Quais os benefícios da leitura labial com aparelho auditivo para o paciente?

Quais os benefícios da leitura labial com aparelho auditivo para o paciente?

A comunicação é um ponto-chave para as relações interpessoais. No entanto, a deficiência auditiva é um fator que pode resultar na dificuldade de se comunicar. Pensando nisso, existe uma associação importante para facilitar o processo: a leitura labial com aparelho auditivo.

Na verdade, a leitura labial é um hábito praticado até mesmo por quem não tem problemas de audição. Visualizar o formato da boca durante a pronúncia ou mesmo as expressões faciais contribui para o entendimento daquilo que é dito.

Você deve estar se questionando como a comunicação é beneficiada por isso, certo? A fonoaudióloga Tamires Santos vai nos ajudar a entender melhor! Continue a leitura!

Benefícios do uso do aparelho auditivo

Antes de entender como a leitura labial viabiliza a melhor comunicação, vamos ver brevemente quais são os benefícios do aparelho auditivo em si. 

O equipamento é essencial em alguns casos de perda auditiva, pois auxilia a pessoa a ouvir melhor. Após a adaptação, há um maior desempenho em muitas funções que antes estavam prejudicadas. Veja!

Vida profissional

Independentemente do campo de atuação, o profissional precisa se comunicar com outras pessoas, como colegas de trabalho superiores ou clientes do negócio. Nessa perspectiva, compreender o que é dito e oferecer um retorno é fundamental.

A partir do momento que a audição é viabilizada por meio do aparelho, o desempenho no trabalho não fica prejudicado pela perda auditiva. Assim, você pode seguir realizando suas funções e auxiliando os demais.

Vida social

Se no trabalho o aparelho auditivo já ajuda, imagine só na vida social! Em casa, você poderá perceber a diferença, contribuindo para as tarefas domésticas, interagindo com os moradores e até realizando atividades simples, como atender ao chamado do telefone.

Os momentos de lazer também tornam-se mais prazerosos. É possível ir ao cinema e não ter dificuldades para ouvir ou conversar em uma roda de amigos.

Estado emocional

Você já percebeu que a interação com as outras pessoas é beneficiada, certo? Mas o aparelho auditivo também contribui para sua percepção de si mesmo, aumentando a autonomia e a independência.

Tudo isso gera um impacto psicológico positivo, principalmente por melhorar a autoestima e garantir maior liberdade no dia a dia.

Como a leitura labial com aparelho auditivo é benéfica ao paciente

Como a leitura labial com aparelho auditivo é benéfica ao paciente

Viu só como o aparelho auditivo é essencial para melhorar a comunicação? Mas não podemos deixar de ressaltar que a leitura labial figura como um grande reforço para melhorar a adaptação ao equipamento e a compreensão das falas. Entenda!

Agentes facilitadores da comunicação

O ser humano apresenta funções sensoriais que são determinantes para a interação com o mundo. Visão, audição, paladar, olfato, tato… Quando alguma delas é acometida, há a forte tendência de reforçar as outras.

Assim, a pessoa com dificuldade auditiva recorre aos outros sentidos para facilitar a compreensão do que está sendo dito. Frente a isso, existe uma série de agentes que viabilizam o entendimento, como expressões faciais e gestos.

Como vimos, a combinação entre o que é ouvido e o que é visto não é uma estratégia utilizada apenas por pessoas com perda auditiva. Mesmo os ouvintes realizam essa associação com a intenção de decodificar informações.

Leitura labial como agente

A fonoaudióloga Tamires Santos faz uma ressalva para a importância do reforço visual no processo de compreensão. Cada fonema está associado a uma forma não só da boca, mas até mesmo da língua e dos dentes.

Conhecendo essas particulares, o deficiente auditivo consegue diferenciar melhor os fonemas, principalmente para facilitar a diferenciação de letras, considerando que há certa dificuldade para discriminar os sons.

Em ambientes com muitos ruídos, o reforço visual é ainda mais importante. Embora seja possível ouvi-los, há dificuldade em compreendê-los. Nesse aspecto, a leitura labial é essencial para discriminar e entender a mensagem que de fato está sendo passada.

Se por algum motivo a parte visual for anulada, como acontece quando alguém utiliza máscara, resta apenas a parte auditiva. Portanto, o apoio visual é um recurso que complementa o uso do aparelho. Juntos, eles contribuem para a comunicação eficiente.

Como a A&R Aparelhos Auditivos pode ajudar

Agora que você sabe que existe uma associação de sucesso entre aparelho auditivo e leitura labial, vamos entender como é possível potencializar ainda mais os efeitos disso.

A função do sistema auditivo é captar ondas sonoras e transformá-las em impulsos elétricos, os quais são interpretados pelo cérebro. A captação e a amplificação são feitas pelas estruturas da orelha, como ossículos e cóclea. Já o processamento é feito pelo sistema nervoso.

O aparelho auditivo busca aprimorar a capacidade de captar e amplificar as ondas. Por isso, apresenta um microfone, que detecta os sons do ambiente. A partir daí, o amplificador aumenta a potência do sinal captado. Só então, por meio de um receptor, chega à cóclea, onde inicia o processamento.

Tecnologia e desempenho

Basicamente, os aparelhos auditivos funcionam da maneira como explicamos. Porém, quanto mais avançada a tecnologia utilizada na fabricação, melhor o desempenho. Exemplos disso são chips com melhores processadores, microfones mais aprimorados e maior número de canais.

Nessa perspectiva, a fonoaudióloga Tamires reforça que quanto melhor o desempenho do aparelho em trabalhar em prol da pessoa, menor será a necessidade de apoio visual. 

Voltemos então a falar sobre os ambientes ruidosos, também chamados de desafiadores. Lembra como é difícil discriminar o som que deseja ser ouvido? Quando a tecnologia do aparelho é boa, os ruídos serão abafados e a fala será realçada.

Seja com a tecnologia de ponta, seja com o reforço visual, o deficiente auditivo terá importantes aliados para ouvir com menos esforço, mesmo em ambientes desafiadores.

A&R como parceira

Pensando em oferecer o melhor para os clientes, nós, da A&R, buscamos sempre a tecnologia como aliada da reabilitação auditiva. Seja com produtos de ponta, seja com profissionais especializados, valorizamos uma melhor adaptação e qualidade de vida.

Nosso time de especialistas coloca em prática os conhecimentos e, junto com os equipamentos de qualidade, viabiliza a inserção social de pessoas com algum grau de perda auditiva.

Concluímos, enfim, que a leitura labial com aparelho auditivo representa uma estratégia essencial para a comunicação de pessoas com perda na audição. Nós recomendados que todo o processo seja acompanhado por profissionais, desde a avaliação da capacidade auditiva, passando pela melhor escolha do equipamento até a adaptação ao aparelho e aos agentes facilitadores da comunicação.

Agora, que tal conhecer mais sobre nossas soluções? Entre em contato agora mesmo e veja como a A&R pode te ajudar!

Compartilhar este Artigo