O que é otite de repetição? Saiba quais as causas e como tratar

Aparelhos Auditivos

A otite de repetição é uma inflamação que normalmente provoca sintomas leves, mas também pode resultar em problemas mais graves quando negligenciada. Por isso, para que você mantenha sua saúde auditiva, é importante entender como essa doença ocorre e qual é o melhor momento para procurar ajuda médica.

Na maioria dos casos, consequências prejudiciais podem ser evitadas se o paciente se prevenir e ficar em alerta com os sintomas da otite. Para ajudar você, separamos as principais informações sobre a otite de repetição. Confira e tire suas dúvidas.

O que é otite de repetição?

A otite de repetição é uma infecção localizada no ouvido médio ou externo, região que estabelece o contato do ouvido com o nariz, mas também pode atingir o tímpano. Embora possa acometer pessoas de todas as idades e de ambos os sexos, esse tipo de otite é mais comum em nadadores e crianças de até três anos.

No caso dos nadadores, o principal fator de risco da otite de repetição é o excesso de umidade. No caso das crianças, o sistema imunológico frágil aumenta o risco de desenvolver essa inflamação, sem contar que as estruturas do ouvido médio ainda são imaturas e estão em fase de desenvolvimento nos primeiros anos de vida.

Alguns dos quadros clínicos de otite de repetição mais comuns são aqueles decorrentes de infecções causadas por bactérias ou vírus. Uma gripe pode bloquear as tubas auditivas com muco, aumentando o risco da ação dos micro-organismos. Portanto, quando houver infecções, é importante ter atenção aos incômodos no ouvido.

De maneira geral, os fumantes também estão muito suscetíveis à otite de repetição. O cigarro faz muito mal para o canal auditivo e está atrelado a uma série de doenças inflamatórias das vias respiratórias, como rinite, sinusite, pneumonia e otite.

Qual é a diferença entre otite de repetição e otite aguda?

Qual é a diferença entre otite de repetição e otite aguda?A diferença está no tempo de permanência da infecção. Como o próprio nome sugere, a otite de repetição acontece quando a inflamação no ouvido médio ocorre com uma frequência muito alta — pelo menos quatro vezes por ano. Já a otite aguda se caracteriza por uma frequência muito mais baixa da infecção, como duas ou três semanas.

Quais são os sintomas da otite de repetição?

Os sintomas mais comuns da otite de repetição são os seguintes:

Em muitos casos, a infecção no ouvido médio pode provocar sintomas relacionados a doenças respiratórias, como febre, produção de muco, sensação de pressão no ouvido e inchaço das mucosas localizadas nas narinas.

Quais são os tratamentos para a otite de repetição?

De início, a recomendação é procurar um otorrinolaringologista assim que os sintomas aparecerem. Dessa forma, fica fácil saber quais são os meios de cura mais eficazes. Separamos abaixo os principais tratamentos para a otite de repetição.

Uso de medicamentos

A administração de antibióticos é o tratamento mais comum para resolver os sintomas da otite, mas também podem ser receitados analgésicos e anti-inflamatórios. O desaparecimento dos sintomas ocorre alguns dias após o início da medicação.

A recomendação é jamais se automedicar e seguir sugestões de outras pessoas além de um especialista para aliviar os sintomas da otite. O importante é que o paciente tire todas as suas dúvidas na consulta com o otorrinolaringologista e siga à risca o tratamento recomendado de acordo com o diagnóstico.

Spray nasal

Os sprays nasais podem ser recomendados na consulta médica. É comum que sejam usados para tratar os seguintes sintomas — congestionamento, vermelhidão, secreção nasal, espirros e coceira no nariz/ouvido. Eles podem ser utilizados por pessoas de todas as idades, mas sempre a partir da indicação de um especialista.

Timpanoplastia

Nem sempre o uso de antibióticos e sprays nasais trata a otite de repetição. Nesse caso, o otorrinolaringologista avalia com o paciente a possibilidade de realizar um procedimento cirúrgico chamado timpanoplastia, uma vez que a infecção pode ter causado uma perfuração no tímpano. Geralmente, essa possibilidade é estudada quando a infecção se repete de várias formas ao longo do ano.

O paciente que sofre com otite média costuma ter dificuldade de ventilação no ouvido e acúmulo de secreção. A timpanoplastia visa drenar toda a secreção provocada pela otite. Não se trata de um procedimento complexo. Além disso, a maioria dos pacientes não desenvolve complicações no pós-cirúrgico.

Por fim, uma ótima dica para manter a saúde auditiva é evitar o uso de hastes flexíveis ou qualquer outro objeto para eliminar cera de ouvido. Esses materiais aumentam o risco de inflamação no canal auditivo e podem, até mesmo, gerar uma perfuração no tímpano.

Como o aparelho auditivo pode ajudar?

Como o aparelho auditivo pode ajudar?

Em casos graves, a otite de repetição pode resultar na perda de audição, quadro em que o paciente deve buscar um especialista para iniciar sua adaptação ao aparelho auditivo. É a solução para que ele consiga recuperar a qualidade de vida e manter a independência nas atividades do dia a dia.

Isso acontece porque os aparelhos auditivos aumentam a autoestima e a confiança do paciente. É comum que a perda de audição estimule o isolamento social, já que se torna mais difícil interagir em reuniões, eventos e encontros de amigos. Com o aparelho, o paciente pode retomar sua vida social e não corre o risco de desenvolver uma depressão.

É importante que o processo de reabilitação auditiva, por meio da adaptação com um aparelho, seja feito com uma empresa especialista nesse tipo de atendimento. Ele deve incluir o acompanhamento adequado dos casos e a indicação dos aparelhos mais apropriados para cada diagnóstico.

O mais importante de tudo é prezar pela saúde, tomando os devidos cuidados para se prevenir e não agravar patologias. Você viu que, quando falamos de saúde auditiva, a otite de repetição deve ser motivo de alerta. Se você ou algum familiar tem problemas de audição, dê o primeiro passo e vá em busca de uma consulta médica.

Agora que você já sabe o que é otite de repetição, confira o nosso post sobre o aumento da incidência de otite no verão.

Deixe um Comentário