Saiba o que fazer em caso de tímpano perfurado

Aparelhos Auditivos

O tímpano perfurado geralmente pode se curar sozinho. Entretanto, ele também pode apresentar algumas complicações que exigem um pouco mais de dedicação para que o problema não se agrave.

Como sabemos, a informação é a melhor prevenção para evitar problemas. Então, é pensando nisso que trouxemos este artigo para você. A sua audição merece todos os cuidados para se manter sempre saudável.

Continue lendo e veja o que é o tímpano, como ele pode ser perfurado, como prevenir esse problema e como ocorre o tratamento. Boa leitura!

O que é o tímpano?

O tímpano, conhecido também pelo nome de membrana timpânica, é uma delicada membrana situada no fim do canal auditivo externo e marca o início da orelha média.  Ele transmite vibrações do ar ao ouvido médio, tem cerca de 10 milímetros de largura, é frágil e rígido.

O ouvido médio é ligado à garganta pela tuba auditiva e é justamente por isso que o tímpano se movimenta para frente e para trás, afinal, o ar atmosférico entra pela boca e pelo ouvido. Essa é uma forma que nosso corpo tem de equilibrar a pressão, fazendo com que o tímpano balance desse modo.

Qual é a função do tímpano?

Qual é a função do tímpano?

A membrana timpânica tem como função transmitir o som do ar para os ossículos, isto é, o martelo, a bigorna e o estribo. Lá, as ondas de vibração são transmitidas ao ouvido interno, a parte mais profunda onde se situa a cóclea, o órgão da audição.

O tímpano também tem a função de preservar nosso ouvido interno quando somos expostos a sons altos e graves. Ele age como um reflexo. Quando o cérebro recebe a informação da exposição a esses ruídos, o tímpano se contrai de repente. Por consequência, a membrana fica mais rígida, o som, em parte, é abafado e o ouvido não capta todo o barulho.

Como ele pode ser perfurado?

Como você pode ver, o tímpano é uma membrana pequena, sensível, rígida e importantíssima para a nossa audição. No entanto, ficam algumas perguntas: o que acontece se ele for perfurado? Como ele pode ser perfurado?

Primeiramente, é necessário compreender que, quando o tímpano está furado, a capacidade auditiva da pessoa diminui. Em alguns casos, as perfurações podem voltar ao normal em algumas semanas, mas, em outros, se o problema não for tratado da forma devida, pode causar a perda auditiva .

O diagnóstico é realizado pelo otorrinolaringologista. Ao utilizar o otoscópio, o profissional consegue visualizar a membrana e verificar se há algum tipo de furo. As perfurações podem ser causados por:

  • otite;
  • introdução de objetos no ouvido, especialmente em crianças;
  • acidentes com explosão ou um ruído mais forte;
  • fraturas no crânio;
  • mergulhos em grandes profundidades;
  • viagens de avião.

Quando os riscos envolvem a pressão atmosférica, como o mergulho em grandes profundidades e as viagens de avião, é importante esclarecer que depende das condições e de como o processo é feito.

Afinal, quando mudamos de pressão atmosférica, a pressão do ar ao nosso redor também é alterada e o ar que fica na orelha média sofre com essa variação. É como se, em uma balança de dois pratos, com um copo pendurado de cada lado, um dos copos pesasse mais e, como resultado, temos um desequilíbrio. Por isso, ficamos com a impressão de que estamos com os ouvidos entupidos, mas a tuba auditiva logo coloca tudo em ordem.

Todavia, quando essa diferença de pressão é grande demais, pode ocorrer a perfuração e, por consequência, uma lesão grave.

Quais são os principais sintomas?

Quais são os principais sintomas?

Alguns sintomas comuns podem ajudar a perceber se o tímpano está perfurado. Por isso, se você sentir algo, é importante procurar o otorrinolaringologista para ter o diagnóstico adequado para o seu caso. Por exemplo, se tiver uma infecção, é necessário tratá-la corretamente com a medicação prescrita para que o tímpano cicatrize.

Alguns dos sintomas mais comuns são:

  • dor intensa de ouvido que surge de repente;
  • perda repentina da capacidade de ouvir;
  • coceira no ouvido;
  • saída de sangue pelo ouvido ou secreção amarelada, que indica a presença de bactérias ou vírus;
  • zumbido;
  • perda temporária da audição;
  • vertigem.

É importante atentar ao fato de que, com a membrana perfurada, o ouvido fica mais exposto, pois a proteção da parte interna está danificada. Então, as infecções podem ocorrer com maior facilidade.

Como evitar ter o tímpano perfurado?

Para prevenir que o tímpano seja perfurado, um dos principais cuidados é evitar a introdução de objetos no canal auditivo. Por exemplo, as famosas hastes usadas para limpar podem levar bactérias que causam infecções, as quais podem ser prejudiciais.

Algumas pessoas usam remédios caseiros quando sentem algo estranho, porém, essa atitude não é recomendada, pois pode agravar o tratamento ou torná-lo muito mais complexo.

Em suma, dois pontos são importantes para evitar a perfuração:

  • evitar colocar qualquer objeto no ouvido;
  • tratar infecções nos ouvidos imediatamente sob a orientação de um especialista.

Como funciona o tratamento?

Caso a perfuração ocorra, é necessário buscar o tratamento adequado conforme a causa. Na maioria dos casos, o tímpano cicatriza de forma espontânea após algumas semanas. Mas o médico pode passar algum medicamento para evitar mais complicações.

Apenas alguns cuidados são importantes:

  • acompanhar o processo de cicatrização;
  • evitar a entrada de água ou outros líquidos no ouvido;
  • usar algodão no ouvido para tomar banho;
  • não entrar em piscinas, mar ou cachoeiras.

Em outros casos, talvez seja recomendada uma cirurgia para reconstituir o tímpano. Nesse procedimento, é feito um enxerto de pele. Após a operação, pode ser necessário um repouso de 15 dias ou mais para favorecer a recuperação e auxiliar o paciente, que pode sentir algum desequilíbrio ou tontura nos primeiros dias pós-cirurgia.

Portanto, o tratamento existe e, dependendo da ocorrência, pode não deixar sequelas. Todavia, o melhor é evitar o problema e ter cuidados importantes para a própria audição. Se sentir algo diferente no ouvido, não hesite e procure logo por um profissional para orientá-lo.

Notou que a informação é o melhor instrumento para prevenir ter o tímpano perfurado? Assim, é possível cuidar melhor da sua saúde auditiva e dos seus familiares.

Se você gostou do nosso artigo, deixe um comentário nele e compartilhe a sua experiência conosco e com os demais leitores!

Deixe um Comentário