perda auditiva possam ter uma melhor qualidade de vida. Nesse sentido, a teleaudiologia aparece como uma solução inovadora, que permite que os usuários possam ter uma maior proximidade com o seu fonoaudiólogo para a resolução de problemas relativos ao seu aparelho auditivo.

Neste artigo, vamos explicar o que é teleaudiologia e quais os benefícios que ela proporciona aos usuários. Acompanhe!

O que é a teleaudiologia?

Telessaúde é a prestação do serviço de saúde a distância por meio de tecnologia de informação e de comunicação, podendo ocorrer no setor público e privado.

Define-se Telessaúde em Fonoaudiologia, ou teleaudiologia, como o exercício da profissão do Fonoaudiólogo por meio do uso de tecnologias de informação e comunicação, com as quais ele pode prestar serviços em saúde, visando o aumento da qualidade, equidade e da eficiência dos serviços e da educação profissional, prestados por esses meios.

Qual a regularização da teleaudiologia no Brasil?

A regulamentação do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) limita as possibilidades de atuação na área, permitindo a prestação do serviço de teleconsultoria, mas não o de teleconsulta. Ou seja, é obrigatória a presença de um fonoaudiólogo “facilitador” junto ao paciente distante durante o procedimento.

Porém o CFFa, em que se pese as diretrizes da Resolução 427/2013 e a finalização da nova resolução que trata sobre o assunto, tem uma recomendação especial para garantir que os cuidados de saúde considerados urgentes ou essenciais sejam mantidos. 

Em condições emergenciais, como uma pandemia, a teleconsulta e o telemonitoramento podem ser realizados, temporariamente, durante os meses de março e abril de 2020.

As medidas foram adotadas com o intuito de que sejam priorizados os atendimentos essenciais, ou seja, no combate ao COVID-19. Diante disso, a recomendação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANSS) é para que, sempre que possível, procurem aconselhamento médico por telefone ou outras tecnologias que possibilitem, de forma não presencial, a troca de informações para diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças.

Para isso, devem ser observadas as medidas recentes sobre o tema anunciadas pelo Ministério da Saúde, que publicou uma portaria regulamentando atendimentos médicos a distância durante o período de pandemia, e pelos conselhos profissionais de saúde.

Quais os benefícios da teleaudiologia?

 

A maioria dos usuários de aparelhos auditivos é composta de idosos. Eles costumam ter dificuldade de locomoção, sendo que muitos precisam ter acompanhantes para levá-los até uma das clínicas. Há, ainda, gastos com transporte e alimentação. 

Isso limita o acesso e dificulta o sucesso da adaptação ao aparelho auditivo, visto que muitas vezes é preciso voltar ao fonoaudiólogo para realizar ajustes e regulagens. Com a Telessaúde em Fonoaudiologia, isso fica muito mais fácil.

Algumas vantagens oferecidas pela teleaudiologia são:

  • possibilidade de transpor barreiras socioeconômicas, culturais e, sobretudo, geográficas, para que os serviços e as informações em saúde cheguem a toda população;
  • maior satisfação do usuário;
  • redução filas de espera;
  • redução do tempo para atendimentos ou diagnósticos especializados;
  • evitar os deslocamentos desnecessários de pacientes e profissionais de saúde.

Você conhece a Telecare?

A TeleCare é um recurso que possibilita aos fonoaudiólogos a realização de ajustes nos aparelhos auditivos em tempo real. Para que ela funcione, é preciso realizar alguns passos simples. 

Tudo começa com a ativação do paciente, feito isso o aplicativo (Signia App) fornece informações importantes sobre perda auditiva e tratamento, além de mostrar informações valiosas sobre os problemas e necessidades auditivas de seus usuários, uma vez que ela trabalha junto com o Connexx (software que é utilizado para realizar todos os ajustes dos aparelhos dos pacientes) para ajustar as configurações dos aparelhos auditivos do paciente.

A combinação da TeleCare e do Signa App permite que o paciente se acostume com seus aparelhos auditivos da maneira mais confortável. As atividades, o monitoramento diário da satisfação e a função de chat permitem que o fonoaudiólogo entenda melhor as necessidades do seu paciente e ofereça o melhor serviço.

Os ajustes remotos do aparelho auditivo podem melhorar significativamente a experiência do paciente durante o período de adaptação. A TeleCare oferece a oportunidade de fazer as alterações necessárias, onde quer que o paciente esteja. 

O fonoaudiólogo pode resolver as dificuldades via chat ou chamada (vídeo) e enviar aos pacientes novos ajustes que podem ser aplicados instantaneamente pelo Signia App. Dessa forma, é possível aumentar a satisfação deles.

Após adquirir o aparelho, a TeleCare continua sendo de enorme importância, pois ela ajuda o fonoaudiólogo a manter contato com seus pacientes. O profissional pode continuar a acompanhar os usuários remotamente, bem como enviar atualizações sobre seus produtos, serviços ou ofertas especiais no formato de mensagens de texto.

Para conseguir manter essa tecnologia e estar alinhado às exigências do Ministério da Saúde e Conselho Regional de Fonoaudiologia, a A&R Aparelhos Auditivos oferece a mais alta segurança e privacidade de dados.

Assim, todos os dados e toda a comunicação entre o Portal TeleCare e o aplicativo no smartphone do paciente são criptografados. O acesso ao Portal TeleCare é protegido por uma senha para todos os funcionários da clínica.

Os dados do fonoaudiólogo, assim como de seus pacientes, estão completamente seguros. O Portal é certificado pela TRUSTe e myHearing app TÜV. A Sivantos não tem acesso aos seus dados pessoais e nem aos dos pacientes.

O Portal TeleCare e todos os dados relacionados a ele são armazenados em servidores fornecidos pelo Microsoft Azure. O acesso a esses sistemas é altamente restrito e controlado. Qualquer acesso é registrado e documentado para fins de auditoria. A comunicação entre as sessões do navegador do fonoaudiólogo ou os dispositivos do paciente e os servidores da Web também é segura e criptografada (com HTTPS).

A melhor parte disso é que todo esse serviço não tem nenhum custo adicional para os pacientes da A&R Aparelhos Auditivos. É isso mesmo, mesmo em momentos de crise, como o da pandemia, o usuário pode contar com essa tecnologia sem nenhum custo adicional.

Graças a essa ferramenta, é possível oferecer um atendimento de excelência aos pacientes, que estão em suas casas, seguros.

Percebeu como a teleaudiologia é benéfica não só para as clínicas de fonoaudiologia, mas principalmente para os pacientes? Ter a possibilidade de realizar o tratamento no conforto de sua casa é fundamental para garantir a sua segurança e o seu bem-estar.

Além dos ajustes necessários, saiba quais são os cuidados que você precisa ter com o aparelho auditivo para manter a sua qualidade sonora.

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