Aparelho auditivo wireless: vantagens e conforto que a tecnologia oferece

Aparelho auditivo wireless: vantagens e conforto que a tecnologia oferece

Aparelho auditivo wireless: vantagens e conforto que a tecnologia oferece

Grande parte das pessoas com perda na audição tem dificuldades para falar ao telefone, utilizar smartphones, assistir à TV e usar outros dispositivos por causa da má recepção do sinal, interferência na conexão ou ausência de uma entrada direta de áudio. Isso se torna ainda mais evidente atualmente, pois estamos inseridos em um cenário digital.

Desse modo, a solução para pacientes com problemas de audição também precisou adaptar-se e o avanço da tecnologia possibilitou o desenvolvimento do aparelho auditivo wireless. Trata-se de uma opção que traz ainda mais conforto e qualidade de vida ao usuário.

Neste artigo, você conhecerá melhor os aparelhos auditivos wireless, entenderá como essa tecnologia funciona e de que forma ela impacta a vida de pessoas que necessitam de equipamentos auditivos. Acompanhe!

Como surgiu o aparelho auditivo wireless?

Ao longo dos anos, profissionais envolveram-se para encontrar formas de corrigir a perda auditiva de diversos tipos e graus. Assim, desenvolveram vários modelos de aparelhos para aumentar o bem-estar dos pacientes, devolver-lhes a independência e permitir que participem mais ativamente das interações sociais.

Os aparelhos auditivos evoluíram muito e continuam avançando. A tecnologia foi um fator fundamental para isso. As inovações permitiram o desenvolvimento de dispositivos mais eficientes, com redução de ruídos e microfones combinados com multicanais que aperfeiçoam o processamento.

Além disso, passou-se a utilizar a tecnologia sem fio nos dispositivos auditivos para oferecer maior flexibilidade nas formas de comunicação. Ao mesmo tempo que a evolução tecnológica transformou as necessidades dos pacientes (utilizar celulares, por exemplo), ela também trouxe as devidas soluções.

Como funciona essa tecnologia?

A conexão wireless via Bluetooth permite que os usuários conectem seus aparelhos a vários dispositivos móveis, que têm se tornado essenciais na vida moderna, como smartphone, TV, reprodutor de músicas e GPS veicular. Desse modo, os pacientes com perda de audição ficam conectados ao mundo ao seu redor.

Os aparelhos auditivos wireless precisam de um acessório, que é bastante discreto e parecido com um colar, sendo posicionado no pescoço. Então, o som que sai do celular, por exemplo, é enviado via Bluetooth para esse dispositivo no pescoço, em que é convertido e transmitido para o aparelho auditivo na orelha.

Em alguns modelos, o caminho inverso também é possível. Isto é, a voz do usuário é enviada ao acessório e posteriormente repassada ao celular, sem que seja preciso qualquer tipo de fio, cabo, ou toque no dispositivo. Para tudo isso basta pressionar um dos botões do acessório.

Quais são as vantagens de um aparelho auditivo wireless?

Ao conectar o aparelho auditivo aos equipamentos eletrônicos, o usuário amplia sua interação com o mundo, utilizando todos os recursos do smartphone, ouvindo as músicas de que tanto gosta e sente falta em seu dia a dia, fazendo videochamadas com seus familiares e amigos.

A utilização de aparelhos convencionais melhora muito a rotina do paciente. No entanto, apresenta certas limitações. Muitos não conseguem falar ao telefone com os familiares que estão longe, pois não ouvem a ligação. No caso da TV ou vídeos em outros dispositivos, precisam aumentar demais o volume para ouvirem e isso incomoda quem deseja assistir junto.

Ao optar por um aparelho wireless, o paciente poderá aproveitar todos os recursos da tecnologia, como as outras pessoas, porque o pareamento do sinal de áudio torna a transmissão perfeita.

Se você tem problema de audição, imagine-se podendo falar com quem quiser pelo celular, ouvir os áudios e vídeos das redes sociais, conversar em videochamadas, assistir aos filmes e programas preferidos na TV sem dificuldade.

Isso melhora suas funções no ambiente de trabalho, permite que você viaje ouvindo suas músicas preferidas, tenha mais independência, consiga interagir melhor com todos e sinta-se mais incluído na sociedade.

Quais aparelhos têm essa tecnologia?

O mercado conta com alguns modelos que já têm a tecnologia wireless embutida. A seguir, conheça os detalhes dos principais.

easyPocket

easyPocket

O easyPocket tem um visor grande e fácil de ler que oferece acesso a todas as funcionalidades do aparelho auditivo, em que também é possível visualizar programas, alarmes configurados, status da bateria e informações de contatos. Nas laterais, há botões de volume e mudança de programa, que facilitam muito o seu uso.

easyTek

O dispositivo do easyTek é leve, elegante e conecta-se a diferentes equipamentos via Bluetooth. O som das TVs, telefones, equipamentos de áudio e mp3 é transmitido diretamente para ambos os aparelhos auditivos com extrema qualidade. O botão com múltiplas funções é totalmente intuitivo, tem detecção de situação automática e ajuste de funções.

miniTekTM

miniTekTM

O miniTekTM é um transmissor automático pequeno e cheio de estilo que sincroniza todos os seus equipamentos eletrônicos com seus aparelhos auditivos, permitindo que você tenha uma experiência auditiva extremamente rica tocando apenas um botão. O grande diferencial dele é a possibilidade de conectar-se a dois celulares ao mesmo tempo.

touchControl

touchControl

O touchControl é um aplicativo totalmente gratuito, fácil e rápido de utilizar. É compatível com Android e iOS. Por meio dele, você pode trocar os programas do aparelho auditivo, ajustar volumes, sons graves e agudos direto do seu smartphone.

Para facilitar o uso, é possível renomear os programas para que façam mais sentido para você. A transmissão de dados tem alcance de um metro e é feita de forma confiável. Além disso, não é necessário nenhum hardware extra, basta baixar o aplicativo em seu smartphone.

Esses modelos têm a capacidade de aumentar o som e expandir as experiências auditivas a novos níveis para que o usuário sinta-se habilitado a realizar todas as atividades do dia a dia, desde trabalho, entretenimento e convívio social até aproveitar as maravilhas que a tecnologia nos oferece.

A capacidade auditiva está fortemente ligada à qualidade de vida. Assim, quando um paciente opta por utilizar um aparelho auditivo wireless, está investindo em seu conforto, sua confiança e independência. Porque aumenta as possibilidades de comunicação e traz mais praticidade para o dia a dia, coisas que não seriam possíveis sem a utilização desse modelo.

Quer saber onde comprar um aparelho wireless com tecnologia de ponta? Então, entre em contato conosco da A&R Aparelhos Auditivos e saiba como podemos ajudar!

Compartilhar este Artigo