Como limpar os ouvidos de forma segura? Confira 6 dicas!

Aparelhos Auditivos

Você sabe como limpar os ouvidos corretamente? Essa é uma prática bastante comum no nosso dia a dia. Mas, saiba que há um jeito certo de fazer. Caso contrário, há o risco de acúmulo de cera ou, até mesmo de infecção ou dano às estruturas do ouvido. Quando isso ocorre, pode gerar perda da audição.

Por isso, ainda há muitas dúvidas sobre o assunto. Pode usar hastes flexíveis? Uma toalha úmida é mesmo o suficiente?

Neste post, nós vamos esclarecer tudo sobre o tema. Acompanhe e entenda porque a limpeza adequada é necessária, o que acontece quando fazemos da forma errada e quando procurar um profissional. Além disso, vamos dar dicas valiosas sobre como limpar os ouvidos sem que você corra o risco de prejudicar sua audição.

Qual é a função da cera no ouvido?

Sempre que ouvimos sobre limpar os ouvidos, pensamos em retirar toda a cera que encontramos nele, correto? Porém, a verdade é que ela não se trata de sujeira. Normalmente, fazemos essa associação devido à cor escurecida e ao aspecto pegajoso.

Mas, a verdade é que ela tem uma função bem importante. Também chamada de cerúmen ou cerume, ela é produzida na parte externa do canal auditivo por aproximadamente 2 mil glândulas sebáceas e glândulas sudoríparas modificadas. Assim, a cera contém restos de pele, poeira e secreções oleosas.

Então, há diversos tipos de cera e cada um deles é determinado geneticamente, sendo que o tipo úmido é o mais comum. O cerúmen serve como uma proteção natural ao ouvido. Desse modo, suas principais funções são:

  • proteger contra infecções no canal auditivo — atua como uma barreira contra a ação bacteriana e fúngica;
  • protege contra doenças graves — como a otite e, ainda, ajuda a prevenir outras doenças como irritação da pele no meato acústico externo;
  • previne dores e coceiras no canal auditivo — o aspecto oleoso da cera é fundamental para proteger o ouvido contra a ação de micro-organismos e para impedir o ressecamento do interior da cavidade. Quando há o ressecamento, surge a sensação de coceira e dor no ouvido.

Qual a importância de higienizar bem os ouvidos?

Como você viu, a cera tem papel fundamental na saúde dos ouvidos e, por isso, não deve ser retirada. Aliás, normalmente, o próprio corpo expulsa o excedente de cerúmen de dentro do ouvido, levando para a região externa da orelha.

Então, costumamos dizer que o ouvido é um órgão “autolimpante”. Pode parecer bastante desagradável, mas não encontrar algum fragmento de cera saindo do ouvido é perfeitamente normal e não significa que há algo de errado.

Logo, a única parte que podemos limpar é o pavilhão da orelha. Porém, há casos em que realmente há acúmulo de cera, seja pela produção em excesso ou devido a algum distúrbio, o ouvido não consegue expulsar o excesso.

Como saber se há excesso de cera no ouvido?

Se não podemos retirar a cera do ouvido, como saber se há excesso? Basta ficar atento a alguns sintomas. O sinal mais comum é a sensação de ouvido tapado. Assim, há diminuição do volume de alguns sons no ouvido afetado.

Além disso, também pode haver dor de ouvido, coceira, sensação de abafamento do som ou passar a ouvir zumbidos sem que haja qualquer causa externa. Há também o bloqueio total do canal.

Nesse caso, há tanta cera acumulada que quase nenhum som chega ao sistema interno do ouvido. A boa notícia é que a audição volta ao normal logo após o desbloqueio.

Então, como limpar os ouvidos corretamente?

Então, como limpar os ouvidos corretamente?

Na hora de limpar os ouvidos, um dos principais hábitos que pode prejudicar a audição é usar hastes flexíveis no canal auditivo. Na verdade, isso acaba empurrando a cera para dentro. Além disso, utilizar hastes flexíveis ou outros objetos pode lesionar alguma estrutura, causando surdez.

Quer saber como limpar os ouvidos do jeito certo? Confira, a seguir, como isso deve ser feito.

1. Utilize a toalha

Logo após o banho, passe a pontinha da toalha, um paninho úmido ou, ainda, um disco de algodão úmido em todo o pavilhão da orelha. Isso ajuda a remover os resíduos de sujeira e excesso de cera do local.

2. Use hastes flexíveis apenas na parte de fora

Caso você prefira utilizar hastes flexíveis, use-o apenas na parte de fora da orelha. Como já comentamos, ele não deve ser introduzido no canal. Lembre-se de que a cera tem uma função importante nesse local.

O ideal é utilizar hastes flexíveis para bebês, pois eles impedem que a haste entre no canal, limpando apenas a superfície de fora.

3. Pingue óleo de amêndoas

Se você estiver com a sensação de que há acúmulo de cera no canal auditivo, pingue 2 gotinhas de óleo Johnson ou óleo de amêndoas no ouvido. Em seguida, com a ajuda de uma seringa, coloque um pouquinho de soro fisiológico dentro da orelha e vire a cabeça lentamente para que o líquido saia totalmente do ouvido.

Isso ajuda a amolecer a cera e faz com que ela saia naturalmente do canal, sem que seja preciso introduzir nenhum objeto.

4. Use medicamento específico

O Cerumin é um remédio otológico que promove a limpeza da cera do ouvido, eliminando fungos e desinfetando a região. Entretanto, como qualquer outro medicamento, seu uso deve ser indicado por um médico. Em geral, ele é recomendado antes de uma limpeza realizada no consultório, pois ajuda a amolecer a cera, facilitando a retirada de resíduos.

5. Não deixe a orelha úmida

Sempre após limpar a parte externa da orelha, passe uma toalha, pano ou disco de algodão seco. Manter a região úmida pode promover a proliferação de micro-organismos e, ainda, faz com que resíduos se fixem na região.

6. Use tampão

Quando for a praia, cachoeira ou piscina, procure usar tampão no ouvido para evitar que entre água e outras impurezas, como grãos de areia ou poeira. Isso ajuda a evitar infecções e mantém a saúde do seu sistema auditivo.

Quando procurar um profissional?

Caso você já tenha limpado da maneira que descrevemos no tópico anterior e mesmo assim ainda tem a sensação de que está com acúmulo de cera no canal auditivo, procure um médico otorrinolaringologista. Ela examinará o local e, se for necessário, fará uma limpeza profunda com técnicas e instrumentos específicos.

Esse tipo de procedimento não causa dor. É importante lembrar que nenhum outro tipo de limpeza deve ser feita senão por um profissional devidamente habilitado. Afinal, o ouvido é um órgão sensível e, qualquer dano ou lesão, pode levar à surdez.

Pronto! Agora você já sabe como limpar os ouvidos do jeito certo. Então, jamais introduza qualquer objeto no canal auditivo e siga à risca as dicas deste post. Além disso, não deixe de consultar um profissional sempre que sentir algum incômodo no ouvido ou problema na audição.

Compartilhe com seus amigos para que eles saibam como fazer a limpeza correta dos ouvidos!

Deixe um Comentário