O aparelho auditivo pode molhar? Entenda agora!

Aparelhos Auditivos

Com a chegada do verão se aproximando, não é difícil pensar em praia, piscina, cachoeira e outros lugares para se refrescar. Afinal, quem não quer curtir dessa forma? Entretanto, surge uma dúvida para muitas pessoas: o aparelho auditivo pode molhar?

Para responder logo de cara, podemos dizer que sim! Mas, antes que você se anime e dê um mergulho em águas cristalinas, sugerimos que continue lendo este artigo. Vamos explicar sobre o limite dessa resistência à água.

Além disso, é importante conhecer alguns passos caso o seu aparelho molhe mais do que o esperado. De toda forma, não precisa se privar da diversão nem mesmo da sua prática esportiva. Continue a leitura e saiba mais!

Entenda a evolução dos aparelhos

Antes de tudo, você deve imaginar que nem sempre foi possível molhar um aparelho auditivo. Essas melhorias vieram com o tempo e, ao longo dos anos, foram aprimoradas as técnicas de fabricação.

No princípio, essa impossibilidade de molhar limitava muito a qualidade de vida do indivíduo. Chegou o momento do banho? Hora de tirar. Pegou uma chuva mais forte? Conserto na certa. Apresentou suor excessivo? Já surgia o receio de ter estragado.

Contudo, os avanços nas tecnologias resultaram em aparelhos resistentes à água. No começo, apenas uma película oferecia vedação. O grande problema é que ela se romperia caso fosse para a assistência.

Outra tentativa de avanço foi o nano coaching, que diminuiu a permeabilidade das caixas. Mas foi um longo caminho até chegar na tecnologia atual. Atualmente, existe toda uma classificação a respeito da resistência.

Ela se baseia nos graus de tolerância à água. O menor deles é uma chuva leve, bem fina. Já os maiores suportam jatos fortes nas mais diversas temperaturas. Ainda assim, é preciso ter bastante cuidado, afinal, não é esse o objetivo dos equipamentos.

Lembre-se de que nem sempre é apenas a água que está presente. Nas piscinas, por exemplo, existe o cloro. Já na água do mar, não podemos nos esquecer do sal.

De toda forma, é um passo importante para reduzir os gastos com conserto. Imagine só como seria gastar com assistência diante de cada chuvinha?

Saiba o que fazer se o aparelho auditivo molhar

Saiba o que fazer se o aparelho auditivo molhar

Você já sabe que o seu aparelho pode molhar, mas vale a pena conferir qual é a resistência dele à água. Assim, fica mais difícil passar por situações que vão além da tolerância. Entretanto, caso aconteça, veja abaixo o que fazer.

Desligue o seu aparelho imediatamente

Mesmo que o seu aparelho seja resistente, algumas situações são preocupantes, sobretudo se a exposição à água for prolongada. Nesse caso, desligue imediatamente o equipamento. Isso vai reduzir a probabilidade de danificá-lo.

Lembre que muitos líquidos apresentam outros componentes além da água. São justamente eles que podem ser nocivos para o aparelho. Só volte a ligá-lo quando tiver certeza de que está seco.

Retire pilhas e baterias

Uma vez desligado, chegou a hora de começar o processo de secagem. Para isso, retire todas as pilhas e baterias do equipamento. Nesse momento, vale a pena utilizar panos ou flanelas secas para absorver o excesso de água dos materiais.

Em alguns casos, as pilhas e baterias deverão ser descartadas e trocadas por outras. Mas, se forem devidamente secas, não há problema em utilizá-las novamente. Por isso, tenha atenção ao processo e jamais as coloque molhadas em carregadores.

Seque o aparelho totalmente

Se o aparelho molhou, nunca é demais o cuidado com a secagem. Ao remover pilhas e baterias, você consegue aumentar a ventilação no equipamento e, consequentemente, potencializar o processo de deixá-lo seco. Verifique cada espaço durante esse processo.

Utilize outros materiais

Nesse caso, você não precisa ser guerreiro e ir até o fim apenas com uma flanela seca. Na verdade, existem diversas maneiras de tornar o processo mais eficaz. A principal delas é o uso de um desumidificador.

Ele pode ser elétrico ou se apresentar como sílica em gel. O primeiro deles você conecta a uma tomada e a uma entrada USB. O processo é concluído em torno de 30 minutos. Como bônus, ele ainda esteriliza o aparelho e barra a proliferação de microrganismos.

Já o segundo tipo utiliza a sílica em gel. Ela é adicionada a um recipiente fechado junto com o equipamento. Mas demora um pouco mais para efetivar a secagem: 8 horas.

Teste o aparelho

Será que deu tudo certo? Você só vai saber se testar. Mas, antes, certifique-se de que não há nenhum vestígio de umidade. Agora sim, controlada a ansiedade, adicione pilhas/baterias, novas ou não, e teste!

Se ficar alguma dúvida sobre o sucesso das etapas, procure um fonoaudiólogo para avaliar o resultado.

Veja as vantagens dos equipamentos

Veja as vantagens dos equipamentos

Os cuidados parecem um pouco complexos, certo? Mas, na prática, são bem simples, ainda mais quando a pessoa se habitua ao uso.

A perda auditiva pode se apresentar em diferentes níveis, dos mais leves aos mais graves. Cada um deles vai apresentar uma indicação específica para cuidados, como o implante coclear ou o uso de aparelhos.

Seja qual for o grau de perda auditiva, o principal objetivo é devolver para a pessoa a qualidade de vida que ela perdeu com o problema de audição. Afinal, quando a comunicação fica prejudicada, as mais diversas esferas de relações também ficam.

Portanto, um bom aparelho auditivo, bem ajustado para a pessoa, melhora os relacionamentos com familiares, amigos e, até mesmo, colegas de trabalho. Além disso, ele devolve a capacidade de ouvir bem. Só quem passa pela perda sabe quão gratificante é voltar a escutar com plenitude.

Só não esqueça que, além dos cuidados com a umidade, é importante manter a higienização do aparelho e dos seus componentes. Proteja-o contra a exposição à poeira, oleosidade e partículas soltas no ar.

Dessa forma, mesmo sabendo que o aparelho auditivo pode molhar, você consegue aumentar a vida útil dele. Lembre-se também de procurar por uma boa empresa de reabilitação auditiva. Nós da A&R somos especialistas em oferecer os melhores equipamentos e cuidados para a sua audição. Isso inclui não só a tecnologia de ponta, mas também um acompanhamento de perto para melhor adaptação e assistência com fonoaudiólogos.

Então, que tal conhecer melhor as nossas soluções? Entre em contato conosco agora mesmo!

Deixe um Comentário