Aprenda como falar ao telefone com o aparelho auditivo!

Aprenda como falar ao telefone com o aparelho auditivo!

Aprenda como falar ao telefone com o aparelho auditivo!

Atender ou fazer chamadas telefônicas são atividades que a maioria das pessoas realizam de forma automática. Entretanto, esse ainda é um grande desafio enfrentado por quem tem perda auditiva. Por se tratar de um tipo de comunicação apenas pelo som, ou seja, sem que o indivíduo possa ver as expressões ou ler os lábios, muitos se recusam a falar ao telefone.

Contudo, graças ao avanço da tecnologia dos aparelhos auditivos, foram desenvolvidas soluções para que as pessoas com perda auditiva consigam falar ao telefone sem problemas, tornando-as mais independentes e melhorando sua qualidade de vida. Ao longo deste post, você entenderá como essas inovações funcionam e quais aparelhos auditivos podem ser utilizados para esse fim. Acompanhe!

Compreenda a importância do telefone no dia a dia

Obviamente, hoje em dia, há outros meios de se comunicar, tendo em vista o aumento do uso das redes sociais e dos aplicativos. No entanto, não há dúvidas de que o telefone facilita muito a vida, aproxima as pessoas e agiliza vários serviços, a exemplo dos 0800 dos bancos. Ainda, o equipamento ajuda a entrar em contato com empresas responsáveis pela luz, água etc.

Conversar com amigos e parentes sem falar ao telefone também é uma grande dificuldade. Por mais que existam outros recursos, ouvir a voz de quem está longe torna a conversa mais próxima e íntima, seja por meio de um telefone fixo, seja pelo papo via videochamada no smartphone.

Em geral, pessoas com perda auditiva acabam se afastando do convívio social devido à dificuldade de comunicação. Possibilitar o uso do telefone é uma das maneiras de integrá-los e de melhorar sua autonomia.

Entenda as dificuldades enfrentadas por pessoas com perda auditiva ao falar ao telefone

Como vimos, falar ao telefone é uma atividade útil e, muitas vezes, necessária. Então, ocorreu uma evolução dos aparelhos auditivos. Assim, pessoas com problemas de audição puderam se tornar mais ativas, independentes e mais próximas de quem gostam.

Tempo atrás, o que havia era somente uma bobina de telefone. Em seguida, foi desenvolvido um programa para o equipamento. Atualmente, há a tecnologia da conectividade do aparelho auditivo com o celular, fazendo a transmissão direta.

Antes disso, outra dificuldade enfrentada era posicionar corretamente o telefone fixo ou o celular no microfone do aparelho de audição. De forma automática, colocamos o telefone na orelha, mas o usuário do aparelho auditivo precisa fazer diferente: posicionar o equipamento acima da curva da orelha, que chamamos de pavilhão, onde está o microfone.

Ao não posicionar o telefone no lugar correto, o usuário não entende a fala do outro lado, não a escuta ou tem grandes incômodos durante a ligação.

Mais um obstáculo se refere aos problemas técnicos. O sistema de telefonia celular pode causar interferência elétrica nos aparelhos auditivos, trazendo ruídos e microfonia, o que impede que o usuário consiga conversar ao telefone. Por esses e outros motivos, é necessário contar com aparelhos para a audição modernos e de qualidade.

Descubra como o aparelho auditivo pode favorecer a comunicação via telefone

Descubra como o aparelho auditivo pode favorecer a comunicação via telefone

Conforme mencionamos, a evolução dos aparelhos auditivos permitiu que houvesse a transmissão direta com o telefone, por meio do pareamento do celular com o acessório para a audição. Desse modo, o som sai na orelha do ouvinte. É como se os aparelhos auditivos fossem fones de ouvido sem fio.

Para os telefones fixos, há um programa que identifica o campo magnético, mudando-o automaticamente para a função telefone. O aparelho pode ser regulado com volume mais alto, a fim de que o usuário consiga compreender melhor o interlocutor.

Tanto o pareamento quanto o programa são da marca Signia, que antes era Siemens. É importante ressaltar que o pareamento pode ser feito tanto em sistema Android (a partir da última atualização) quanto em iOS.

Os profissionais da A&R Aparelhos Auditivos têm o conhecimento técnico para analisar qual equipamento é compatível, fazer o pareamento e elaborar uma cartilha de linguagem simples e detalhada do passo a passo para o uso. Desse modo, caso o usuário troque seu aparelho de audição, poderá fazer sozinho o procedimento.

Conheça os principais produtos oferecidos pela A&R Aparelhos Auditivos

Conheça os principais produtos oferecidos pela A&R Aparelhos Auditivos

Infelizmente, ainda há acessórios que não são compatíveis com essa tecnologia no mercado. Para facilitar o acesso a esse recurso, todos os produtos com os quais a A&R Aparelhos Auditivos trabalha utilizam essa inovação. Assim, ela é apresentada a todos os pacientes. Veja, abaixo, os principais itens que permitem falar ao telefone:

  • Pure BTTM: opera com o aplicativo myControlApp, enviando informações aos aparelhos auditivos para permitir a melhor audição possível enquanto o usuário está em movimento, garantindo a tranquilidade e a segurança pelo caminho;
  • SilktmTM: esse modelo é praticamente invisível na orelha, sendo ideal para quem procura uma solução simples e discreta. Por ter três diferentes tipos de sonda, pode ser adequado a qualquer orelha, sem a necessidade de um molde personalizado;
  • CellionTM: livre de pilhas, esse modelo conta com um carregador por indução (sem contatos) e funciona o dia todo com apenas uma carga. Ele oferece alta performance mesmo em ambientes ruidosos e é resistente à água;
  • PureTM: tem microfones direcionais que ajudam a ter mais foco na conversação. Além disso, oferece uma excelente experiência auditiva binaural, um recurso extremamente sofisticado que apresenta alto desempenho até em situações de escuta desafiadora, como em festas;
  • MotionTM: esse modelo aprende a se adaptar às necessidades e preferências do usuário. Também tem gerador de som para tratamento de zumbido e melhora a audição integrada;
  • InsioTM: é quase imperceptível e apresenta uma tecnologia que permite que ele se ajuste automaticamente às preferências auditivas do usuário, oferecendo uma excelente qualidade de entendimento da fala mesmo em ambientes ruidosos.

Como vimos, falar ao telefone já não é mais um obstáculo para quem tem problemas de audição. A tecnologia avançou e desenvolveu aparelhos auditivos modernos que oferecem a possibilidade de atender telefones fixos e celulares. Isso permite que os usuários tenham mais independência, autonomia e maior contato com seus amigos e familiares via telefone e videochamadas.

Gostou de saber como a tecnologia inovou os aparelhos auditivos para melhorar a qualidade de vida dos usuários? Quer saber mais sobre o assunto? Então, siga nossas páginas nas redes sociais — Facebook e YouTube — e acompanhe os melhores conteúdos sobre o tema!

Compartilhar este Artigo